segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nº 1754 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - II REIS - (21) - 16 de Setembro de 2013

16 de Setembro de 2013

Nº 1754 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1754

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis(Estes já estão…)

Faltam apenas 830 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1754 - 2ª Página

16 de Setembro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro dos REIS





Elias ressuscitando o filho da viúva que o acolheu

SEGUNDO LIVRO DOS REIS



CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA SINCRÓNICA DE ISRAEL ATÉ AO FIM



21  -  MANASSÉS, REI DE JUDÁ
Manassés tinha doze anos quando começou a reinar, e reinou durante cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Hafsiba. Fez o mal aos olhos do Senhor, imitando as abominações dos povos que o Senhor expulsara diante dos filhos de Israel. Reconstruíu os lugares altos que seu pai Ezequias destruíra, levantou os altares de Baal, plantou um bosque sagrado semelhante ao que fizera Acab, rei de Israel, e, diante de todo o exército dos céus, prostrou-se e serviu-o, erigiu altares, no templo do Senhor, do qual o Senhor dissera: «O Meu nome residirá em Jerusalém». Levantou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios do templo do Senhor.
Fez passar pelo fogo o seu próprio filho; entregou-se à magia, à astrologia, à necromância e à adivinhação. Fez o mal diante do Senhor, provocando assim a Sua ira. Colocou também o ídolo de Astarté no templo do Senhor, templo do qual o Senhor dissera a David e a seu filho Salomão: «Neste templo e na cidade de Jerusalém, que escolhi entre todas as tribos de Israel, estabelecerei o Meu nome perpétuamente (1 Rs 8, 16). Jamais permitirei que os filhos de Israel andem errantes na terra que dei a seus pais, desde que eles observem os Meus mandamentos e a lei que lhes prescreveu Moisés, Meu servo».
Eles, porém, não obedeceram, mas foram enganados por Manassés e fizeram ainda pior que os povos que o Senhor aniquilara diante dos filhos de Israel (2 Par 33, 1-3).
O Senhor falou, pois, pela boca dos Seus servos, os profetas, dizendo: «Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, procedendo ainda pior que outrora os amorreus, e levou também Judá ao pecado da idolatria. Por isso, diz o Senhor, Deus de Israel: vou fazer cair sobre Jerusalém e Judá calamidades tais que farão retinir os ouvidos daqueles que as ouvirem.
Medirei Jerusalém com a corda com que medi Samaria, e com o nível da casa de Acab; limparei Jerusalém como um prato que se esfrega, virando-o de um lado para o outro (Is 34, 11; Lam 2, 8). Abandonarei os restos da Minha herança e entregá-los-ei nas mãos dos seus inimigos, aos quais servirão de espólio e de presa. Porque fizeram o mal diante de Mim, e não cessaram de Me irritar, desde que seus pais saíram do Egipto até ao dia de hoje». 
Além disso, Manassés derramou tanto sangue inocente que inundou Jerusalém de uma extremidade à outra, sem falar dos pecados com que fizera pecar Judá, levando-o a fazer o mal aos olhos do Senhor.
O resto da história de Manassés, seus feitos e suas acções, os pecados que cometeu, tudo isso está escrito no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. Manassés adormeceu com seus pais e sepultaram-no no jardim do seu palácio, no jardim de Oza. Seu filho Amon, sucedeu-lhe no trono (2 Par 33, 18-20).

Amon, rei de Judá - Amon tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Messalemet, filha de Harus, natural de Jeteba. Fez o mal aos olhos do Senhor, como seu pai Manassés. Seguiu todas as pisadas de seu pai e, como ele, adorou os ídolos e prostrou-se diante deles. Abandonou o Senhor, Deus de seus pais, e não andou nos caminhos do Senhor. Os servos de Amon conspiraram contra ele e mataram-no no seu palácio.
O povo, porém, matou todos os conjurados e proclamou rei, em seu lugar, a Josias, filho de Amon. O resto da história de Amon, seus feitos e suas acções, tudo isso está escrito no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. Sepultaram-no no seu túmulo, no jardim de Oza, e seu filho Josias sucedeu-lhe no trono (2 Par 33, 231-55).



*********************f*********

Textos do 2º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este texto deveria ter sido publicado em 

16 de SETEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...