quinta-feira, 25 de junho de 2020

Nº 4247 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 177) - SANTOS DE CADA DIA - 25 DE JUNHO DE 2020 - Nº 233 DO 13º ANO

CAROS AMIGOS:





As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   2   4   7

SÉRIE DE 2020 - (Nº  1 7 7)

25  DE  JUNHO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   2  3  3)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************


PRÓSPERO DA AQUITÂNIA, Santo

Nasceu em Aquitânia, região da Gália antiga, pelos fins do século IV, e recebeu educação literária e filosófica esmerada, que no tornou capaz de escrever agradavelmente tanto em verso como em prosa, e de capotar com felicidade o pensamento por vezes obscuro de Santo AGOSTINHO.

Frequentou o mosteiro de Marselha, ao que parece. O Poema dum esposo à sua mulher (se é verdadeiramente dele) dá a entender que foi casado; o que não pode negar-se é que em 415, data provável deste escrito, convidava a mulher à vida perfeita. As misérias do tempo solicitam a desprezar as riquezas e honras, e a colocar esperança única em Deus. 
Escreve: «Como hei-de eu recusar-me a sofrer, tendo a esperança de tantos bens como o Deus de bondade me prepara? Que é que poderá separar d'Ele? ... Se me prenderem num cárcere escuro, e se me lançarem cadeias, poderei, não obstante tudo, elevar-me em espírito até Deus... Não tenho medo do exílio: o mundo é a casa comum de todos os homens. Podem-me fazer suportar a fome corporal, mas pouco me importa. A palavra de Deus será o meu alimento. Não é de mim mesmo que me prometo tal força. Sois, ó Jesus, quem põe estas palavras na minha boca, e quem me concederá a graça para as seguir. De mim mesmo não me atrevo a prometer-me nada; todas as minhas esperanças estão em vós. Mandais-nos lutar: e fazeis que vençamos». 
E dirige-se à mulher nestes termos: «Tende cuidado de me reprimir, se o orgulho me elevar. Sede-me consolação nos meus sofrimentos. Demos ambos exemplo duma vida santa, verdadeiramente cristã. Cumpri comigo nos deveres que estou obrigado a cumprir convosco. Velai por aquele que tem de velar por vós. Levantai-me se eu cair. Esforçai-vos por vos levantar, quando eu vos avisar dalguma falta. Não nos contentemos com ser um só corpo, sejamos também uma só alma».



Ver mais sobre São PRÓSPERO DA AQUITÂNIA no Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga.

In Martirológio Romano

Comemoração de São PRÓSPERO DA AQUITÂNIA bem formado em filosofia e arte literária, que, depois da sua vida matrimonial íntegra e honesta, fez-se monge em Marselha, defendeu vigorosamente a doutrina de Santo AGOSTINHO contra os Pelagianos sobre a graça de Deus e sobre o dom da perseverança 4e exerceu a função de secretário do papa São LEÃO MAGNO em Roma. (463)


GUILHERME DE VERCELLI, Santo

 Natural de Vercelli, na Lombardia, Itália, São GUILHERME bem depressa perdeu os pais, muito ricos e nobres. Aos 15 anos resolveu retirar-se do mundo para se dar a vida penitente. Começou por peregrinar a Santiago de Compostela, a pé, descalço e vestido de cilício. Sempre se distinguiu pela austeridade e rigor para consigo mesmo.

(...)

Ver mais sobre a sua vida no LIVRO DOS SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O de Braga

In Martirológio Romano:

Em Goleto, perto de Nusco, na Campânia - Itália, São GUILHERME abade que, procedendo da cidade de Vercelli como peregrino e abraçando a pobreza por amor de Cristo, por sugestão de São JOÃO DE MATERA fundou o mosteiro de MonteVérgine onde reuniu outros companheiros, que formou na sua profunda doutrina espiritual; fundou ainda outros numerosos mosteiros, masculinos  e femininos, nas regiões meridionais de Itália. (1143)

PRÓSPERO, Santo

Em Réggio Emília, cidade da Emília-Romanha - Itália São PRÓSPERO bispo. (séc. V)


TIGRÍDES, Santa


 Em Maurienne, na Sabóia, hoje França, Santa TIGRÍDES virgem que neste lugar promoveu com grande fervor o culto de São JOÃO, o Precursor. (séc. VI)



MOLOC ou LUANO, Santo


Em Rosamarkie, na Escócia, São MOLOC ou LUANO bispo. (592)

EURÓSIA ou ORÓSIA, Santa

Em Jaca, na Hispânia tarraconense, hoje Espanha, Santa EURÓSIA ou ORÓSIA virgem e mártir. (714)

ADALBERTO, Santo

Em Egmond, na Frísia, hoje Holanda, Santo ADALBERTO diácono e abade, que auxiliou Santo VILIBRORDO na obra de evangelização. (séc. VIII)

SALOMÃO, Santo


Em Na Bretanha Menor hoje França, São SALOMÃO mártir que durante o tempo em que foi trei, favoreceu a instituição de sedes episcopais, protegeu os mosteiros e procedeu com justa equidade, mas deposto da realeza, os adversários cegaram-no e assassinaram-no quando esta va numa igreja. (8774)


JOÃO DE ESPANHA, Santo


Na Cartuxa de Le Repoisoir, na Sabóia, hoje França, São JOÃO DE ESPANHA mongfe que es creveu os estatutos das monjas da Ordem Cartusiana. (1160)


DOROTEIA DE MONTAU, Beata


Em Marienwerder, na Prússia, hoje Kwidzyn, na Polónia, a beata DOROTEIA DE MONTAU que depois de3 ficar viúva, passou o resto da sua vida como reclusa numa cela junto à igreja catedral, dedicando_se assiduamente à oração e penitência. (1394)

MARIA LHUILLIER, Beata

Em Laval, na França, a Beatsa MARIA LLUILLIER virgem e mártir das Hospitaleiras da Misericórdia que, durante a revolução Francesa ardentemente fiel à Igreja nos votos religiosos, morreu decapitada. (1794)

DOMINGOS HENARES e FRANCISCO DO MINH CHIEU, Santos

Em nam nFDinh, Tonquim hoje Vietame, os santos DOMINGOS HENARES bvispo fda Ordem dos Pregadores e FRANCISCO DO MINH CHIEU  mártires. O primeiro trabalhou na propagação da fé cristã durante 49 anos e o segundo colaborou valorosamente com ele como catequista, no tempo do imperador Minh Mang e ambos foram decapitados pro amor de Cristo. (1838)

»»»»»»»»»»»»»»»»



&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...