CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Nº 4 2 4 9
SÉRIE DE 2020 - (Nº 1 7 9)
27 DE JUNHO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 3 5)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
A devoção a NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO propagou-se muito desde 1870 aproximadamente, devido ao zelo da Congregação do Santíssimo Redentor. Nas igrejas e nos lares cristãos, vê-se exposta e venerada a imagem, tornada popular, da Virgem compassiva com o Filho ao colo. É o fruto das missões pregadas pelos ardorosos Padres Redentoristas.
Os filhos de Santo AFONSO MARIA DE LIGÓRIO (1696-1787) formaram uma congregação muito devota de NOSSA SENHORA. Como emblema desta devoção adotaram a imagem de NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO: mas esta era especialmente honrada também pelos eremitas de Santo AGOSTINHO. E em 1866 a VIRGEM SANTÍSSIMA confiou aos Redentoristas o tesouro duma das suas imagens miraculosas: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.
É uma pintura sobre madeira, de estilo bizantino (não antes do século XIII), de 52 centímetros de altura e 41 de largura. A Virgem mantém no braço direito o menino, amedrontado pelo arcanjo São GABRIEL que Lhe apresenta quatro pregos e uma cruz. O tema não deixa de ter alguma analogia com uma poesia de Goethe, em que um pai estreita nos braços o filho amedrontado por uma aparição misteriosa.
Esta pintura, segundo se diz, foi trazida para Roma, por um negociante de Creta. Foi colocada na Igreja de São Mateus in Merulana, em 1499, onde foi honrada até 1812. O velho santuário foi então demolido, e a Senhora gloriosa arrumada na sombra e no segredo dum oratório dos Padres Agostinhos. Em 1866, durante o generalato do reverendíssimo Mauron, os Redentoristas obtiveram de PIO IX a imagem venerável, que puseram na igreja que têm dedicada a Santo AFONSO, no esquilino, entre São JOÃO DE LATRÃO e Santa MARIA MAIOR, inúmeras são as graças obtidas por meio desta santa imagem.
A figura da santíssima Virgem é grave e melancólica. parece dizer aos que para Ela olham:
«Vede como Jesus tem medo! É por causa de vós... E eu também tenho medo pelo que vos diz respeito... De todo o vosso coração, porque não me pedis socorro? ...»
Ela não é o Auxílio dos Cristãos, como dia a Ladainha?
A nossa Mãe do Céu não deseja senão vir em nosso auxílio, em todos os tempos, em todos os lugares.
LADISLAU, Santo
LADISLAU, chamado LASZLO pelos Húngaros, ou familiarmente LANCELOTE, nasceu entre 1041 e 1045, no palácio do avô materno, rei da Polónia, onde seus p+ais se tinham refugiado, para escapar ao ódio de Pedro, sobrinho e sucessor de Santo ESTÊVÃO. Por morte de seu irmão GEYSA, sucedeu-lhe pelo ano de 1076. Os Húngaros viuraram-se para ele, que admiravam pela boa figura - ultrapassava, com a altura da cabeça, todos os seus concidadãos. Foi notável pela bondaed4e, justiça e caridade, constituindo-se o sustentáculo dos orfãois, dos ninfelizes e de tofdos os aflitois; aplicava-se ao jejum e à oração; diz-se até que foi visto um dia elebvado do chão e que salvou por milagre o seu exército desprovido de alimentos; fundou igrejas; e convidava, com mo exemplo, os súbditos ao exercício do culto divino.
(...)
Ver mais sobre a sua vida no LIVRO DOS SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O de Braga
CIRILO DE ALEXANDRIA, Santo
Foi patriarca de Alexandria - Egipto, como o tinha sido seu tio. Morreu em 444. Foi escritor fecundo e corajoso batalhador contra heresias. Não é todavia fácil achá-lo inteiramente simpático, tanto era violento, intransigente e de temperamento ditatorial. Contribuiu o melhor que pôde para perseguir os inimigos da Igreja católica, levou a que se fechassem as igrejas dos cismáticos de Alexandria e a que fossem expulsos desta cidade os Judeus; e amotinou os monges da Nítria contra Orestes, prefeito imperial , que ele detestava. A sua glória consiste em ter sido a alma do concílio de Éfeso (431), em que foi condenado NESTÓRIO, para quem o Verbo habitou na carne «como numa tenda», e não é, por consequência, homem. Os especialistas atribuem grande importância aos escritos de São CIRILO e LEÃO XIII declarou-o doutor da Igreja (1882).
In Martirológio Romano
São CIRILO bispo e doutor da Igreja que, eleito para a sede de Alexandria, no Egipto, dissertou com singular empenho em favor da integridade da fé católica no Concílio de Éfeso sobre o dogma da Única Pessoa em Cristo e a Maternidade Divina da Virgem Maria. (444)
LUÍSA TERESA DE MONTAIGNAC DE CHAUVANCE, Beata
A que havia de ser Fundadora das Oblatas do Coração de Jesus, veio ao mundo em Le-Havre-de-Grâce - França, a 14 de maio de 1820, no seio de uma nobre família.
Desde os 7 anos começa a ser educada por religiosos, primeiro em Châteauroux e a seguir em paris no colégio «des Oiseqaux», monde lhe incutem a devoção ao Sagrado Coração de jesus, característica da sua vida. Em 1830 foi para casa de uma tia, a condessa de Raffin, que tratou de dar-lhe uma educação adequada aos seu nível social, sem descurar a formação espiritual. Sentindo-se chamada à vida da perfeição, aos 17 anos e meio fez voto de virgindade.
(...)
Ver mais sobre esta Beata no Livro SANTOS DE CADA DIA da editorial A. O. de Braga
In Martirológio Romano:
Em Molins, França, a beata LUÍSA TERESA MONTAIGNAC DE CHAUVANCE virgem que fundou a Pia União das Oblatas do sagrado Coração de Jesus. (1885)
GUDENA, Santa
Em Cartago, hoje Tunísia, santa GUDENA mártir que, por ordem do procônsul Rufino, torturada 4 vezes com o suplício do cavalete e com a dilaceração das unhas, foi também atormentada muito tempo na esquálida aspereza do cárcere e finalmente morta ao fio da espada. (203)
ZOELO, Santo
Em Córdova, na Hispânia Bética, hoje Espanha, São ZOELO mártir. (303)
SANSÃO, Santo
Em Constantinopla, hoje Istambul - Turquia, São SANSÃO que foi refúgio dos pobres e, segundo a tradição, construiu um hospital por sugestão do imperador Justiniano, que ele tinha curado de uma enfermidade. (560)
JOÃO, Santo
Em Chinon, na Gália Turonense - França, São JOÃO presbitero natural da Bretanha que, ocultando-se aos olhares dos homens por amor de deus, viveu numa pequena cela - oratório junto da igreja do lugar. (séc. VI)
ARIALDO, Santo
Em Milão, Lombardia - Itália, Santo ARIALDO diácono e mártir que se opôs tenazmente aos insensatos procedimentos dos clérigos simoníacos e depravados e, por causa do seu zelo em favor da casa de Deus, foi cruelmente atormentado e morto por dois clérigos. (1066)
BENVINDO DE GÚBBIO, Santo
Em Corneto, hoje Tarquínia, perto de Bovino, na Apúlia - Itália, São BENVINDO DE GÚBBIO religioso da Ordem dos Menores que trabalhando humildemente ao serviço dos pobres, se configorou a Cristo pobre, (1232)
TOMÁS TOAN, Santo
Em Nam Dinh, cidade do Tonquim hoje Vietname, São TOMÁS TOAN mártir que sendo catequista e administrador da missão de Trung Linh, no tempo do imperador Minh Mang sofreu por Cristo inauditos e atrozes suplícios no cárcere, onde finalmente morreu de fome e sede. (1840)
MARGARIDA BAYS, Beata
Em Friburgo - Suiça, a beata MARGARIDA BAYS virgem que exercendo em família o ofício de costura, se dedicou totalmente ás múltiplas necessidades do próximo, sem descuidar nunca a vida de oração. (1879)
Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e ainda eventualmente através dos sites:
Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral,
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.