sexta-feira, 26 de junho de 2020

Nº 4248 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 178) - SANTOS DE CADA DIA - 26 DE JUNHO DE 2020 - Nº 234 DO 13º ANO

CAROS AMIGOS:





As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   2   4   8

SÉRIE DE 2020 - (Nº  1 7 8)

26  DE  JUNHO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   2  3  4)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************


JOÃO e PAULO, Santos

Segundo todos os documentos históricos e arqueológicos estudados até à data, JOÃO e PAULO assinalaram-se em meados do século IV, dede o reinado de Constantino Magno até ao de Julião Apóstata. Pode-se fixar que nasceram na primeira ou segunda dezena do século IV, por alturas de Constantino conceder a paz à Igreja, no ano de 313. Na inscrição de São DÂMASO diz-se que eram irmãos e de família ilustre. Parece inteiramente certo que militaram nas legiões de Constantino, em cujo tempo receberam o baptismo e, pelo valoroso comportamento que tiveram, foram nomeados oficiais da guarda nobre do palácio. Neste travaram amizade intima com JOVINIANO capitão das guardas imperiais e sucessor de Julião no Império.
Tudo isto nos faz suspeitar que JOÃO e PAULO passaram grande parte da sua vida no oriente e provavelmente viveram em Constantinopla até que, mortos nos filhos de Constantino Magno, subiu ao trono Julião Apóstata. Nesta altura os nossos Santos renunciaram aos cargos militares e retiraram-se para a sua cidade natal, Roma, onde possuíam casa no Monte Célio. Aí se dedicaram à prática intensa da virtude cristã, em oração e obras de caridade.


Ver mais sobre JOÃO e PAULO no Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O., de Braga.

In Martirológio Romano

Em Roma, a comemoração dos santos JOÃO e PAULO a quem está dedicada uma basílica no monte Célio, junto à ladeira de Scauro, numa propriedade do senador Pamáquio. (séc. IV)


PELÁGIO ou PAIO, Santos

Era São PELÁGIO natural da Galiza. PELÁGIO, nome muito usado naquele tempo, por corrupção degenerou nem PELAIO e PAIO. seu pai, homem rico era irmão de HERMIGIO, bispo de Tuy, nos princípios do século X.
A ocasião da sua vida a Córdova, que foi a do martírio, refere-a um sacerdote dessa cidade chamado RAGUEL. Ensoberbecido, Abderramão III, rei emir de Córdova, quis assenhorear-se das restantes províncias de Espanha, habitadas pelos cristãos. Para tal fim chamou em sue auxílio, aí por volta do ano 920, os mouros de Africa.

(...)

Ver mais sobre a sua vida no LIVRO DOS SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O de Braga

In Martirológio Romano:

Em Córdova,n a Andaluzia, Espanha, São PAIO (PELÁGIO ou PELAIO) mártir que aos treze anos, pela fé de Cristo e por conservar a castidade contra as seduções sensuais do califa dos Mouros, Abderramão III foi esquartejado com tenazes de ferro por ordem deste califa e assim consumou o seu glorioso martírio. (925)

JOSÉMARIA ESCRIVÁ DE BALAGUER, Santo

JOSEMARIA ESCRIVÁ DE BALAGUER nasceu em Barbastro, Espanha, a 9 de Janeiro de 1902. Foi ordenado sacerdote em Saragoça, a 28 de março de 1925.
No dia 2 de Outubro de 1928 fundou em Madrid o Opus Dei, como caminho de santificação para todos os fiéis, através do exercício do trabalho profissional quotidiano e do cumprimento dos deveres pessoais, familiares e sociais, sendo assim fermento de vida cristã em todos os ambientes.
A 14 de fevereiro de 1943 fundou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, unida ao Opus Dei. este foi definitivamente aprovado pela Santa Sé a 16 de Junho de 1950. A 24 de Novembro de 1982, foi erigido como Prelatura Pessoal, segundo a forma jurídica desejada pelo seu fundador.

(...)  (...)  (...)

Ver mais sobre a vida de São JOSEMARIA ESCRIVÁ DE BALAGUER  no Livro Santos de Cada dia de Editorial AO de Braga:

In Martirológio Romano

Em Roma, São JOSÉMARIA  (José Maria) ESCRIVÁ E BALAGUER presbitero, fundador da Opus Dei e da Sociedade Sacerdotal de Santa Cruz. (1975)


VIGILIO, Santo


 Em Trento, na Venécia hoje no Trentino Alto-Ádige - Itália, São VIGILIO bispo que recebendo de Santo AMBRÓSIO DE MILÃO as insignias do seu mandato e uma instrução pastoral, se empenhou com grande zelo em fortalecer no seu território a obra de evangelização e erradicar todos os vestígios de idolatria; segundo a tradição, espancado por homens cruéis e bárbaros, consumou o martírio pelo nome de Cristo. (405)



DEUSDADO, Santo

Em Nola, na Campânia - Itália, São DEUSDADO bispo que sucedeu a São PAULINO. (405)

MAXÊNCIO, Santo

No território de Poitiers, na Aquitânia - França, Sºão MAXÊNCIO abade, célebre pelas suas virtudes. (515)

DAVID, Santo

Em Tessalónica na Macedónia, hoje Grécia, São DAVID eremita que viveu quasse 80 anos recluso numa pequena cela fora dos muros da cidade. (540)

SÁLVIO e um discipulo, Santos


Em Valenciennes, na Austrásia, no território de França, os santos SÁLVIO e um seu discípulo que vieram do território de Auvergne para esta região e por ordem de Vinegardo senhor do lugar, sofreram o martírio. (séc. VIII)


RODOLFO, Santo


Em Gúbbio na Úmbria - Itália São RODOLFO bispo que se dedicou incansavelmente à pregação e distribuiu literalmente pelos pobres tudo o que havia em sua casa. (1064)


ANTELMO, Santo


Em Belley, na Sabóia - hoje França, Santo ANTELMO bispo. Quando era monge da Grande Cartuxa, reconstruiu os edificios destruídos por uma avalanche de neve; eleito prior, convocou num capítulo geral e, elevado á sede episcopal, empenhou-se com intrépida firmeza e incansável vigor em corrigir o comportamento dos clérigos e as atitudes dos nobres daquelas terras. (1177)

RAIMUNDO PETINIAUD DE JOURGNAC, Beato

Num barco ancorado ao largo de Rochefort - França o Beato RAIMUNDO PERTINIAUD DE JOURGNAC presbitero e mártir que, sendo arcediago de Limoges, durante a Revolução Francesa, por causa do sacerdócio ficou detido em condições desumanas e, consumido pela chagas e insectos venenosos, consumou o martírio. (1794)



MADALENA FONTAINE, 
FRANCISCA LANEL, TERESA FANTOU e JOANA GÉRARD, Beatas

Em Cambrai - França, as beatas MADALENA FONTAINE, FRANCISCA LANEL, TERESA FANTOU e JOANA GÉRARD virgens e mártires que eram Filhas da caridade, quando, em ódio à Igreja, durante a Revolução Francesa, foram condenadas à morte e conduzidas ao suplicio coroadas por zombaria com o Rosário. (1794)

JOSÉ MA TAISHUN, Santo

Em Qianshenzhuang, junto da cidade de Liushuitao, no Hebei - China, São JOSÉ MA TAISHUN mártir que sendo médico e catequista, embora na perseguição dos sequazes da seita «Yihetuan» os outros familiares renegassem da fé, ele preferiu dar testemunho de Cristo com o seu sangue. (1900)


JOSÉ MARIA ROBLES, santo

No território de Jalisco, arredores de Guadalajara - México, São JOSÉ MARIA ROBLES presbitero e mártir que, na perseguição contra a Igreja durante a Revolução mexicana morreu enforcado numa árvore. (1927)

ANDRÉ JACINTO LONGHIN, Beato

Em Treviso, Itália, o beato ANDRÉ JACINTO LONGHIN bispo que no tempo de guerra, socorreu com generoso vigor os prófugos e os prisioneiros e, nas condições difíceis do seu tempo, defendeu com singular solicitude os direitos dos operários, dos agricultores e de todos os desamparados da sociedade. (1936)


NICOLAU KONRAD e VLADIMIRO PRYJMA, Beatos

Na floresta de Birok, perto de Stradch, território de L'viv na Ucrânia, os beatos NICOLAU KONRAD presbitero e VLADIMIRO PRYJMA que, sob um regime hostil a Deus na sua impávida morte deram testemunho da ressurreição de Cristo. (1941)

ANDRÉ ISCAK, Beato

Em Sykhiv, território de L'viv, na Ucrânia, o Beato ANDRÉ ISCAK presbitero e mártir que na mesma perseguição foi fuzilado pela fé de Cristo. (1941)


TIAGO GHAZIR HADDAD (Khalil Haddad), Beato

Em Beirute no Líbano o Beato TIAGO HAZIR HADDAD (Khalil Haddad) presbitero da Ordem dos Frades menores Capuchinhos e fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Cruz no Líbano., (1954)



&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...