sexta-feira, 6 de maio de 2011

“FAIT DIVERS” - 6 DE MAIO DE 2011

 

Caros Amigos:

Apesar deste blogue não se destinar precisamente a noticiar outros assuntos, que não sejam relativos à Igreja e seus Santos e beatos, como tenho dito repetidamente e tem sido o meu lema desde que o iniciei, de vez em quando, tenho necessidade de aqui expressar opiniões que não têm nada a ver, a título excepcional, está bem de ver…

Por isso, mais uma vez, venho solicitar aos meus eventuais leitores e seguidores, que me deem licença para falar sobre um assunto, que embora esteja no meu pensamento, é raríssimo debruçar-me sobre ele, aqui nestas páginas, assim como  política, futebol (aliás, vem atalhe de foicedizer aqui uma coisa, que meu avô e padrinho me dizia há mais de 60 anos «NUNCA DISCUTAS POLÍTICA, FUTEBOL E RELIGIÃO, embora possas ter as tuas ideias e manifestá-las… mas nunca as discutas, pois isso evitar-te-á muitos problemas». Palavras sábias, que tenho seguido, e realmente nunca tive problemas com isso, graças a Deus.

Mas a que vem a propósito todo este exórdio, perguntar-me-ão?

Ora, porquê?…

Porque ontem, (5/5/2011), por volta das 22 horas, tive uma alegria imensa, como aliás o devem ter tido milhares e milhares de portugueses, aqui e no estrangeiro: ter visto o Futebol Clube do Porto, chegar sem mancha, à final da Taça Europa, em futebol, com uma vitória total de 7 a 3 contra o Villareal, de Espanha (com resultados parcelares de 5 – 1 e 2 – 3, nos dois jogos) e ver também o Sporting Clube de Braga a derrotar o Sport Lisboa e Benfica, por 1 – 0, depois de ter perdido na 1ª mão por 2 – 1, colocando-se também na final, que se vai realizar em Dublin – Irlanda no próximo dia 18 do corrente mês.

Primeiro porque o FCP apenas perdeu um jogo no Dragão, pela margem mínima e 1 jogo em casa do adversário (Villareal) também por uma margem mínima; os restantes jogos foram todos ganhos e alguns deles por números impensáveis (em alguns casos), nomeadamente na Rússia e também no Dragão; segundo porque teve o melhor marcador da prova com 16 golos, Falcão; terceiro porque é Campeão Nacional, com toda a justiça e neste momento a dois jogos do final, está com uma vantagem sobre o segundo (SLB), de 21 pontos… (nunca sonhada…), e onde se mantém invicto, embora tenha tido dois empates (e espero que se mantenha nos dois últimos jogos, claro…), tendo também os dois melhores marcadores (Hulk e Falcão, como não podia deixar de ser); que venceu o Benfica, por 5-0 e 2-0, respectivamente no campeonato, além de ter ganho a Supertaça no início da época, por 2-0; e , ainda por ter posto fora da Taça de Portugal, o mesmo Benfica, depois de ter perdido por 2-0 no Dragão e ir ter ganha à Luz por 3-0 (Benfica esse, que ganhou apenas e por bambúrrio da sorte, a Taça da Liga ao Paços de Ferreira, sem brilho algum). Isto no que respeita ao F. C. Porto. Porque a outra a grande alegria foi o S. C. de Braga, depois de ter sido a “equipa-sensação” da Taça Europa, ganhando a equipas como o Liverpool, equipas ucranianas, etc., embora sempre pela margem mínima, manifestou-se um GRANDE EQUIPA, sem meios técnicos ou económicos, comparativamente a todas as outras (de toda a Europa…) que ficaram de fora, com excepção apenas do Futebol Clube do Porto.

Por isto, estou muito feliz. Valha-nos são Futebol, como dizia o outro… No meio das adversidades todas com que pessoalmente tenho lutado e continuo a lutar, assim como todo o povo português, sabem bem estas alegrias (embora passageiras…) para esquecer um pouco os problemas que vêm aumentando dia a dia por sobre todos nós: veja-se estado da Nação, com quedas de Governo, eleições à porta, FMI cá dentro, pobreza e fome cada vez maior; desemprego aumentando todos os dias, idem corrupção, idem desastres, catástrofes, etc., etc., etc..

Relativamente ao futebol, agora até ao próximo dia 18, tanto os portistas como os arsenalistas, vão sonhar em ser campeões da Taça da Europa, que diga-se de passagem, ficará bem entregue a qualquer equipa, ao Futebol Clube do Porto, que foi a equipa mais realizadora ou ao Sporting Clube de Braga que foi a equipa sensação. Claro que, pessoalmente gostaria que fosse o Futebol Clube do Porto a ganhar, mas também não me incomoda de todo, que seja o Sporting Clube de Braga a ganhar, porque fundamentalmente o que me interessa acima de tudo, é que seja uma equipa portuguesa e do Norte a ganhar. VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO. VIVA O SPORTING CLUBE DE BRAGA.

De qualquer modo, o Porto já ganhou 2 taças dos Campeões, já ganhou uma Taça UEFA, já ganhou uma Taça do Mundo (de clubes): e o Sporting Clube de Braga nunca ganhou nada, portanto ficar-lhe-á muito bem ganhar esta Taça. Tenho dito. Parabéns sinceros aos vencedores.

Post de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...