domingo, 29 de maio de 2011

Nº 934–2 - 29 DE MAIO DE 2011 - A RELIGIÃO DE JESUS - 6º DOMINGO DE PÁSCOA

 
934-2
 
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De BrouwerHenao, 648009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca
 
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
 
29 de Maio – 6º DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO
 
Jo 14, 15-21
 
«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar convosco para sempre, o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não O vê nem conhece, mas que vós conheceis porque habita convosco e está em vós» «Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo já Me não verá mais, mas vós ver-Me-eis; porque Eu vivo, e vós vivereis. Nesse dia, conhecereis que estou em Meu Pai e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é que Me ama, e aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».
 
1. Jesus falou imediatamente antes do “amor de amizade”. Nisso consistiu o “encargo” que Jesus deixou a seus seguidores. Esse tipo de amor tinha que ser distinto: «Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos; em que vós tendes amor entre vós» (Jo 13, 35). Depois de dizer estas palavras, o próprio Jesus concretizou que o amor de que Ele fala é o «amor de amizade». Ora bem, o amor de amizade baseia-se na «igualdade». Quando entre dois amigos, um deles pretende situar-se acima do outro, a amizade faz-se impossível. E rompe-se. As rivalidades são a causa do fim da amizade.
 
2. O cristianismo é a religião que se baseia num facto humano; a amizade. Mas isso, por sua vez, supõe e exige algo que a sociedade não tolera: a igualdade de todos. Igualdade não é negar as diferenças. A diferença é um facto. A igualdade é um direito. Jesus pôs as bases do que agora chamamos os “Direitos Humanos”. Mas de sobra sabemos que os Direitos Humanos vêm sendo pisados constantemente, negados, perseguidos, atropelados.
 
3. Por isso Jesus fala com tanta crueza de ódios e perseguições. Uma pessoa que hoje se põe, a sério, a trabalhar e lutar pela colocação em prática dos Direitos Humanos (igualdade de mulheres e homens, igual dignidade para todos, as mesmas liberdades…), essa pessoa tem assegurado o ódio e a perseguição. A força para enfrentar este espantoso estado de coisas somente pode vir da fé no Evangelho e do seguimento de Jesus.

Compilação por
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...