Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES
29 de Outubro de 1926 - 27 de Outubro de 2005
Amanhã, dia 28 de Outubro de 2013, completam-se 8 anos sobre o falecimento do Padre ANTÓNIO INÁCIO GOMES, nascido a 29 de Outubro de 1926, tendo-se efectuado o seu funeral no dia em que completaria 79 anos.
Foi ordenado padre em 12 de Agosto de 1951. Foi professor e capelão militar, tendo cumprido a sua missão no antigo Ultramar Português. Foi nomeado, pelo Administrador Apostólico da Diocese do Porto, D. Florentino de Andrade e Silva, pastor responsável da Paróquia Experimental da Senhora do Porto, em 12/6/1964, que foi erigida canonicamente (pelo mesmo D. Florentino) em 25 de Março de 1967. Em 26/11/1967 inaugurou o pavilhão-capela do Bairro do Viso e em Agosto de 1968 iniciou-se a campanha “do tostão ao milhão” para construir a actual Igreja da Senhora do Porto. Entretanto em 11/9/69 demoliu-se a antiga capela da Senhora do Porto. Em 16/5/71 fez-se a primeira celebração na cripta da Igreja e em 2/7/77 fez-se a 1ª celebração na nave central da mesma Igreja, por D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto. Em Fevereiro de 1980 deu-se início à campanha para construção da Igreja da Comunidade do Viso iniciada em 1/8/83 com o nome de S. Paulo do Viso, e que ficou pronta em 17/3/85. Em 2001 (Agosto) celebrou-se o 50º aniversário da sua ordenação. Dois ou três anos depois começou a ter problemas de saúde, que originaram o seu internamento e o consequente falecimento em 28 de Outubro de 2005, tendo-se realizado o seu funeral precisamente no dia em que faria 79. Verifica-se pois que a sua permanência nesta paróquia foram exactamente 41 anos.
Padre Mário Salgueirinho Barbosa
18 de Junho de 1927 - 29 de Outubro de 2011
Também praticamente desde o início teve a colaboração prestimosa do Padre MÁRIO SALGUEIRINHO BARBOSA, nascido a 18 de Junho de 1927, que foi seu condiscípulo no Seminário, e foi coadjutor em várias paróquias (Ex: S. Pedro da Cova, etc.,), capelão do Hospital D. Manuel II (actual Santos Silva ou Centro Hospitalar de Gaia), colaborador na Capela das Almas, na Rua de Santa Catarina, Director e Administrador do jornal diocesano da VOZ PORTUCALENSE, onde escreveu durante alguns anos até à sua morte, uma coluna chamada Vitral, alem de vários livros de poemas e orações e textos a propósito de tudo o que lhe era dado presenciar – inclusive, durante alguns anos, todas as manhãs, teve um programa em que expunha os seus pontos de vista,- sobre vários assuntos de interesse para os católicos, principalmente. Escreveu também alguns livros (ex: Caminhos da Felicidade e Dar é Receber, etc.,). Como disse no início, prestou a sua colaboração na celebração de missas, principalmente na Comunidade de S. Paulo do Viso, durante muitos anos. Em 2010 começou a ter problemas de saúde e acabou por ser internado no Instituto de Oncologia do Porto, tendo falecido precisamente no dia 29 de Outubro de 2011.
*****************************
Pelos factos acima descritos, o nosso Pároco Dr. Manuel Correia Fernandes, entendeu convidar o Bispo Emérito de Setúbal, D. MANUEL MARTINS – que foi condiscípulo, amigo e colaborador do Padre Inácio Gomes e do Pde Mário Salgueirinho, pois todos eles provêm da “mesma cepa”, como é costume dizer-se, pelo menos no que respeita à sua frequência no Seminário e também na data em que foram ordenados – e que mantiveram uma AMIZADE muito forte durante muitos anos, – para presidir hoje dia 27/10 na celebração eucarística em memória sentida dos 8 e 2 anos, respectivamente sobre o falecimento dos referidos padres.
Assim, às 12 horas teve início a referida homenagem IN MEMORIAM dos Rev. Padres ANTÓNIO INÁCIO GOMES e MÁRIO SALGUEIRINHO BARBOSA, com a presidência do Bispo Emérito de Setúbal D. MANUEL DA SILVA MARTINS e com a presença de muitos paroquianos da Senhora do Porto e da Comunidade de S. Paulo do Viso.
D. Manuel Martins
20 de Janeiro de 1927
**********************************
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.