quinta-feira, 25 de maio de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA (115) - 25 DE MAIO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia DO BONFIM  -  SENHOR DO BONFIM


115.  Capela do Senhor Jesus da Boa Vista ou 
Capela de Montebelo



Rua de Câmara Pestana










Interior da Capela do Senhor Jesus da Boa Vista ou 
Capela de Montebelo




A Capela do Senhor Jesus da Boa Vista, edificada em 1767, em património doado pelo Reverendo Cónego da Sé do Porto, José Maria de Souza, foi reedificada no ano de 1864 e reconstruído o interior em 1979
Situada na Rua Joaquim Urbano, na Paróquia do Bonfim que, para além de venerar o seu Padroeiro, é possuidora de uma bela imagem de Nossa Senhora do Porto
É uma imagem com ligação às invasões francesas. Reza a história que foi oferecida à Capela do Senhor Jesus da Boa Vista por um funcionário municipal de nome Lourenço que a terá comprado a um soldado francês que deambulava pelas ruas da cidade, muito embriagado. 
O funcionário comprou-lha e ofereceu-a à capela perto da qual o povo tinha lutado pela sua liberdade. 
É esta a imagem que comemora a época em que a cidade da Virgem , aos títulos que possuía de Mui Nobre, sempre Leal Cidade, viu acrescentado o de Invicta.

                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...