terça-feira, 9 de maio de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (98) - 9 DE MAIO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia do AMIAL - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


98.  Igreja Paroquial do AMIAL ou
Igreja dos Capuchinhos


Rua Nova do Tronco, 504








Interior da Igreja Paroquial do AMIAL ou
Igreja dos Capuchinhos







Pertencente à Ordem dos Frades Franciscanos, a Igreja do Amial ou Igreja dos Capuchinhos foi inaugurada, em 8 de Dezembro de 1958, e é actualmente a sede da Paróquia do Amial e a maior Igreja da freguesia com capacidade para aproximadamente mil pessoas
Desde 1974, os Capuchinhos são Párocos da Paróquia do Amial e a nossa Igreja é, desde 1980, sede da mesma Paróquia, com o título de Nossa Senhora do Amial
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a Igreja tem um só espaço com altares laterais e vitrais coloridos de forma harmoniosa, separados do altar-mor por arcos. 
Sob a Igreja existe uma  cripta a funcionar com salas de catequese, espaço de convívio e cultural. A entrada, numa escadaria em granito com rampa de ambos os lados coberta em calçada portuguesa, embelezam dando graciosidade , tornando seguro o acesso das pessoas à Igreja. Com corrimão lateral , existe uma rampa de acesso a pessoad vom mobilidade reduzida.
                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...