sábado, 20 de maio de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (110) - 20 DE MAIO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia DE AZEVEDO - SÃO PEDRO


110.  Capela do Monte do Forte ou
Capela do Senhor da Pedra



Rua do Outeiro do Tine









Interior da  Capela do Monte do Forte ou
Capela do Senhor da Pedra





No Outeiro do Tine encontra-se a Capela do Senhor da Pedra ou do Senhor do Calvário do Monte do Forte
É um alto em relação ao vale de Campanhã e aqui se colocaram as tropas de Dom Miguel (1823) para atacar o Porto, resguardado pela protecção da zona do Cerco e, mais além, dos montes da Costa (Antas), Boa Vista (Bonfim) e Noêda (Estação) e, mais perto, do monte da Bela ou (Vela)
A capela é muito pequena, tendo uma imagem de Cristo na Cruz, um bloco de granito (1,38 m) que está no trono do retábulo e que deu nome à Capela: Senhor da Pedra, com festa no Domingo da Santíssima Trindade
O local, um monte cheio de vegetação, entre o alto de Azevedo e São Pedro, na margem do Douro, permite uma bela vista por todo o vale de Campanhã e Parque Oriental, sendo uma verdadeira torre de vigia da entrada do Porto.


                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...