quinta-feira, 25 de maio de 2017

Nº 3119 - MÊS DE MARIA - SÉRIA DE 2017 - (145) - SANTOS DE CADA DIA - 25 DE MAIO DE 2017 - DÉCIMO ANO DE PUBLICAÇÃO

Feliz Ano de 2017



Interior da Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso









Caros Amigos:




Foto actual do autor




Nº 3119



Série - 2017 - (nº 145)


25 de MAIO de 2017


SANTOS DE CADA DIA

10º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

===========================================

===========================================


MÊS DE MAIO MARIANO E DO ROSÁRIO


Como escreveu PAULO VI, quanto ao mês de MAIO:
MAIO é o mês em que nos templos e nas casas dos  Católicos de todo o mundo se deve rezar mais fervorosamente o Rosário e no qual todos os cristãos deverão Venerar a MARIA, Mãe de Deus.




MADALENA SOFIA BARAT, Santa



Em Paris, França, Santa MADALENA SOFIA BARAT virgem que fundou a Sociedade do Sagrado Coração de Jesus e trabalhou muito para a formação cristã das jovens. (1865)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

A Fundadora da Sociedade Religiosa de Damas do Sagrado Coração nasceu em Joigny, Borgonha, França, a 13 de Dezembro de 1779, e morreu em Paris, a 25 de maio de 1865. Foi solenemente canonizada por Pio XI, em 1925.
Filha dum trabalhador, que por suas mãos cultivava umas vinhas, seu único património, foi educada sob a direcção do irmão mais velho, LUÍS BARAT que lhe ensinou latim, grego, história, ciências naturais, matemática e línguas espanhola e italiana. Chegou a traduzir correntemente Homero, Virgílio e os escritos dos Santos Padres.
Embora não a ajudasse a constituição física, débil e enfermiça, sobrepôs-se a todas as dificuldades com indomável e activa força de vontade. Não tinha ainda cinco anos e já consagrava a Deus a virgindade, com o propósito de se fazer religiosa. Repetidas vezes mostrou o desejo de vestir o hábito de carmelita descalça. Destruídos e encerrados os claustros em França pela Revolução de 17893, os seus desejos não eram de fácui resolução. LUIS, seu irmão, foi encarcerado quando MADALENA contava 14 anos de idade. A Providência ia temperando a alma de aço da futura fundadora. Restituído à liberdade sue irmão LUÍS e ordenado sacerdote, fixou-se em Paris e para lá levou a irmã, a fim de ela continuar ali os estudos, isto quando tinha uns vinte anos.
LUÍS contraiu amizade muito íntima com um membro da extinta Companhia de Jesus. o Padre JOSÉ VARIN que sonhava em fundar um instituto religioso que se dedicasse à formação cristã da juventude feminina. O Padre VARIN tratou com  a irmã de LUIS e viu nela o instrumento providencial para a ambicionada fundação. Ele e a irmã dela fizeram-na desistir dos seus propósitos de ser carmelita.
(...)  (...)  (...)

A 21 de Maio de 1865 estando na casa de Paris, anunciou à comunidade a suia morte próxima, com  estas palavras: «Apresso-me a vir hoje, pois na quinta-feira vamos para o céu». Efectivamente, carregada de méritos e trabalhos pela glória do Sagrado Coração de Jesus, beijando o Santo Crucifixo, morreu no dia em que predissera, 25 de Maio de 1865, festa da Ascensão do Senhor.
(...)  (...)
«A Madre BARAT é a revelação da humildade». dizia um Bispo.




GREGÓRIO VII, Santo



São GREGÓRIO VII, papa que antes abraçara a vida monástica com o nome de HILDEBRANDO e foi várias vezes legado dos papas do seu tempo para a obra da reforma da Igreja;




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:


 O período que decorre do ano 1073 a 1085, em que São GREGÓRIO governou a igreja de Deus com  todo o zelo e dignidade, é o período mais notável da história eclesiástica. São doze anos de heroísmo, de lutas contínuas com que o Santo Papa conquistou a, liberdade ca igreja e salvou a sociedade da sua ruína iminente.
(...)  (...)  (...)

São GREGÓRIO reuniu vários concílios e com o conselho e aprovação deles é que procedeu. Este procedimento foi nos séculos seguintes aprovado por homens da maior autoridade, como São TOMÁS DE AQUINO, São BOAVENTURA, Santo ANTONINO, São RAIMUNDO DE PENHAFORTE e inumeráveis doutores e teólogos.
São GREGÓRIO VII morreu pronunciando estas palavras:

DILEXI JUSTITIAM ET ODIVI INIQUITATE, PROPTEREA MORIOR IN EXILIO.

o que quer dizer:

AMEI A JUSTIÇA E ODIEI A INIQUIDADE, POR ISSO MORRO NO EXÍLIO.




VICENTA MARIA LÓPEZ Y VICUÑA, Santa




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O,. de Braga:

 Foi canonizada neste dia do mês, no Ano Santo de 1975. PAULO VI ao presidir dirigindo-se de maneira especial às continuadoras da Congregação, fez da nova Santa o extenso elogio, que terminou como segue:
(...)  E um compromisso também: o da caridade social, que constitui a herança principal da vossa Fundadora. Em quase cem anos de vida, que bem soube a vossa Congregação empregar esta herança em favor da promoção das jovens, com residências, escolas profissionais, centros sociais e missionários! Dizemo-lo com jubilosa complacência, e vos, queridas Religiosas de Maria Imaculada aqui presentes e a todas as que, não tendo podido vir, dirigem neste momento o seu olhar para esta assembleia eclesial. Ânimo! E sempre avante!».



BEDA VENERÁVEL, Santo


 

São BEDA VENERÁVEL presbitero e doutor da Igreja, que passou toda a sua vida como servo de Cristo, desde os oito anos de idade, no mosteiro de Jarrow, na Nortúmbria, Inglaterra, fervorosamente dedicado à meditação e explicação da Sagrada Escritura. Além, da observância da disciplina monástica e o exercício quotidiano do canto na Igreja, as suas delícias foram sempre aprender, ensinar e escrever. (735)

Texto do Livro SANTOS DE CADA DIA, de Editorial A. O. de Braga:


Ele mesmo se apresenta assim no epílogo que pôs, três anos antes de morrer, na sua História dos Ingleses:
«Eu, BEDA, servo de Deus, nasci perto da abadia de Wearmouth, e só tinha sete anos quando fui confiado aos cuidados do abade BENTO (São BENTO BISCOP). Desde então, passei toda a minha vida no claustro, repartindo o tempo entre o estudo da Sagrada escritura, a observância regular e a celebração do ofício divino. Toda a minha felicidade estava em estudar, ensinar e escrever. Fiz-me padre aos trinta anos. Desde então até agora, que tenho 59, apliquei-me a redigir, para meu uso e para o dos meus irmãos, comentários da Sagrada escritura, uma vezes tirados da Sagrada Escritura, outras vezes tirados dos Santos Padres, e outras ainda concebido no espírito deles...»
Enumerando as suas obras, BEDA cita 45, sem contar as cartas que são, por vezes, verdadeiros tratados. Falou de tudo: da ortografia, dos autores clássicos, do trovão, do Sol, dos santos do Martirológio que ele dotou de notícias históricas, do calendário «gregoriano» que mais que ninguém ajudou a que fosse adoptado no Ocidente... As suas obras de espiritualidade, de exegese e de teologia estabelecerem a lei nos mosteiros e nas escolas da Igreja latina até à chegada da escolástica. Quanto à sua História Inglesa, vai das origens até ao ano de 731, e nenhum historiador dos primeiros séculos da Europa pode prescindir dela. É compilador e vulgarizador incomparável. Foi ele que introduziu o conhecimento dos Padres latinos na Inglaterra. Foi também o primeiro autor a servir-se do inglês, nos escritos.
Nasceu em 673 e faleceu a 26 de maio de 735. A morte foi humilde e tranquila, como fora a vida. Na véspera ainda, sentado na cama, ditava uma tradução inglesa do Evangelho de São João.
Sendo ele vivo, já os seus textos eram lidos nas igrejas. Ora era necessário anunciá-los, dar-lhes um título, um nome de autor. Para não dizerem simplesmente «de BEDA» diziam «do Venerável BEDA». Este adjectivo ainda hoje o juntamos ao seu nome.




MARIA MADALENA DE PAZZI, Santa




Santa MARIA MADALENA DE PÁZZI, virgem da Ordem das Carmelitas que em Florença, Itália, levou uma vida oculta em Cristo, consagrada à oração e abnegação, rezando assiduamente pela reforma da Igreja: recebeu de Deus muitos dons extraordinários e dirigiu sabiamente as suas irmãs no caminho da perfeição. (1607)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Santa MARIA MADALENA, da ilustre casa dos PAZZI, nasceu em Florença, Itália, no dia 2 de Abril de 1566, e foi seu nome de baptismo CATARINA. Pequenina, agarrava-se à mãe com extraordinário ardor nos dias em que esta voltava a casa, depois de ter comungado. Mas, se ela não comungara, a filha não tinha as mesmas expansões. A mãe pergunta-lhe a razão. resposta: a mãe «sabe-me» a Jesus.
Dir-se-ia que nasceu com amor ardente para com Jesus e ternura extrema para com a Santíssima Virgem. Deus favoreceu-a com o dom da oração, ainda antes de ter a idade para aprender a ler.
Passava horas inteiras neste exercício, e quando lhe perguntavam o que fazia no seu oratório, respondia: «Peço a Deus me ensine o que é mister que eu saiba para Lhe agradar».
(...) (...) (...)
Foi beatificada em 1636 e incluida no catálogo dos santos no ano de 1669.




CANIÃO, Santo




Em Atella, na Campânia, Itália, São CANIÃO bispo e mártir. (séc. III)




DIONÍSIO, Santo



Em Milão, na Ligúria, hoje na Lombardia, Itália, a comemoração de São DIONÍSIO, bispo que por causa da fé católica, foi expulso pelo imperador ariano Constâncio para a Armênia, onde morreu com o glorioso título de mártir. (361)

ZENÓBIO, Santo


Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, Itália, São ZENÓBIO bispo. (séc. IV)


LEÃO, Santo



No cenóbio de Montenay, junto a Troyes, na Gália, hoje França, São LEÃO abade. (séc. VII)

ALDELMOSanto



Na Inglaterra, Santo ALDELMO bispo, homem célebre pela sua doutrina e seus escritos que, depois de ter sido abade do mosteiro de Malmesbury, foi ordenado primeiro bispo de Sherborne, entre os Saxões ocidentais. (709)

GENÁDIOSanto


Em Peñalba de Santiago, Astorga, Espanha, São GENÁDIO que primeiro foi  abade e depois bispo desta sede; era conselheiro real, mas, movido pela nostalgia do claustro, renunciou à dignidade episcopal e passou o resto da sua vida como monge e, por vezes, eremita. (925)


GERARDO MECÁTTIBeato


Em Villamagna, Florença, Etrúria, hoje Toscana, Itália a comemoração do Beato GERARDO MECÁTTI que, seguindo com entusiasmo os passos de São FRANCISCO distribuiu os seus bens pelos pobres e, retirando-se para a solidão, por amor de Cristo se dedicou a acolher os peregrinos e socorrer os enfermos. (1245)


GÉRIO, Santo


Em Montesanto, no Piceno, hoje nas Marcas, Itália, o passamento de São GÉRIO que, depois de ter sido conde Lanel, abraçou a vida eremita e morreu durante uma santa peregrinação. (1270)



TIAGO FILIPE BERTÓNI (André)  Santos


Em Faenza, na Flamínia hoje na Emília-Romanha, Itália, o Beato TIAGO FILIPE BERTÓNI (André) presbitero da Ordem dos Servos de Maria, insigne pelo dom das lágrimas e profunda humildade. (1483)

PEDRO DOAN VAN VAN, Santo

 

No Tonquim, hoje Vietname, São PEDRO DOAN VAN VAN mártir, que, sendo catequista e administrador da paróquia de Bau Nô, já octogenário, confirmou a constância da sua fé, derramando o seu sangue no tempo do imperador Tu Duc. (1857) 



DIONÍSIO SEBUGGWAWO, Santo

 


Em Munyongo, Uganda, São  DIONÍSIO SEBUGGWAWO, mártir que, aos 16 anos de idade, afirmando ao rei Mwanga durante um interrogatório que ensinara a dois pajens da corte os rudimentos da religião cristã, foi degolado pelo próprio rei. (1886)

CRISTOVÃO MAGALLANES e AGOSTINHO CALOCA, Santos

    


Em Catatlan, Guadalajara, México, os santos CRISTOVÃO MAGLLANES e AGOSTINHO CALOCA, presbiteros e mártires que durante a perseguiição mexicana, confiando firmemente em Cristo Rei, alcançaram a coroa do martírio . (1927)


NICOLAU CEHELSKYJ, Beato





No Campo prisional de Javas, Moldávia, o Beato NICOLAU CEHELSKYJ presbitero e mártir que, sob um regime perseguidor da religião, venceu com a fortaleza da fé os tormentos do martírio. (1951)



... E AINDA  ...


ANTÓNIO CAIXAL, Santo


Maestro in teologia ed arti, Sant’Antonio Caixal, vene eletto XV° Maestro Generale dell’Ordine Mercedario nel settembre 1405. Strenuo difensore dell’unità della Chiesa, i Re aragonesi trovarono in lui un rappresentante di categoriae come ambasciatore, partecipò ai concili di Perpignano (Francia), e Costanza in Svizzera, lottò con efficacia ed impegno per superare lo scisma d’Occidente. Lì fu nominato vescovo di Lyon che però rinunciò fino a che non fosse raggiunta l’unione della Chiesa. Famoso per i miracoli e degno di ricordo eterno morì santamente a Costanza il 25 maggio 1417 lasciando l’Ordine fortificato sia nella vita interna che nella redenzione degli schiavi



BARTOLOMEU MAGI DE ANGHIARIBeato


Commemorato nel necrologio Francescano nel giorno 25 maggio: “Prope Empolim, in Tuscia, B. Bartholomaei Magi, ab Anglario, Confessoris qui castitate, humilitate et patientia exornatus, vitam prope angelicam duxit”, il culto al Beato Bartolomeo Magi da Anghiari, oltre che all’interno dell’ordine francescano, fu costante nei secoli anche nella devozione della Parrocchia di Anghiari: anzi la Chiesa di Santa Croce, con l’annesso Convento, rimane monumento in onore allo stesso Beato. Egli con i suoi santi consigli organizzò la costruzione di questa Chiesa, che secondo la sua intenzione, doveva ricordare il passaggio di San Francesco stigmatizzato in Anghiari, avvenuto nel 1224, quando passò vicino al Castello e vi innalzo una Croce

JOÃO DE GRANADASanto


Figlio di Ozmin Aben Adriz e nipote del Re di Granada Ismael, entrambi saraceni convertiti alla fede cattolica, San Giovanni da Granada, fece gli studi a Salamanca e vestì l’abito dell’Ordine della Mercede nel convento di Valladolid. Per 13 anni fu commendatore del convento di Cordova, durante i quali costruì la nuova chiesa e nel 1407 fu eletto provinciale di Castiglia. Assieme al confratello San Pietro Malasanch fece due redenzioni in Africa nel 1415 e nel 1427, dal ritorno di quest’ultima furono ambedue catturati dai mori. Dopo vari maltrattamenti vennero assassinati a Granada, San Giovanni meritò la corona dei martiri nell’anno 1428

ISIDORO NGEI KO LAT, Beato
E' stato beatificato sabato 24 maggio 2014 nella cattedrale di Aversa Padre Mario Vergara, portando con sé sull’altare il giovane catechista che insieme a lui è stato ucciso e che diventerà in tal maniera il primo beato della Birmania: si conclude così per padre Mario Vergara un processo di beatificazione durato poco più di 10 anni ed in cui, negli ultimi cinque, è stato affiancato ad Isidoro Ngei Ko Lat. Mario nasce a Frattamaggiore, in una nidiata di nove figli, nel 1910 e, invece di inserirsi nel canapificio di famiglia, entra in seminario a 11 anni, con il suo stile di vita molto “aperto”, l’aria sbarazzina e il suo “carattere ribelle”: insomma, sono davvero pochi a scommettere sul buon esito della vocazione di questo “tipo curioso”. Anche la sua salute si mette di traverso e un giorno arriva agli estremi, per un’appendicite degenerata in peritonite, che non lo fa morire, ma lo lascia con il fisico indebolito


MÁRIO VERGARA, Beato




Giovane missionario, gloria del suo Istituto Religioso e della sua terra Campana. Mario Vergara nacque a Frattamaggiore (Napoli) il 18 novembre 1910, ultimo dei nove figli di Gennaro Vergara e Antonietta Guerra e due giorni dopo venne battezzato nella parrocchia arcipretale di S. Sossio (Diocesi di Aversa).
Una volta terminate le Scuole Elementari nel 1921, vincendo l’opposizione del padre, entrò nel Seminario di Aversa, ma spinto dal desiderio di amare Dio nei fratelli lontani e non credenti, a 19 anni nel 1929 entrò nel Pontificio Istituto Missioni Estere (PIME), fondato dal venerabile mons. Angelo Ramazzotti (1800-1861), vescovo di Pavia e patriarca di Venezia, che ha dato alla Chiesa tanti santi sacerdoti missionari, fra i quali il beato Paolo Manna (1872-1952)

PIETRO MALASANCH, Santo


Di nobile famiglia catalana, San Pietro Malasanch, nacque a Lerida (Spagna); all’età di 18 anni, dopo aver assistito ad una predica, prese la decisione di entrare nell’Ordine Mercedario. Cominciò così una vita in povertà e santità che tutti i religiosi ne ammiravano il fervore.
Nominato redentore compì due redenzioni in Africa con il confratello San Giovanni da Granada negli anni 1415 e 1427, ma dal ritorno dell’ultima, appena arrivati a Granada vennero arrestati dai mori. Subirono diversi maltrattamenti ed infine ricevettero il martirio, San Pietro Malasanch raggiunse la gloria celeste trafitto da frecce nel 1428
SIENZO DE BIEDA, Santo



Di Lui si sa poco. Era un eremita, vissuto nel V secolo. E’ il secondo patrono e protettore di Blera (in provincia di Viterbo) dopo San Vivenzio. Un percorso naturalistico nei pressi di Blera, molto interessante anche dal punto di vista storico-archeologico, passa anche davanti all’eremo del Santo. Camminando lungo il sentiero infatti, dopo il ponte del diavolo (II secolo a.C.) si riprende l’antica via Clodia e si sale alla fontana di San Sensia e alla grotta omonima che, secondo la tradizione, il Santo eremita abitò nel V secolo d.C. Blera, che fu al centro dell’attività evangelizzatrice di San Sensia, è una cittadina molto legata alla cristianità; fu infatti la prima diocesi della Tuscia Romana, con 16 vescovi tra il 457 al 1093, primo dei quali San Vivenzio, principale patrono e protettore della cittadina. Blera diede i natali anche a due Pontefici: Sabiniano I (604-606) e Pasquale II (1099-1118). A San Sensia era dedicata l’attuale chiesa di San Nicola in Blera. Un’immagine del Santo si trova all’interno della chiesa Collegiata di Blera. Nella prima cappella della navata destra infatti, dedicata al SS. Sacramento, troviamo un grande stendardo in tela raffigurante un ostensorio sotto il quale pregano San Sensia e San Vivenzio e la Madonna Assunta in Cielo




miscelania 003

»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto





Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las





MÊS DE MAIO MARIANO E DO ROSÁRIO


Por ser este mês de Maio

o Mês MARIANO

Vou aqui publicar todos os dias (até ao dia 31)

esta imagem.


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...