In: Boletim da Agência Ecclesia – 29-Abril-2010
«Ovo» de Siza Vieira para impressionar o Papa
Peça de ourivesaria desenhada pelo arquitecto portuense e executada por Manuel Alcino vai ser oferecida a Bento XVI no dia 12 de Maio
Lusa
Um «ovo» de prata desenhado por Siza Vieira é o presente que vão oferecer a Bento XVI os representantes do mundo da Cultura que com ele se vão encontrar a 12 de Maio, em Lisboa.
A peça de ourivesaria foi apresentada esta Sexta-feira aos jornalistas, a quem Siza confessou ter ficado “aflito” quando recebeu o convite.
“Primeiro veio a ideia de uma pomba, porque é hábito dar à pomba uma simbologia com múltiplos significados”, referiu. Depois, veio a ideia de criar uma “caixa” com a forma de um ovo.
Em declarações à ECCLESIA, o arquitecto português admitiu ter-se inspirado a “referências que todos temos no espírito”.
Siza Vieira trabalhou com “plena liberdade de escolha” e não levou “muito tempo” a definir aquilo que queria fazer.
“Foi um trabalho tranquilo e não foi feito no meio de obstruções, crises ou polémicas”, assegura, revelando que não poderá estar presente no dia em que a peça vai ser entregue ao Papa.
D. Carlos Azevedo, coordenador-geral da visita de Bento XVI a Portugal, confessou-se “muito impressionado” com o resultado do trabalho, no qual vislumbra a “energia da simplicidade”.
Assinada pelo arquitecto Siza Vieira, a peça foi executada pelo ourives Manuel Alcino.
Trata-se de um trabalho em prata e porcelana não vidrada (biscuit), que representa a inspiração e o Espírito Santo.
Aludindo à forma de ovo, com uma dimensão de “renascimento”, o coordenador-geral da visita de Bento XVI disse ser essencial encontrar “algo que ajude a ir à essência das coisas”, ajudando a encontrar um “renascimento espiritual”.
D. Carlos Azevedo destacou ainda o “alcance” da personalidade escolhida para desenhar este presente para o Papa.
A peça será entregue por D. Manuel Clemente, presidente da Comissão episcopal responsável pela área da cultura, no encontro que irá decorrer no Centro Cultural de Belém.
Sobre os preparativos gerais da visita, D. Carlos Azevedo assegurou que está tudo a “correr muito bem” e a ser tratado “atempadamente”.
“Tudo está a postos para receber de modo belo, feliz e festivo o Santo Padre”, concluiu, recusando comparações do actual Papa com João Paulo II.
Internacional | Agência Ecclesia | 2010-04-30 | 15:47:26 | 2701 Caracteres | Bento XVI - Portugal
***************************************************************
«Sapo» abre canal vídeo dedicado à visita de Bento XVI
O “Sapo”, um dos mais importantes portais da Internet em Portugal, abriu um espaço para reportagens e eventos em vídeo relacionados com a vista de Bento XVI.
Nos próximos quinze dias estão escalonados três jornalistas para acompanhar os acontecimentos relacionados com a viagem do Papa.
Nacional | bentoxviportugal.pt | 2010-04-29 | 11:45:48 | 423 Caracteres | Bento XVI – Portugal
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Porta-voz do Vaticano apresenta viagem a Portugal
O director da sala de imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, promove um encontro com jornalistas no próximo dia 4 de Maio, para apresentar o programa da viagem do Papa a Portugal.
O briefing tem lugar às 11h30 (hora local, menos uma em Lisboa).
A visita de Bento XVI a Portugal decorre de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Nacional | Agência Ecclesia | 2010-04-29 | 10:27:38 | 402 Caracteres | Bento XVI – Portugal
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens inscritos na missa do Terreiro do Paço
Programa de acompanhamento começa com uma concentração ao fundo Parque Eduardo VII
Mais de 10 500 crianças, adolescentes e jovens estão inscritas nas iniciativas que a Pastoral Juvenil de Lisboa organiza para acompanhar Bento XVI na sua estada na capital e na deslocação a Fátima.
Com o prazo de inscrição alargado até 2 de Maio, até Quarta-feira estavam registados no site «Eu Acredito» 3395 jovens, a que se juntam cerca de 2200 inscritos através do Secretariado Diocesano de Ensino Religioso (SDER) do Patriarcado.
As inscrições de crianças das Catequeses e das Escolas Católicas ultrapassam as 5000, segundo fonte da organização.
O programa de acompanhamento de crianças, jovens e adolescentes começa às 14h30 de 11 de Maio, com uma concentração ao fundo Parque Eduardo VII.
É nesse espaço que vai ser distribuída uma t-shirt aos participantes inscritos e onde serão dadas as indicações para a marcha até ao Terreiro do Paço (Praça do Comércio), que ocorre entre as 15h30 e as 16h30.
No fim na missa, que começa às 18h15, os jovens iniciam o trajecto até à Nunciatura Apostólica, de onde vão dar a “Boa Noite ao Papa” entre as 21h20 e as 22h15, na esperança de que Bento XVI dirija algumas palavras a partir da janela da embaixada do Vaticano.
No dia 12, às 7h00, os participantes partem de autocarro para Mira d’Aire, e a partir das 10h00 iniciam a peregrinação a pé para Fátima, em conjunto com jovens de outras dioceses do país.
O programa termina a 13 de Maio com a missa presidida por Bento XVI no Santuário, com o regresso a Lisboa marcado para as 14h00.
O site “Eu Acredito” possibilita aos jovens de todo o país e do estrangeiro a inscrição em todas as actividades ou em parte delas.
Nacional | bentoxviportugal.pt | 2010-04-29 | 10:22:13 | 2110 Caracteres | Bento XVI – Portugal
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
CADC reflecte sobre o pensamento político de Bento XVI
O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC), associação de defesa do humanismo cristão, inserida na vida académica de Coimbra e na vida cultural e social do País, leva a efeito duas iniciativas, no âmbito da visita do Papa Bento XVI a Portugal.
Dia 29 de Abril, pelas 21h15, no Auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, será apresentado “O Sentido do Papado Hoje”, filme biográfico de Bento XVI seguido de conferência por José Carlos Miranda, da Faculdade de Teologia de Braga.
No dia 30, pelas 21h15, na Livraria Almedina (Estádio), terá lugar um debate sobre “O Pensamento Político de Bento XVI”, com a participação de Filipe Nunes Vicente, João Relvão Caetano e João Paulo Barbosa de Melo.
Nacional | Diocese de Coimbra | 2010-04-29 | 09:06:10 | 921 Caracteres | Bento XVI – Portugal
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Livro «As razões de Bento XVI», de Aura Miguel, é lançado hoje
«As razões de Bento XVI», o mais recente livro de Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença, é lançado no dia 29 de Abril na Feira do Livro de Lisboa, estando a apresentação a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa.
A obra da jornalista, a única vaticanista (jornalista com acreditação permanente junto da Santa Sé) portuguesa, pretende dar a conhecer e a compreender a figura, o pensamento e a acção do cardeal Joseph Ratzinger, o homem que há cinco anos está à frente da Igreja Católica.
Licenciada em Direito, pela Universidade Católica, Aura Miguel tem uma pós-graduação em Ciências da Informação, pela mesma universidade.
Jornalista desde 1982, colaborou nos jornais A Tarde e Semanário. Actualmente, e desde 1985, é editora de assuntos religiosos na Rádio Renascença.
Com acreditação permanente junto da Santa Sé, tem acompanhado as actividades do Papa e do Vaticano. Habitualmente integra a comitiva de jornalistas que viaja a bordo do avião papal – é a única jornalista portuguesa a ter este privilégio.
A sua agenda inclui 51 viagens apostólicas ao lado de João Paulo II e todas as viagens fora de Itália que o Papa Bento XVI realizou desde que foi eleito. Em 2002, ainda durante o pontificado de João Paulo II, foi escolhida entre os 14 jornalistas convidados pelo Santo Padre para escrever uma das 14 estações da Via Sacra de Sexta-Feira Santa, presidida pelo Papa no Coliseu de Roma.
Nacional | bentoxviportugal.pt | 2010-04-29 | 09:04:31 | 1950 Caracteres | Bento XVI – Portugal
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
A actualidade do ensino social de Bento XVI
A Comissão Justiça e Paz da Diocese de Leiria-Fátima promove uma conferência sobre «A actualidade do ensino social de Bento XVI - Encíclica Caridade na Verdade» que terá como orador João César das Neves.
Decorre no auditório do Seminário diocesano de Leiria, dia 29 de Abril, e pretende dar um contributo para a preparação da próxima visita a Portugal de Papa Bento XVI.
Num mundo globalizado e ainda a viver as consequências de uma grave crise financeira e económica, a encíclica «Caritas in Veritate», revela uma preocupação com o desenvolvimento, que chama todos à responsabilidade, que apela à acção da sociedade civil, que defende uma nova ordem política e económica internacional e a necessidade do estabelecimento de uma ordem mundial supervisora da globalização e geradora de maior justiça. Bento XVI diz que o mercado não é "puro", alerta contra "desregulamentação laboral” e pede uma "planificação global do desenvolvimento".
Nesta encíclica Bento XVI reclama, como já o vinha fazendo a Igreja desde João XXIII, uma autoridade mundial que ajude a sanear as economias atingidas pela crise, defende a existência de uma autoridade mundial que seja eficaz no "governo da economia". O Papa fala mesmo da "urgência de uma reforma" quer da ONU "quer da arquitectura económica e financeira internacional", bem como de “atribuir também às nações mais pobres uma voz eficaz nas decisões comuns”.
Nacional | Agência Ecclesia | 2010-04-29 | 09:01:16 | 1787 Caracteres | Bento XVI - Portugal, Diocese de Leiria-Fátima
Recolha e transcrição através do boletim da Agência Ecclesia, de 29 de Abril de 2010, por António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.