segunda-feira, 12 de abril de 2010

VISITA PASCAL - 11 DE ABRIL DE 2010

2ª edição - Pelo facto de ter saído truncada a anterior. AF.







VISITA PASCAL EM DOMINGO DE PASCOELA







NA COMUNIDADE DE S. PAULO DO VISO

 


Hoje, Domingo de Pascoela (11 de Abril de 2010) voltou a levar-se a efeito na Comunidade de S. Paulo do Viso, sob a forma de Visita Pascal, em algumas das ruas do Bairro do Viso (paróquia da Senhora do Porto) o anterior “Compasso” que se faz ainda hoje em muitas freguesias e aldeias do nosso Portugal e que se fez pela última vez neste local, há já muitos anos, precisamente há cerca de 37 ou 38 anos, por coincidência, no primeiro ano em que eu vim viver para este aglomerado habitacional em 1971, salvo erro ou omissão.







Havia várias cruzes percorrendo todas as casas dos paroquianos que o desejassem, e que nessa altura, já eram bastantes, e que espalhavam nas ruas e à entrada das casas e pelas escadarias dos blocos residenciais, ramos verdes e arbustos, folhas de palmeira, etc. para receberem a Cruz que era beijada por todos e também a bênção do padre ou diácono que a acompanhava e por sua vez entregavam as suas dádivas para a Igreja.







Por vários motivos, tal prática foi caindo em desuso em muitos locais e o saudoso Pároco da Senhora do Porto Padre António Inácio Gomes decidiu a partir dessa altura acabar com essa tradição, pois além de se registarem alguns abusos por parte de algumas pessoas (poucas felizmente) que achavam que convinha à Paróquia (ou ao Pároco) fazer o “Compasso” porque o que «interessava era arranjar dinheiro para encher os bolsos a alguém» à custa dos “papalvos” que faziam as suas ofertas, - como ia dizendo, - o Pároco um pouco desgostoso com isso, decidiu acabar com o “compasso”.







No entanto o actual Pároco Dr. Manuel Correia Fernandes, já na altura em que tomou posse, manifestou interesse em que se voltasse a efectuar o “compasso” - fosse na anterior fórmula ou como Visita Pascal - percorrendo as ruas da Paróquia. Assim já há dois ou três anos, começou a experiência, primeiro nas imediações da Igreja Paroquial, depois estendendo a área a outros locais, como Bairro de Santa Luzia, Bairro da Prelada e Bairro do Viso. Este ano, no Domingo de Páscoa, resolveu-se que fosse feita a Visita Pascal percorrendo as ruas do Bairro de Santa Luzia e hoje, Domingo de Pascoela, as ruas do Bairro da Comunidade de S. Paulo do Viso.







No nosso caso, após a missa das 10 horas, cerca das 11, foi feito o percurso de muitas das ruas do Bairro, efectuando-se uma pequena celebração junto da entrada Sul do Bairro, próximo das instalações do Ministério da Economia ali existentes, na qual após a Invocação feita pelo Pároco, seguida de um cântico pelo Grupo Coral Juvenil, foram efectuadas as leituras (primeira: Actos dos Apóstolos – 10, 40-43; segunda Ef. 2, 4-6; terceira Hebr. 10, 12-14; e quarta Rom. 6, 8-11) por 4 leitores, que foram intercaladas com cânticos de Aleluia e concluidas com Preces recitadas pelo Pároco e respondidas pelo povo presente com a invocação CRISTO RESSUCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO, e com o PAI NOSSO rezado e cantado e ainda com o Cântico SOMENTE TU.







Pouco depois das 12 horas e 30 a Cruz deu entrada na Igreja da Comunidade, acompanhada por muita gente que tinha assistido à referida Missa das 10 horas e que percorreu todas as ruas do Bairro, terminando a Visita Pascal deste ano. Para o ano, se Deus quiser, prosseguir-se-á com esta tradição, possivelmente melhorada e com mais gente a receber a beijar a Cruz do Senhor Jesus Cristo Ressuscitado.







Anexo algumas fotos que recolhi do evento para o documentarem devidamente.













Compilação do texto e fotos de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...