quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nº 1652 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL 1º LIVRO - CAP 1 - 16 de Maio de 2013




16 de Maio de 2013
Nº 1652 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1652
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)
Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1652 - 2ª Página
16 de Maio de 2013
ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro de SAMUEL

INTRODUÇÃO


Os livros de SAMUEL, a que  Vulgata chama, com mais propriedade, I e II dos Reis, constituem um todo e só pelas versões foram divididos em dois livros, tendo depois esta divisão passado ao texto hebraico.

Não se sabe quem os escreveu, mas a sua composição pode  atribuir-se à época de Salomão ou ao período subsequente, antes do exílio da Babilónia.
O fim que o autor teve em vista parece ser o de mostrar como a felicidade do rei e do reino está dependente da sua fidelidade à vontade de Deus.

O primeiro livro de SAMUEL divide-se em três partes:


PRIMEIRA PARTE : - Os últimos juízes de Israel (1-7); Elcana e a sua família no santuário do Silo (1, 1-19); O menino Samuel (1, 20-2, 10); Os filhos de Heli (2, 11-36); Samuel, profeta do Senhor (3); Guerra dos filisteus (4); A arca de Deus em poder dois filisteus (5); Regresso da arca a Israel (6); Samuel, juiz do povo.

SEGUNDA PARTE : - Instituição da monarquia (8-15); O povo pede um rei (8); Origens de Saul (9); Saul, rei de Israel (10); Primeira façanha do rei (11); Demissão de Samuel do cargo de juiz (12); Guerra contra os filisteus (13); Façanha de Jónatas (14); Guerra de Saul contra Amalec (15).
TERCEIRA PARTE : - Saul e David (16-31); David é ungido rei (16, 1-13); David, músico de Saul (16, 14-23); David, vencedor de Golias (17); Amizade de David e de Jónatas e inveja de Saul contra David (18); Princípio da perseguição de Saul contra David (19); Aliança de Jónatas com David (20); David, fugido na terra de Israel (21-26); David, fugitivo entre os filisteus (27-29); David, vitorioso dos amalecitas (30) Morte de Saul em batalha (31).


ANA


1  -  Havia em Ramataim um homem de Suf, nas montanhas de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroam, filho de Eliu, filho de Tolu, filho de Suf, o eframita. Tinha duas mulheres (Dt 21, 15-17), uma chamada Ana e outra Fenena. Esta tinha filhos; Ana, porém, não os tinha. Todos os anos este homem subia da sua cidade a Silo para adorar o Senhor dos exércitos e oferecer-Lhe um sacrifício (Ex 34, 23; Dt, 16, 16). Ali se encontravam os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, sacerdotes do Senhor. Cada vez que Elcana oferecia um sacrifício,  dava porções à sua mulher Fenena, bem como aos seus filhos e filhas. Mas dava uma porção dupla a Ana porque a amava, embora o Senhor a tivesse tornado estéril. Além disso, sua rival afligia-a duramente, humilhando-a por o Senhor a ter feito estéril (Gn 16, 4). Isto se repetia cada ano quando Ana subia ao templo do Senhor; Fenena zombava dela. Ana chorava e não comia. Seu marido dizia-lhe: «Ana, porque choras? Porque não comes? Porque estás triste ? Não valho para ti tanto como dez filhosAna levantou-se, depois de ter comido e bebido em Silo. O sacerdote Heli estava sentado numa cadeira, à entrada do templo do Senhor. Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosas lágrimas. E fez um voto dizendo: «Senhor dos exércitos, se Vos dignardes olhar para a aflição da Vossa serva, e Vos lembrardes de mim: se não Vos esquecerdes  da Vossa escrava (Lc 1, 48) e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias da sua vida, e a navalha não passará sobre a sua cabeça». Repetindo, muitas vezes, a sua oração diante do Senhor, Heli observava o movimento dos seus lábios, sem se lhe ouvir palavra alguma,  Heli, julgando-a ébria disse-lhe: «Até quando durará a tua embriaguez? Vai-te e deixa digerir o vinho de que estás cheia». Ana respondeu: «Não é assim, meu senhor: a verdade é que eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem álcool  mas estava derramando o meu coração na presença do Senhor. Não tomes a tua escrava por alguma das filhas de Belial, porque só a grandeza da minha dor e da minha aflição é que me fez falar até agora».
Heli respondeu: «Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda o que Lhe pedes». Respondeu-lhe Ana: «Encontre a tua serva graça aos teus olhos». A mulher foi-se embora, comeu, e no seu rosto jamais houve tristeza. No dia seguinte pela manhã, prostraram-se diante do Senhor, e voltaram para sua casa em Ramá.


Nascimento de Samuel - Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. Ana concebeu, e, passado o seu tempo, deu à luz um filho, a qual pôs o nome de Samuel; «porque, dizia, eu o pedi ao Senhor».

Elcana, seu marido, foi com toda a sua casa para oferecer ao Senhor o sacrifício anual  e cumprir o seu voto. Ana, porém, não foi, e disse ao seu marido: «Só irei quando o menino estiver desmamado; então, o levarei para o apresentar ao Senhor, e lá ficará para sempre». Disse-lhe Elcana, seu marido: «Faze como achares melhor, e fica até que  tenhas desmamado e que o Senhor Se digne cumprir  Sua palavra». Ela ficou, pois, em casa e aleitou o seu filho até que o desmamou.  Após tê-lo desmamado, tomou-o consigo e levando também um novilho de três anos, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito pequenino. Imolaram o touro e apresentaram o menino a Heli. Ana disse-lhe: «Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. Eis o menino por quem orei: O Senhor ouviu a minha súplica. Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a Ele sirva em todos os dias da sua vida». E adoraram o Senhor. Enquanto rezava, Ana prorrompeu neste cântico:

******************************

Este é o 2º (ou melhor, são, os 3º e o 4º Capítulos) do  texto 

 do Livro “RUTE” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
16 de MAIO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...