sábado, 1 de julho de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (151) - 1 DE JULHO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia NOSSA SENHORA DO CALVÁRIO


151.  Capela de Nossa Senhora do Calvário

Rua do Cerco do Porto






Interior da



Capela de Nossa Senhora do Calvário






A vinda de milhares de pessoas para bairros sociais na década de sessenta fez com que se iniciasse um trabalho de apoio social e religioso, com missa no átrio da Escola pelo bispo Dom Florentino de Andrade e Silva, a 15 de Agosto de 1964
Um grupo de seminaristas teólogos e o Padre João desenvolveram um trabalho pelas ruas e casas de que nasceu a Paróquia e a Obra Diocesana de Promoção Social. 
Na rua do Cerco do Porto, construiu-se a Capela de Nossa Senhora do Calvário, com alpendre protector e capacidade de servir como salão de reuniões ou Capela de culto. 
A obra do arquitecto Paixão, da Câmara Municipal do Porto, inaugurada em 1 de Novembro de 1966, caracteriza-se por ser térrea, com bom espaço envolvente, simples, polivalente, com armação e forro em madeira, e cheia de luz na zona do Altar. Colocada numa área de 2625 metros quadrados, esta Capela é simbolo de uma Igreja que se coloca no meio das casas, quase tenda de abrigo no caminho das pessoas.

                         




Do Livro O PORTO E AS IGREJAS



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...