domingo, 2 de julho de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (152) - 2 DE JULHO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.

Última Nota:  

Hoje 2 de Julho de 2017 e ao fim de 152 dias (iniciados em 1 de Fevereiro) consegui terminar a transcrição dos textos e fotos (estas nem sempre bem conseguidas por mim próprio, pois tratam-se de digitalizações efectuadas através da minha máquina fotográfica, que infelizmente não têm qualidade) - do livro "O Porto e as Igrejas" editado pela Câmara Municipal do Porto, no ano de 2016. 
Agradeço a todos aqueles que tiveram a paciência de me lerem.
ANTÓNIO FONSECA



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia NOSSA SENHORA DO CALVÁRIO


152.  Capela de Nossa Senhora da Paz
Rua da Beata Dona Mafalda (Bairro de São Roque da Lameira)







Interior da



Capela de Nossa Senhora da Paz






Um espaço de apoio à limpeza e jardins do bairro de São Roque da Lameira, na Rua da Beata Dona Mafalda, junto a Contumil , foi adaptado a Capela, sendo designada de Nossa Senhora da Paz
É um pequeno salão térreo, colocado num pequeno jardim. 
Capela foi inaugurada em 7 de Março de 1965, no dia em que entrou em vigor a reforma litúrgica do Vaticano II, de Paulo VI, que, entre outras coisas, pôs o celebrante da Missa voltado para o povo e falando na própria língua, o português. 
Em tempos de guerra colonial, em que as mães andavam sempre com o coração nas mãos, foi escolhida esta designação para a imagem da capela. 
De madeira, ela apresenta uma jovem de rosto bondoso e sereno, apelando à confiança e tranquilidade. 
Foi a primeira imagem da Paróquia e, com a Paz, completa o significado da Senhora do Calvário.

                         




Do Livro O PORTO E AS IGREJAS



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...