terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Nº 3 7 2 6 - SÉRIE DE 2019 (022) - SANTOS DE CADA DIA - 22 DE JANEIRO DE 2019 - Nº 76 DO 12º ANO

Caros Amigos



Desejo que este Ano de 2019 traga tudo de Bom para toda a Humanidade.
As minhas melhores Saudações de
Amizade e Gratidão
para todos os leitores e/ou simples Visitantes que queiram passar os olhos por este Blogue

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Nº  3 7 2 6



Série - 2019 - (nº 0  2  2)


22 de JANEIRO de 2019


SANTOS DE CADA DIA

Nº  7 6

12º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Recordar
os Santos e Beatos de cada dia, além de Procurar seguir os seus exemplos


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VICENTE de Saragoça,  Santo




São VICENTE diácono de Saragoça e mártir, que na perseguição do imperador Diocleciano, depois de padecer cárceres, fome, o cavalete e ferros incandescentes, terminou invicto o glorioso combate em Valência - na Espanha Cartaginense e subiu ao Céu para gozar o prémio do seu martírio. (304)


Do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O., de Braga:

 VICENTE, um dos mais ilustres mártires da Igreja das Espanhas, e no qual visivelmente se manifestou a força da graça de Jesus Cristo, era natural de Huesca, e duma das mais distintas famílias do país. Desde menino foi entregue por seus pais à direcção de VALÉRIO Bispo de Saragoça, que o formou na piedade e o fez instruir da religião e nas letras humanas.
VICENTE aproveitou muito em pouco tempo, e por esta razão o santo Prelado ordenou-o de diácono da sua Igreja, encarregando-lhe o ministério da palavra, que ele não podia exercer em virtude da sua avançada idade. O Santo desempenhou este cargo com dignidade e felizes resultados, e como a sua pregação era muito eloquente em palavras e em obras, não só ensinava e fortalecia os fiéis, mas também convertia à fé grande número de pagãos.
Pelos fins do ano 303 que foi o principio da perseguição que os imperadores Diocleciano e Maximiano moveram nas Espanhas, Daciano governador da provincia de Tarragona, a cuja jurisdição pertenciam Saragoça e Valência, querendo assinalar o seu zelo e actividade em fazer cumprir os decretos imperiais, mandou prender VALÉRIO e VICENTE, ordenando que os conduzissem a Valência carregados de cadeias.
O governador ordenou esta crueldade, na esperança de que as fadigas do caminho e os maus tratos, que ordenou se lhes dessem durante a jornada, os desalentariam, ficando ele deste modo com a glória de ter vencido os os maiores heróis cristãos que então havia em Espanha. Ficou, porém tomado de espanto quando os viu, na sua presença, tão alegres e robustos como se nada tivessem padecido, apesar das diligências  que se fizeram para os matar à fome em tão longa e penosa viagem.
Conjecturou Daciano que, para persuadir a homens daquele carácter, mais força teriam os bons modos do que a severidade e as ameaças. Nesta suposição, dirigiu primeiro a palavra ao Santo Bispo VALÉRIO, dizendo-lhe que a sua avançada idade estava pedindo algum descanso e as suas enfermidades precisavam duma velhice sossegada e tranquila, que tudo isto obteria, cumprindo as ordens dos imperadores.
Voltando-se depois para VICENTE, disse-lhe com afecta ternura: 
«Enquanto a ti, meu filho, estou certo de que não degenerarás da nobreza do teu sangue. Tens talentos e és nobre, circunstâncias que te fazem credor das honras que a generosidade dos Imperadores te quer fazer. És jovem, generoso, discreto e podes esperar confiadamente todos os favores da fortuna, que se te apresenta cumulada de graças e venturas. Para as mereceres basta que abandones a religião de teus pais, Vem, meu filho, sujeita-te às ordens  dos Imperadores e não te exponhas, por uma insensata obstinação, a uma prematura e afrontosa morte».
VALÉRIO tinha dificuldade em se exprimir e por isso ordenou a VICENTE que respondesse. Tomando o santo a palavra, falou a DACIANO com  valorosa intrepidez, declarando-lhe o baixo conceito que ambos, ele e VALÉRIO, faziam dos demónios transformados em deuses do Império, e, concluiu: 
«Não julgues que as ameaças de morte nos amedrontam ou que as desprezíveis honras da vida podem mover-nos a faltar às nossas obrigações; já hás-de ter compreendido que não há coisa tão estimável e deliciosa no mundo, que possa aproximar-se da consolação e da honra que teremos em morrer por Jesus Cristo».
Daciano, ofendido pela generosa liberdade do Santo Diácono, contentou-se com desterrar VALÉRIO e descarregou toda a sua cólera sobre VICENTE. Ordenou aos verdugos que empregassem nele os tormentos mais cruéis e que mesmo inventassem os mais terríveis para vingar os deuses do ultraje que se lhes tinha feito. As ordens do Governador foram imediatamente executadas.
Estenderam-no sobre o cavalete, ligaram-no e começaram a estirar-lhe os pés e as mãos por meio desta horrível máquina, e com tal violência que logo se ouviu o ruído produzido pela deslocação de todos os ossos .
Vendo o tirano que o santo estava alegre no meio daquele tormento, mandou que lhe rasgassem as espáduas e os lados com as unhas ou ganchos de ferro. Essa ordem foi executada com tal crueldade que dentro em breve ficaram a descoberto as costelas e até as vértebras.
Esperava o cruel Daciano que o santo Mártir daria  ao menos algum suspiro, ou deixaria correr alguma lágrima; porém, o Senhor, querendo dar a entender aos homens que sabe perfeitamente, quando Lhe apraz, adoçar as penas e os trabalhos que se padecem por seu amor, fez com que o santo sofresse este segundo suplício com tanta constância e alegria como tinha sofrido o primeiro.
Ficou confundido o Tirano ao ver aquela assombrosa tranquilidade, no meio das mais vivas dores; mas a sua cólera subiu de ponto quando ouviu o santo a desafiá-lo  a que o fizesse padecer tudo quanto pudesse imaginar. Sabendo o Governador que as chagas, deixando-as esfriar, são mais dolorosas quando se tornam a abrir, mandou que novamente usassem das unhas de ferro e o acabassem de despedaçar. Esta ordem foi executada com tão inaudita crueldade, que, devido aos grandes pedaços de carne que arrancavam ao seu santo corpo, lhe puseram as entranhas a descoberto. O sangue corria em borbotões de todas as partes, o santo Mártir já não podia viver senão por milagre, segundo diz Santo AGOSTINHO.
Compreendeu o Tirano que naquela constância estava oculta alguma coisa de sobrenatural e que jamais poderia vencer uma força tão superior à sua. mandou então que cessassem os tormentos; mas não querendo mostrar-se vencido, pediu a VICENTE que ao menos lhe entregasse os livros sagrados, para ele os queimar ali mesmo, acrescentando que, se obedecesse a isto, mandaria cessar os tormentos.
Respondeu VICENTE com modo brando, mas intrépido, que o fogo, com que Daciano ameaçava os livros santos, melhor se empregaria nele. VICENTE, para completar o seu sacrifício nas chamas. 
«E também me vejo obrigado a prevenir-te, concluiu o invicto Mártir, que algum dia tu mesmo arderás por toda a eternidade no fogo do inferno, se não renuncias ao culto dos falsos deuses».
Esta inesperada resposta levou Daciano ao cúmulo do desespero, e não podendo conter a sua cólera, mandou que imediatamente o estendessem sobre um leito de ferro candente e lhe aplicassem por todo o corpo ferros em brasa.
Renovou-se a alegria de VICENTE à vista de novo suplício. Todo o seu gosto era passar duma cruz para outra. O leito de ferro era formado por umas grelhas, cujas barras abertas em forma de serra estavam eriçadas de puas agudas. Colocava-se este instrumento sobre carvões acessos, que os verdugos estavam continuamente avivando. Todos estremeceram de horror quando viram aquele corpo preso às grelhas, a ser lentamente queimado pelas brasas. Como se aquele conjunto de tormentos não bastasse a causar-lhe dores agudíssimas e cruéis, cuidavam os algozes de as avivar, lançando sal nas feridas.
Permanecia VICENTE imóvel, com os olhos fitos no céu e o semblante risonho, adorando e bendizendo sem cessar ao Senhor, naquela postura de imolação e de vítima. Como, porém, a mão de Deus se manifestava tão visivelmente no júbilo e constância do heróico Mártir, não podia permanecer por muito tempo exposto ao público um espectáculo que tanto desacreditava o culto dos ídolos.
Todos admiravam a força prodigiosa do padecente e até os próprios pagãos clamavam que aquilo não podia ser sem grande milagre; de sorte que Daciano se viu obrigado a ordenar que retirassem dali o santo Diácono. Encerraram-no numa escura prisão, onde o estenderam sobre pedaços de ferro e fragmentos de barro, com severa proibição de se lhe dar o menor alimento ou o mais ligeiro alivio; mas o Senhor a tudo providenciou. Uma luz celestial veio dissipar as trevas da prisão e ao mesmo tempo derramou-se  na alma daquele herói uma divina doçura, uma consolação deliciosa que o inundou de alegria. Desde logo ficou o santo restituído à antiga robustez. O seu corpo exalava um cheiro suavíssimo que enchia de fragrância aquela masmorra hedionda; desceram a fazer-lhe companhia muitos espíritos angélicos e, junto com o bem-aventurado VICENTE cantava hinos de louvor ao Altíssimo. A prisão converteu-se num paraíso de delicias.
A fragrância, os cânticos e o resplendor encheram de admiração os guardas; porém, o seu espanto subiu ao máximo grau, quando viram o grande herói perfeitamente curado, sem o mais leve indício dos tormentos. Não era fácil resistir a tantas maravilhas. O carcereiro abraçou imediatamente a fé cristã.
Ouvindo o feroz Daciano o que se passava, tomou uma resolução bem estranha. Ou fosse por despeito ou por desesperação, deu ordem para que sem demora tirassem o santo da enxovia, o recostassem no leito mais brando e flácido que pudessem encontrar e que se cuidasse dele com todo o carinho, dando-lhe os alívios possíveis.
Sabida esta nova, de toda a parte afluíram os fiéis.
Mal porém colocaram VICENTE sobre o leito que lhe estava preparado, como se este fora o maior dos seus tormentos, o grande herói exalou o derradeiro alento e a sua cândida alma voou para o céu a receber a coroa e o prémio das suas vitórias. Sucedeu isto no ano de 304
Desesperado e fora de si, Daciano, ao ver-se vencido e confundido por aquele herói cristão, ordenou que o seu cadáver fosse arrastado para um lugar pantanoso, onde servisse de pasto às aves e às feras; mas Deus enviou um corvo que lhe fez sentinela, defendendo-o dos outros animais. mandou então o tirano que o arrojassem ao alto mar, para o subtrair por este modo à devoção dos fiéis; porém, o Senhor, que sabe zombar de todos os artifícios da prudência humana, conduziu o santo cadáver à praia, aonde os fiéis o foram buscar, dando-lhe sepultura, fora dos muros da cidade de Valência, no mesmo lugar em que hoje é venerado num sumptuoso templo.
São VICENTE em Portugal, é o principal padroeiro do patriarcado de Lisboa e da diocese de Faro.



GUALTER DE BRUGES, Beato


Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


Nasceu nesta cidade da Bélgica, em 1225 e faleceu em Poitiers, em 1307. Depois de ser provincial dos franciscanos, foi constituído, contra a sua vontade, bispo de Poitiers. Como tal, por justos motivos e apoiado pelo papa, excomungar o ambicioso Bertrão de Got, bispo de Bordéus, seu sufragâneo. Disto se lembrou este quando cingiu a tiara papal sob o nome de CLEMENTE V (1305-1314); um dos seus primeiros cuidados esteve em destituir GUALTER e prendê-lo no convento dos Frades menores de Poitiers. O Bispo destituído demonstrou grande paciência. Mas, ao falecer, apelou para o juízo de Deus e mostrou vontade de que o seu apelo fosse colocado, a par do crucifixo, no seu caixão. Quando CLEMENTE V o veio a saber, dirigiu-se a Poitiers, mandou abrir o caixão, leu o documento e tornou a colocar o pergaminho onde estava: em seguida retirou-se, depois de ordenar que fosse levantado á sua custa um mausoléu ao servo de Deus. CLEMENTE V foi quem transferiu o papado de Roma para Avinhão (1308) e quem permitiu que Filipe o Belo destruísse a Ordem dos Templários (1312)



VICENTE PALLOTI, Santo




Em Roma, São VICENTE PALLOTI presbitero fundador da Sociedade do Apostolado Católico, que com as suas obras e escritos incitou a vocação de todos os baptizados em Cristo para trabalhar generosamente pela Igreja.(1850)

Do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

Fundador da Pia União "Apostolado católico" este santo sacerdote veio ao mundo em Roma, a 25 de Abril de 1795. Distinguiu-se por sua ciência filosófica e teológica de que foi professor, e também como confessor dos alunos dos diversos colégios romanos que se preparavam para a carreira eclesiástica. para dar conta de tanto trabalho e prolongada oração diária, não havia outra saída senão cortar pelo sono.
Deu mostras de  caridade heróica tratando dos doentes, sobretudo das vítimas da cólera-morbo, nas casas e nos hospitais.
Dominado pelo zelo da glória de Deus e da salvação das almas, em 1835 criou a já mencionada Pia União, que tinha por fim "o aumento, defesa e propagação da caridade e fé católicas sob a especial protecção da Imaculada Mãe de Deus, Rainha dos Apóstolos, em plena dependência do Sumo Pontifice". Dividiu-a em três classes. Presbíteros e Irmãos Coadjutores; Irmãs e leigos. Quanto a estes, ele vislumbrou de alguma forma o que veio a ser mais tarde a Acção Católica.
Repleto de virtudes e méritos, faleceu santamente com  55 anos, a 22 de Janeiro de 1830. Foi beatificado Por PIO XII, em 1950, e solenemente canonizado por JOÃO XXIII a 20 de Janeiro de 1963.
AAS 24 (1932) 121-4; AAS 55 (1963) 801-7.



JOSÉ NASCIMBENI, Beato






Em Castelletto del Garda, Véneto - Itália, o beato JOSÉ NASCIMBÉNI presbitero fundador do instituto das pequenas Irmãs da Sagrada familia. (1922)


Do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


Nasceu o Servo de Deus a 22 de Março de 1851 em terras de Itália, concretamente na margem oriental do lago Benaci, na diocese de Verona. Seus pais eram cristãos modelares. Não é, pois, de estranhar que o filho, desenvolvendo-se num ambiente de oração e frequência dos sacramentos, sentisse inclinação para a vida sacerdotal.
Tendo completado os estudos num colégio dos Padres Jesuitas e no seminário diocesano, ordenou-se a 9 de Agosto de 1874. Deu início à sua actividade pastoral como professor de uma escola elementar e coadjutor do pároco de São Pedro de Lavagno. Em 1884 assumiu nas funções de pároco de Castelletto di Brenzone. É nesta terra que ele vai dar largas ao seu zelo pela glória de Deus, salvação das almas e promoção humana dos necessitados.
Não podendo, sozinho, atender a todas as necessidades da paróquia, bateu à porta de alguns Institutos religiosos: Devido quiçá às condições que propunha nada conseguiu. Lembrou-se então de fundar um a nova congregação que o ajudasse na educação das crianças e juventude feminina, na assistência aos doentes e amparo dos velhinhos. Serviu-se para isso de três piedosas jovens, filhas de Maria, que já se dedicavam ao apostolado, e de outra que lhe enviaram os Padres Franciscanos. As quatro foram para Verona e lá se iniciaram na vida religiosa junto das Terceiras Franciscanas.
O Instituto que começou como Pia União das Pequenas Servas da Sagrada Família, foi aprovado pelo bispo diocesano a 1 de Janeiro de 1903. A 26 de Agosto de 1910, recebeu a primeira aprovação pontifícia. A Santa Sé finalmente aprovou-lhe as Constituições a 1 de Abril de 1941. 
As Pequenas Servas da Sagrada Família, que na mente do Padre JOSÉ NASCIMBÉNI nasceram apenas para cooperar com ele na educação das crianças e para assistir aos doentes e pessoas de idade na paróquia de Castelletto di Brenzone, viram não muito depois a sua acção ir-se alargando a toda a diocese de Verona e outras dioceses de Itália, chegando mesmo a vários países estrangeiros como Suiça, Etiópia, Argentina, Brasil e Uruguai. Em 1978 contavam 1600 Irmãs espalhadas por 218 casas. Este maravilhoso crescimento traz-nos à memória o que Jesus Cristo contou do "grão de mostarda, que um homem tomou e semeou no seu campo (...) e se transforma em árvore"..
Quanto ao fundador desta obra JOÃO PAULO II, na homilia da sua beatificação, a 17 de Abril de 1988, traçou algumas características da espiritualidade dele nestes termos:
"JOSÉ NASCIMBÉNI (...) foi um  pioneiro no promover obras e serviços sociais, e no abrir-se de maneira cristã às exigências cada vez mais prementes do tempo.
A fonte do seu zelo pelas almas era a Eucaristia, da qual estava enamorado a ponto de jamais decidir alguma questão importante sem ter antes orado longamente diante do Santíssimo Sacramento".
O Santo Padre mencionou também a devoção que tinha o novo beato à Sagrada Família de Nazaré, "modelo de  vida e de santidade para todas as famílias cristãs".
O Padre JOSÉ NASCIMBENI faleceu santamente a 22 de Janeiro de 1922, com  quase 73 anos de idade. Depois de 20 anos de investigações, a 8 de Maio de 1987, a santa Sé reconheceu um verdadeiro milagre atribuído à sua intercessão, requisito decisivo para a beatificação e canonização de qualquer Servo de Deus.
AAS 73 (1981) 462-5; 76 (1984) 740-6.





LAURA VICUÑA, Beata


Em Junin de los Andes, na Argentina, a Beata LAURA VICUÑA virgem natural de Santiago do Chile e aluna do instituto de Maria Auxiliadora que aos treze anos ofereceu a Deus a suja vida pela conversão de sua mãe. (1904)
Do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

LAURA VICUÑA pertence ao número daquelas almas juvenis que em poucos anos atingiram a perfeição cristã. Apenas com 13 anos incompletos, ela é para a juventude, e para todos os outros filhos de Deus, um exemplo impressionante de virtudes evangélicas.
A 5 de Abril de 1891 veio ao mundo em Santiago do Chile, LAURA DO CARMELO VICUÑA, primogénita de José Domingos Vicuña e de Maria Mercedes del Pino. Por causa das convulsões políticas, tão frequentes na América latina, e mais propriamente devido ao falecimento do pai, militar distinto, a pobre viúva vê-se obrigada a procurar melhores condições de vida e parte para a Argentina, levando consigo LAURA e a filha mais nova, JÚLIA ARMANDA.
Mas os revezes persistiam com dificuldades e perigos de vária ordem. A senhora Mercedes, tendo entrado ao serviço de um "fazendeiro" deixou-se arrastar, em má hora, para uma convivência pecaminosa. É tratada como rainha e tanto ela como as filhas gozam do ,luxo e prosperidade. Felizmente, a Providência estava lá.As duas pequenas encontraram instrução e refúgio num colégio feminino que ali, em Junin de los Andes, dirigiam as Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas).
Foi aí que LAURA, com nove anos, entrou a sério pelo caminho da perfeição e se tornou um dos mais belos frutos da pedagogia de São JOÃO BOSCO e da acção missionária das suas educadoras. O seu modelo de santidade seria o santo jovem DOMINGOS SÁVIO (1842-1857), também ele de formação salesiana. De alma cândida, generosa e aberta às inspirações do Céu, ei-la avançando a passos largos na prática das virtudes.
Aos dez anos formulou três propósitos:
 "Meu Deus, quero amar-Vos e servir-Vos por toda a vida; por isso Vos dou a  minha alma, o meu coração, todo o meu ser. Antes quero morrer que ofender-Vos com o pecado: por isso desejo mortificar-me em tudo aquilo que me afastaria de Vós. Proponho fazer tudo o que sei e posso para que Vós sejais conhecido e amado, e para reparar as ofensas que todos os dias recebeis dos homens".
Alistou-se na Congregação das Filhas de Maria e obteve autorização para fazer, em particular, os votos de pobreza, castidade e obediência, a fim de mais se parecer com Jesus e Maria. Dizia: 
"Quero, ó Jesus, ser toda tua, ainda que tenha de ficar no mundo".
Algumas características mais salientes da sua espiritualidade,, segundo testemunhos contemporâneos: maturidade de juizo; natural inclinação para o bem e para a virtude; prudência, humildade e fidelidade; prontidão para qualquer trabalho; piedade sincera; vida de oração; esmerado exercício da presença de Deus; fervor na comunhão diária e na confissão frequente; devoção ao Santíssimo Sacramento, ao Sagrado Coração e a Nossa Senhora; sacrifícios e orações pelos pecadores; especial empenho na instrução religiosa, ouvindo e estudando as lições e pondo em prática o que aprendia.
Verdadeira heroína da piedade filial, não foi em vão que tanto rezou e sofreu pelo resgate moral da mãe.
A missão da Jovem LAURA na terra havia terminado. Podia agora entrar no gozo do seu Senhor. Consumida por longa enfermidade, mas sempre abraçada com  a vontade de Deus, veio a falecer de uma tuberculose galopante, a 22 de Janeiro de 1904, aos 12 anos, 9 meses e 17 dias.
No último dia, poucas horas antes da morte, chamou a mãe para lhe revelar um grande segredo: 
"Mãezinha, vou morrer. Fui eu mesma que o pedi a Jesus. Há dois anos que lhe ofereci a vida para obter a graça de que voltes para Ele, Mãezinha, se eu antes de morrer pudesse ter a alegria de saber que estás em paz com Deus!" 
A mãe prometeu e  no dia seguinte, foi confessar-.se e comungar juntamente com Armanda.
"Obrigada Jesus! Obrigada Mãe Santíssima! Agora morro feliz!" foram as suas últimas palavras.
LAURA VICUÑA foi beatificada por JOÃO PAULO II a 3 de Setembro de 1988, em CastelNuovo (Turim), terra natal de São JOÃO BOSCO, cujo centenário de falecimento então ocorria.,
AAS 78 (1986) 953-6

VALÉRIO, Santo



Comemoração de São VALÉRIO bispo de Saragoça, na Hispânia Tarraconense, que participou no primeiro Concilio de Elvira e, conduzido para Valência juntamente com São VICENTE foi enviado para o exílio. (305/315)

GAUDÊNCIO, Santo




Em Novara, na Ligúria hoje no Piemonte - Itália, São GAUDÊNCIO considerado o primeiro bispo nesta sede episcopal. (418)


EDUARDO STRANSHAM e NICOLAU WHEELER, Beatos



Em Londres, Inglaterra, os beatos EDUARDO STRANSHAM e NICOLAU WHEELER presbiteros e mártires que, no reinado de Isabel I foram condenados à morte por serem sacerdotes, sofrendo mo martírio na praça de Tyburn. (1586)

ANASTÁSIO (Magundat), Santo



Em Sérgiopólis, na Pérsia, hoje no Iraque, a paixão de Santo ANASTÁSIO monge e mártir que, depois dos numerosos tormentos que tinha padecido em Cesareia da Palestina, foi torturado com muitos suplícios por Cósroas rei dos Persas e, finalmente, depois de presenciar a morte de 70 companheiros, foi estrangulado junto ao rio Eufrates e decapitado. (628))



BERNARDO, Santo




No mosteiro de Romans, junto ao rio Isére, nos Alpes, hoje França, o sepultamento de São BERNARDO bispo de Vienne que, tendo passado da milícia de Carlos Magno para a milícia de Cristo, distribuiu pelos pobres a fortuna herdada de seu pai e construiu dois cenóbios, o de Ambournay e po de Romans, onde terminou a sua vida. (842)



DOMINGOS, Santo




Em Sora, no Lácio - Itália, São DOMINGOS abade que fundou mosteiros em várias regiões de Itália e reconduziu outros à observância regular com o seu espirito de reformador. (1031)

MARIA MANCINI, Beata



Em Pisa, na Etrúria hoje na Toscana - Itália, a beata MARIA MANCINI que, depois de enviuvar duas  vezes e ter perdido todos os filhos, por conselho de santa CATARINA DE SENA seguiu a vida comunitária no mosteiro de São Domingos, ao qual presidiu durante dez anos. (1431)

ANTÓNIO DELLA CHIESA, Beato



Em Como, na Lombardia - Itália, o Beato ANTÓNIO DELLA CHIESA presbitero da Ordem dos Pregadores, que reformou a vida regular em alguns conventos, acompanhando a fragilidade humana com indulgência e corrigindo-a com firmeza. (1459)


GUILHERME PATENSON, Beato



Em Londres, Inglaterra, o beato GUILHERME PATENSON presbitero e mártir que, no reinado de Isabel I, foi condenado á morte por causa do seu sacerdócio: no cárcere ainda reconciliou com a Igreja seis dos seus companheiros de prisão, finalmente, foi decapitado na praça de Tyburn, onde consumou o seu glorioso martírio. (1592)


FRANCISCO GIL DE FREDERICH e 
MATEUS AFONSO DE LEZZINIANA, Beatos

                   

Em Tonquim, no actual Vietname, os santos FRANCISCO GIL DE FREDERICH e MATEUS AFONSO DE LEZINIANA presbiteros da Ordem dos Pregadores e mártires, que no reinado de Trinh Doanh, depois de persistente pregação do Evangelho, continuada no cárcere, morreram gloriosamente por Cristo ao fio da espada, (1745)

GUIULHERME JOSÉ CHAMINADE, Beato



Em Bordéus - França, o beato GUILHERME JOSÉ CHAMINADE presbitero que, exerceu com audácia o seu zelo pastoral clandestinamente durante muito tempo e, procurando congregar os fiéis leigos para promover o culto da Virgem Santa Maria e as missões exteriores. fundou o Instituto das Filhas de Maria Imaculada e a Sociedade de Maria. (1850)


LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, Beato



Em Viena - Áustria, o Beato LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, pai de familia que, dando testemunho do Evangelho, tanto na vida familiar como na sociedade civil, pela santidade da sua vida e das suas obras, honrou como cristão o nome e dignidade de médico e com grande caridade se dedicou à assistência aos enfermos, para os quais fundou hospitais , onde recebia, sem atitude alguma de vanglória, apenas pobres e indigentes. (1931)


E,  A I N D A  ....






ANASTASIO DE ASTI, Santo


La diocesi piemontese di Asti commemora in data odierna Sant’Anastasio, personaggio alquanto incerto dal punto di vista storico.
La chiesa astigiana a lui dedicata si trova in una posizione centrale dell’antica città, come viene determinata dal tracciato della città difensiva medievale. Non è stata sicuramente casuale la scelta di questa posizione, non lontana dalla porta occidentale – l’antico ingresso monumentale di epoca romana riplasmato dalla Porta Turris medievale - e sulla principale via di attraversamento della città, ma neppure che sia collocata quasi a metà strada tra la cattedrale e la collegiata di San Secondo, le due principali fondazioni religiose cittadine. L’ “ecclesia sancti Anastasii”, come veniva denominata nei documenti medievali, faceva infatti parte di un famoso monastero benedettino femminile, che da essa prendeva nome.
Il calendario liturgico della Regione Pastorale Piemontese ricorda Sant’Anastasio quale martire, riporta al 22 gennaio il suo “culto locale” riservato alla Cattedrale di Asti e Città San Silvestro, ma non specifica l’epoca in cui sarebbe vissuto il santo. La scelta di tale data per la festa del santo è dovuta alla coincidenza con un santo omonimo, riportato dal Martyrologium Romanum quale monaco e martire in Persia con settanta compagni.
In passato, però, tale calendario liturgico commemorava Sant’Anastasio di Asti al 16 novembre, come vescovo e non come martire, insieme al santo vescovo Aniano ed alla santa martire Eulalia, indicandoli quali vissuti tutti e tre nel V secolo.



ANTÍOCO SABAITA, Santo




Originario di Medosaga, presso Ancira (oggi Ankara), Galazia. Si fece monaco nella laura di San Saba, presso Betlemme. Morì nel 630. 
Festa il 22 gennaio.



BLIDANNO DI VIENNE, Santo




San Blidranno (o Blidramne) è il trentasettesimo vescovo di Vienne.  Il suo posto nella cronotassi della città redatto dal Vescovo Adone, redatto nella seconda metà del IX secolo, che lo indica pastore prima del 677 e dopo il 683. In quella lista tutti i primi quaranta vescovi di Vienne vengono menzionati santi.
Il suo nome appare in un documento di Teodorico III, re di Neustria, del 15 settembre 680. In quel diploma si parla di un’assemblea di vescovi riuniti nel palazzo reale di Marly e durante la quale fu deposto un certo Cramlino vescovo usurpatore di Embrum.
San Blidranno è ricordato anche in un documento del 683 emanato da Agilberto vescovo di le Mans, in favore della badessa Adreilde di Notre Dame.
Non si conosce l’anno della sua morte.
Egli fu definito santo per la prima volta dall’arcivescovo Leodogario che ne fissò la festa al 22 gennaio.


BRITVOLDO ou (Bertoldo) de Wilton, Santo






San Britvoldo (Bertwoldo o Bertwald) è il nono vescovo di Wilton. La diocesi era stata istituita nel 909 con la porzione nord-occidentale della diocesi di Winchester.
Nella cronotassi dei vescovi succede a Aelfric I,I dopo la sua nomina ad arcivescovo di Canterbury e precede Hermann, l’ultimo vescovo di Wilton, quando la sede venne trasferita a Old Sarum.
San Britwoldo era un monaco benedettino a Glastonbury, quando nel 1005 fu eletto vescovo di Wilton.
Sappiamo che durante il suo governo la diocesi fu completamente devastata dagli invasori Danesi. 
Il vescovo si adoperò in prima persona, per riparare e ricostruire le chiese che gli erano soggette e che erano andate rovinate o distrutte.
La leggenda ci narra che era dotato del dono della profezia, e molto spesso divenne il protagonista indiscusso di fantastiche narrazioni leggendarie.
Morì nel 1045 e fu sepolto nel monastero di Glastonbury.
La sua festa è celebrata il 22 gennaio.



ENOCH, Santo


Figlio di Iared, settimo da Adamo, «visse in tutto trecentosessantacinque anni e camminò in Dio, e non è più, perché se lo tolse Iddio». Làqah, «prendere», è lo stesso verbo adoperato per la morte di Elia che esprime altrove sempre l’intervento di Dio nella morte del giusto. La lode «camminò pio» è attribuita, tra i patriarchi, soltanto ad Enoch e a Noè. L'Eccli. 45, 16 riprende tale lode: «Enoch camminò con Dio e fu rapito, esempio istruttivo per tutte le generazioni», completata e commentata da Sap. 4, 10-14: «Resosi caro a Dio, fu da lui amato, e vivendo tra peccatori, fu trasferito. 
Fu sottratto perché la malizia non mutasse i sentimenti di lui...». 
San Paolo celebra la fede di Enoch e san Giuda, gli attribuisce il dono della profezia contro gli empi e i malvagi.


La tradizione post-biblica si è abbandonata a ricami sugli scarsi testi citati, con applicazioni sovente contraddittorie. Negli scrittori anonimi delle apocalissi apocrife, che vanno sotto il suo nome, Enoch divenne una specie di mago e di indovino dei misteri della terra e del cielo e delle sorti future, finché nel tardo rabbinismo si arrivò a farne un peccatore. Nella Volgata, si legge: «translatus est in paradisus», il corsivo è un’aggiunta non presente nel testo originale che molti pertanto hanno inteso come riferentesi non alla pia morte, ma ad una traslazione di Enoch vivo nel paradiso terrestre. Alcuni antichi spiegarono che Enoch ed Elia (anch’esso assunto in cielo) avrebbero dovuto lottare con l’Anticristo, sicché si incominciò a parlare del loro ritorno alla fine dei tempi e della loro morte nella lotta contro l’Anticristo.
Distinta dagli apocrifi di Enoch, un’opera in latino, ora perduta, ma le cui tracce M. Esposito ha riscontrato nel Pantheon di Goffredo di Viterbo (m. 1191), raccoglie molte notizie favolose sul soggiorno di Enoch ed Elia nel paradiso terrestre.
Nelle credenze musulmane, Enoch viene ravvisato nel misterioso personaggio Idris, di cui è menzione due volte nel Corano, con un’identificazione che poggia sui dati leggendari della letteratura biblica apocrifa e rabbinica.
Enoch è talvolta posto tra i ventiquattro seniores dell’Apocalisse. La chiesa copta celebra la sua festa al 22 gennaio e la sua assunzione il 19 luglio (Ufficio pieno); in alcuni menologi siriaci è commemorato al martedì dopo Pasqua e al 7 luglio.



GAUDÊNCIO DE BERGELL, Santo


San Gaudenzio di Bergell è ricordato come l’evangelizzatore del territorio del cantone svizzero dei Grigioni.
La tradizione lo indica come martire del IV secolo, il cui culto fu approvato da Urbano IV nel 1262.
Sappiamo che a Casaccia, un comune svizzero soppresso vicino a Vicosoprano nel comune di Bregaglia, nella regione di Maloja, c’era una chiesa con il suo sepolcro, esistente fina dal X secolo, che è stata distrutta dai protestanti nel 1553.
La festa per questo santo, secondo un breviario del 1620, veniva celebrata nella diocesi di Coimbra nel giorno 2 agosto. 
Attualmente la festa per San Gaudenzio di Bergell è stata fissata nel giorno 22 gennaio.


OLCESE (Ursicino), Santo



Sant’Olcese (Ursicino) era un vescovo francese vissuto tra il IV e V secolo. Di lui sappiamo solo che fu un Vescovo delle Gallie in Francia. Al tempo delle invasioni dei Vandali, intorno al 407, insieme al vescovo Claro fuggì dalla Gallia trovando rifugio in Liguria in località della Valpolcevera.
Olcese visse visse alcuni anni, in quel paese conducendo una vita di penitenza e di preghiera, preoccupandosi di istruire nella fede gli abitanti del luogo. 
Non sappiamo la data esatta della sua morte, anche se si ritiene intorno al 410. Dal 1155, le spoglie di Sant’Olcese riposano nella chiesa dell’omonimo paese, luogo dove da tempo immemorabile viene celebrata la sua festa.
Su Sant’Olcese si ricorda un episodio leggendario legato all’addomesticamento di un orso (da cui il termine Ursicino e le affinità fra i nomi Orso ed Olcese).
La leggenda narra che un Orso terrorizzava gli abitanti della zona.
Ssnt’Olcese possedeva due buoi, dei quali si serviva, aggiogandoli ad un carro, per trasportare i materiali necessari alla costruzione della chiesa del posto.
Un giorno l'orso, sbucato dal bosco si sarebbe avventato su uno dei buoi, uccidendolo. Una volta ucciso il bue, l’orso prese si mira il Santo, che fissandolo negli occhi gli fece la benedizione con il segno della croce, tanto che l’orso si rabbonì e si accucciò ai piedi del presule. A quel punto Sant’Olcese ingiunse all’orso di prendere il posto del bue ucciso, per sostituire il bue nel traino del carro con i materiali per la costruzione della chiesa. La belva, miracolosamente ammansita, ubbidì prontamente all'ordine, portando così a compimento il lavoro che stava facendo Sant’Olcese.
Fu così che il vescovo poté salire sullo strano carro trainato da un bue e un orso, e si avviò verso il cantiere. La voce si sparse in un poco tempo in paese e dove si stava costruendo la chiesa si radunò una piccola folla che prontamente gridò al miracolo. 
Questo fatto leggendario è stato ricordato in un grande affresco posto sulla facciata della chiesa di sant’Olcese, laddove si conservano i resti del santo.
La memoria di Sant’Olcese nel martirologio romano è stata fissata nel giorno 22 gennaio.




TEODOLINDA, Santa



I contemporanei dicevano che fosse bellissima. La tradizione ne ha esaltato ledoti di coraggio e fermezza, per cui seppe imporsi in un mondo maschile, espesso maschilista, come la «dama di ferro». La storia ne attesta la lungimiranza politica, artefice di una nuova era di civiltà e progresso. Così che Teodolinda, regina dei Longobardi, è stata una delle grandi protagoniste del suo tempo,per secoli indicata a modello e quasi venerata come santa, celebrata in sontuoseopere d’arte.
La sua vita, tuttavia, non fu facile, né sempre felice. Rimasta vedova per due volte, Teodolinda dovette piangere anche la morte del fratello Gundoaldo, ucciso incircostanze oscure, e soprattutto fu angustiata dalla pazzia, reale o «presunta», delfiglio Adaloaldo. Costretta ad affrontare tensioni enormi durante il suo lungo regno, si ritrovò coinvolta in conflitti con vassalli riottosi e infidi cortigiani. Ma fusempre amata dal suo popolo, che vide in lei una guida giusta e sicura.
Teodolinda - o, più correttamente, secondo gli antichi documenti, Teodelinda -nacque attorno al 570, probabilmente a Ratisbona. Suo padre, Garibaldo, era ilduca dei Bavari, mentre sua madre, Wandrada, apparteneva alla più nobile stirpelongobarda, quella dei Letingi. Per questo Autari, il giovane re dei Longobardi,venne a chiederla in sposa, portandola con sé in Italia.
Paolo Diacono, lo storiografo longobardo per eccellenza, racconta conaccenti poetici quel romantico matrimonio. Ma ad appena un annodalle nozze, Autari moriva, forse avvelenato, vittima degli intrighi di palazzo. Il destino per Teodolinda, neppure ventenne, sembrava segnato, ilsuo ruolo di consorte regnante finito. E invece alla giovane, che in queipochi mesi si era già conquistata ilfavore della sua gente, i duchi concessero di rimanere regina, scegliendosi - non sappiamo quanto liberamente - un nuovo marito: che fu Agilulfo, signore di Torino.
Segno di indipendenza e di rotturacon il passato fu anche la decisione,presa dalla stessa Teodolinda, di stabilirsi a Monza, abbandonando lacapitale Pavia. Nel borgo brianzolo, che la leggenda volle scelto per ispirazionedivina, la regina dei Longobardi fece costruire un grande palazzo e una chiesa,dedicata a San Giovanni Battista e arricchita «di molti ornamenti d’oro e d’argento»,come si legge nelle cronache dell’epoca. Proprio qui venne battezzato suo figlio,con rito cattolico, nell’anno 603.
Anche questo fu un gesto rivoluzionario. Teodolinda, infatti, era cattolica, mentre la società longobarda in parte era ancora pagana, e quella parte che si professava cristiana seguiva in realtà l’eresia ariana (come suo marito Agilulfo), che nonriconosceva il dogma della Trinità (anche se il problema era più di natura politica che dottrinale...). Motivo per cui, ad esempio, gli stessi arcivescovi di Milanoin quegli anni avevano dovuto rifugiarsi a Genova, non potendo così esercitareuna diretta guida pastorale della diocesi ambrosiana. A ciò si aggiungeva l’intricata questione dello scisma detto «dei tre capitoli», che aveva staccato dall’obbedienza romana le due sedi metropolitane settentrionali di Milano e di Aquileia eche creava divisioni anche all’interno della locale comunità cattolica...
Nei suoi lunghi anni di regno, Teodolinda promosse un saggio programma di riavvicinamento alla Sede di Roma, avviando un fruttuoso rapporto, in particolare, con papa Gregorio Magno e avvalendosi dell’aiuto, preziosissimo, del monaco irlandese Colombano, al quale la regina concesse di fondare, nel 614, il celebre cenobio di Bobbio. Il risultato fu l’inizio, dopo decenni di guerre e di scontri, di un periodo di prosperità economica e di pacifica convivenza, religiosa e politica, fra la popolazione longobarda e quella italica.
Teodolinda morì il 22 gennaio 627. Nei secoli successivi il clero monzese, in quella data, ne celebrò la memoria con solennità. 
Il ricordo della regina longobarda è rimasto anche in molti luoghiambrosiani, fondatrice, secondo latradizione, del battistero accanto alla basilica di San Vittore a Varese, ad esempio, o del monastero di Cremella, o, ancora, della chiesa di San Martino a Perledo. Ma anchen tutta la Lombardia: «Strada Regina», infatti, si chiama da sempre la via sulla sponda occidentale del lago di Como.


Autore: Luca Frigerio



Fonte: «Milano Sette» di domenica 8 marzo 2015




Teodolinda era figlia del re di Baviera Garibaldo che, stretto da una parte dai Franchi e dall'altra dai Longobardi, per sicurezza volle stringere un legame di parentale con i Franchi, promettendo la figlia Teodolinda al giovanissimo re Childelberto II. Ma questo progetto andò in fumo e Teodolinda fu allora data in sposa al re longobardo Autari. I due novelli sposi trasferirono la capitale del regno longobardo a Monza.
La regina Teodolinda, di religione cattolica, intratteneva una fitta corrispondenza con il papa San Gregorio Magno, finalizzata alla conversione al cristianesimo del popolo del quale era divenuta regina. Non riuscì, però, a convertire il marito Autari, che non accettava che venissero battezzati i figli dei longobardi. Ma Teodolinda riuscì comunque a far battezzare a Monza il figlio Adaloaldo. Rimasta vedova nel 589, sposò due anni dopo il duca di Torino Agilulfo, al quale trasmise il titolo regio. Alla morte del secondo marito nel 616 resse il governo per nove anni a nome del figlio Adaloaldo ancora minorenne.
La cristianizzazione dei longobardi era continuata durante il periodo della sua reggenza, nonostante la dura opposizione ed ostilità di alcuni duchi aderenti all’eresia ariana. Dopo alcuni mesi dal suo avvento al trono il giovane Adeovaldo fu dunque spodestato dal duca di Torino Ariovaldo e dovette fuggire da Milano con la madre Teodolinda. Si rifugiarono a Ravenna presso l’esarca bizantino Eleuterio. Nel 628 morirono entrambi, Teodolinda probabilmente di vecchiaia, mentre Adeovaldo forse avvelenato. Fu venerata come beata, ma il suo culto non fu mai confermato ufficialmente dalla Chiesa.



VALÉRIO, Santo



Lu Monferrato, paese della collina piemontese in provincia di Alessandria, onora come suo patrono san Valerio, festeggiandolo annualmente il 22 gennaio, anniversario del ritrovamento delle sue reliquie. Vuole, infatti, la locale tradizione che nel rigore dell’inverno fosse cresciuto straordinariamente del grano in un campo poco lontano dal paese. Gli abitanti della zona, accorsi sul posto indagarono nel terreno per verificare la natura del prodigio e rinvennero i resti del santo che, pur senza alcuna base documentaria, fu ritenuto un vescovo martirizzato dagli ariani nel IV secolo. Si accese subito la disputa riguardo al luogo in cui deporre le recuperate reliquie e, secondo un topos agiografico ben conosciuto, la questione fu risolta ponendole su di un caro trainato da delle giovenche: gli animali senza guida alcuna si diressero verso Lu. Per la conservazione dei resti nella chiesa del paese fu realizzata un’apposita cappella, in cui ancora oggi è visibile la preziosa urna in cui essi furono sistemati. Nel 1720 due ladri, Pietro Maria di Balzola e Pietro Bello di Grazzano, profanarono il sacro deposito per asportarne i ricchi doni votivi ma furono catturati e giustiziati; ora il reliquiario si apre con quattro diverse chiavi affidate ad altrettanti membri della comunità. Su chi fosse in realtà San Valerio purtroppo nulla è possibile affermare con certezza: la ricordata identificazione con un vescovo ucciso dagli ariani, sembra possa essere letta come una locale reinterpretazione della storia del vescovo Evasio, patrono della diocesi di Casale cui Lu appartiene e non è per ora suffragata da alcun tipo di fonte né documentaria né archeologica. Si potrebbe ipotizzare che nella campagna monferrina fu ritrovata una sepoltura, con probabile presenza di elementi epigrafici recanti indicazioni di un certo Valerio, nome assai comune nell’onomastica romana, che dalla popolazione locale venne poi considerata come quella di un santo degno di venerazione.
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Localização do Bairro do Viso - Porto 




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Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las




BOM ANO DE 2019







Praça da Liberdade 
Estátua de D. Pedro IV
e
Avenida dos Aliados


PORTO

ANTÓNIO FONSECA

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