quinta-feira, 2 de julho de 2020

Nº 4254 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 184) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE JULHO DE 2020 - Nº 240 DO 13º ANO

CAROS AMIGOS:





As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   2   5   4

SÉRIE DE 2020 - (Nº  1 8 4)

2  DE  JULHO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   2  4  0)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************


BERNARDINO REALINO, Santo

Sacerdote (1530-1616)

Entre os três Santos e os dois Beatos que hoje celebra a Companhia de jesus, o primeiro é São BERNARDINO REALINO. Nasceu este santo missionário em Cárpi, Itália, em 1530, proveniente de nobre linhagem. A sua primeira educação foi obra quase exclusiva da mãe, uma vez que o pai, estribeiro-mor de várias cortes de Itália, se via obrigado a ausentar-se muitas vezes de casa. De temperamento meigo e amoroso, deixou-se BERNARDINO possuir de carinho incrível para com a mãe. Diante da perspectiva de ver-se privado do pai ou da mãe, respondia sempre resolutamente: «Da minha mãe, nunca!» Mas Deus veio a pedir-lhe, primeiro, o sacrifício da mãe.
Aos 12 anos terminou os estudos clássicos na Academia de Módena. Em 1548 começou os de filosofia em Bolonha, como óptima preparação, segundo então julgava, para a Medicina em que pretendia diplomar-se. A vontade duma jovem, CLORINDA, com quem pensou casar-se, levou-o subitamente a mudar de carreira e dedicar-se ao Direito.
Em 1556, doutorou-se em ambos os Direitos, civil e canónico. Os seus méritos e a influência do pai colocaram-no depressa em posição de relevo: administrador, primeiro, de Felizzeno, depois advogado fiscal de Alessandria do Piemonte, administrador em Casino e pretor em Castel Leone. O Marquês de Pescara tinha em vista tomá-lo como Ouvidor e lugar tenente seu, no reino de Nápoles; mas a luz do céu entrara pouco a pouco na alma de BERNARDINO e estava resolvido a dar-se inteiramente a Deus. CLORINDA, a noiva, tinha morrido como anjo em 1551, contando apenas 28 anos de idade, e do céu, conforme declarava o santo, mostrava-lhe novos caminhos de luz e de glória. Foi-se esclarecendo por três anos o seu plano de vida e um acontecimento providencial veio a colocá-lo na pista do caminho que Deus queria para ele.
Passeava um dia BERNARDINO pelas ruas de Nápoles e encontrou-se com dois jovens religiosos, cuja modéstia, compostura e santa alegria o impressionaram vivamente. seguiu-os com o olhar e tirou informações sobre quem eram: dois membros da Companhia de Jesus, que INÁCIO DE LOYOLA tinha acabado de fundar. Até então não tinha ouvido falar destes religiosos.

(...)

Ver mais sobre este Santo, no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga:


JOÃO FRANCISCO RÉGIS, Santo

     
São JOÃO FRANCISCO RÉGIS nasceu em 1597, em Fontcouvert de Languedoque, diocese de Carcassone. Seus pais, ricos proprietários, distinguiam-se principalmente pela firmeza da fé, numa época e região em que dominavam os hereges. Sob a tutela da mãe, JOÃO sentiu desde a meninice a doçura da piedade e do amor de Deus. Um dia, levava-o a mãe pela mão, aos cinco anos de idade, e ele exclamou:
«Mamã, eu serei condenado
«Que dizes meu filho
E apertando-o contra o peito acrescentou:
«Deus te livre de tão grande desgraça
Animado com as carícias e palavras da mãe, respondeu:
«Então, mamã, irei para o céu, para no céu
Efectivamente JOÃO FRANCISCO nascera para o céu, embora o tivesse de ganhar com pesados trabalhos e com renúncias. Frequentou o colégio dos jesuítas de Béziers, desde 1611. As suas devoções predilectas foram Nossa Senhora, a Eucaristia, o Anjo da Guarda e os pobres. Pertenceu á Congregação Mariana do colégio e consagrou-se à Mãe de Deus.
Ao terminar os anos do colégio, estava decidido sobre o caminho que havia de seguir. A sua vocação era a de missionário. Entrou no noviciado da Companhia de Jesus, a 8 de Dezembro de 1616, em Tolosa (Toulouse). Antes de estudar Filosofia, esteve pelo menos quatro anos como prefeito e professor de gramática em vários colégios. Entre a Filosofia e a Teologia, teve dois anos de ensino.
Em 1628, a seu pedido, abreviou os estudos para adiantar as ordens e ajudar os empestados da cidade. Celebrou a primeira Missa no dia da Santíssima Trindade do ano de 1630. Em 1632 foi destinado para a residência de Mompilher e em 1630 inaugurou as missões rurais, que iam ser o seu trabalho apostólico. Até 16436, trabalhou na diocese de Viviers; a seguir na de Puy, até 1640, data da sua gloriosa morte.
  
Ver mais sobre este Santo, no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga:

FRANCISCO DE JERÓNIMO, Santo


O primeiro de 11 irmãos, FRANCISCO DE JERÓNIMO nasceu a 17 de maio de 1642 em Grottaglia, a pouca distância de Tarento, em Itália. Aos 11 anos foi confiado pelos pais a uma Congregação eclesiástica que fundara Monsenhor CARÁCCIOLO. Os estudos superiores fê-los com os jesuítas; a filosofia, no colégio de Tarento, e a teologia, no de Nápoles, onde foi ordenado sacerdote no ano de 1666.
Antes de se entregar ao ministério directo com as almas, pediu aos Padres da Companhia de Jesus que o admitissem como prefeito de disciplina no colégio de Nápoles. Nele esteve quatro anos, e conta-se que os alunos lhe chamavam o prefeito santo, fama que obteve praticando à letra o Evangelho. Um dia teve de castigar severamente uma falta grave de disciplina. O irmão do culpado enfureceu-se contra o Prefeito, insultou-o publicamente e chegou a dar-lhe uma bofetada. FRANCISCO ofereceu-lhe a outra face com a maior serenidade de espírito.
Quando a 1 de Julho de 1670 pediu para ser admitido na Companhia de Jesus, disse o padre Reitor: «Hoje é dia de glória para a Companhia, porque hoje lhe dá Deus um santo». Assim foi, na realidade.

(...)

Ver mais sobre este Santo, no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga:


JULIÃO MAUNOIR, Beato


Nascido em 1606, o beato JULIÃO MAUNOIR fez os estudos em Rennes, França e depois entrou na Companhia de Jesus em Paris, em 1625. Em Quimper, o venerável MIGUEL LE NOBLETZ impeliu-o a continuar o apostolado na Baixa Bretanha, onde a assistência religiosa estava nessa
época muito descuidada. Em três dias, segundo se diz, por intercessão da Virgem Maria, aprendeu o Padre MAUNOIR a língua bretã e consagrou-se imediatamente ao ensino do catecismo na região.
De 1634 a 1638 terminou os estudos teleológicos em Bourges e, quando se propunha ir para as missões do Canadá, foi atacado por doença grave. Nesse momento, fez o voto de se consagrar às missões na Bretanha, se recuperasse a saúde. Restabelecido começou vasta obra de restauração religiosa da gente dessa região. Durante 42 anos, perseverou nesse trabalho, pregando, catequizando e dando retiros; estes, em Quimper, reuniam uns 1000 padres por ano.
Pelos muitos que encaminhou para a vida sacerdotal na idade madura, segundo foi escrito, o Beato merecia ser tomado como padroeiro das vocações tardias. JULIÃO MAUNOIR faleceu a 28 de Janeiro de 1682 e foi beatificado por PIO XII, a 20 de maio de 1951.

(...)

Ver mais sobre este Santo, no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga:



ANTÓNIO BALDINUCCI, Beato


Foi apóstolo duma valentia e duma eficácia prodigiosas, missionário das populações rurais da Itália central. Nssceu em Florença, de família patrícia. O pai, Filipe, distinguiu-se na história. A mãe, Catarina Scolari, era uma Santarella, uma santinha, como se exprimia o filho ANTÓNIO. Nasceu ele a 19 de Junho de 1665 e foi chamado ANTÓNIO por gratidão ao santo milagroso, que obtivera uma cura a FILIPE. ANTÓNIO era o quinto filho dos Baldinucci: o mais velho, que tinha apenas cinco anos mais que ele. fez-se dominicano, e o quarto, sacerdote secular. ANTÓNIO esteve quase para seguir o mais velho como dominicano. Um retiro com os Jesuítas a isso o inclinou: mas experimentou repentinamente um desejo intenso de ajudar as almas e viu ser a Companhia de Jesus o instituto mais próprio para este fim.
Foi aceite: era sério, ponderado, pontual, entregue à oração à mortificação e à virtude. Em casa como no colégio chamavam-lhe «anjinho», em diminutivo porque a sua estatura era menos que média. Tinha índole boa e discernimento, era simples, aberto, amável, não impulsivo mas reflectido. Foi admitido na Ordem em 1681. Fez o noviciado com especial fervor; depois, como filósofo, sonhava com a China e o Japão. Em 1687 escreveu ao P. Geral exprimindo-lhe o desejo das missões, de verter o próprio sangue entre os infiéis. Em 1690 insistiu, mas a saúde parecia demasiado fraca. Foi ocupado perto de cinco anos nos colégios de Térni e depois no romano. Ao fim do quadriénio de teologia, foi ordenado sacerdote; tendo completado o seu terceiro ano de noviciado, fez a profissão solene em 1698.

(...)


Ver mais sobre este Santo, no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga:

PROCESSO e MARTINIANO, Santos


Na Via Aurélia, a duas milhas de Roma, no cemitério de Dâmaso, os santos PROCESSO e MARTINIANO, mártires. (data incerta)

LIBERATO, BONIFÁCIUO, SERVO, RÚSTICO, ROGATO, SÉTIMO e MÁXIMO, Santos


Comemoração dos santos mártires LIBERATO, abade, BONIFÁCIO, diácono, SERVO e RÚSTICO, subdiáconos, ROGATO e SÉTIMO monges e MÁXIMO uma criança que, em Cartago durante a perseguição dos Vândalos, no tempo doi rei ariano Hunerico, foram submetidos a cruéis suplícios por terem confessado a fé católica e defenderem a unicidade do baptismo. Finalmente flagelados com golpes de remos na cabeça enquanto eram pregados no lenho em que iam ser queimados, consumaram o curso do seu admirável combate, recebendo do Senhor a coroa do martírio. (484)

MONEGUNDES, Santa


Em Tours, na Nêustria hoje França, santa ,MONEGUNDES consagrada a Deus, que deixando a pátria e os pais, se dedicou totalmente à oração. (557)


SUITINO, Santo

Em Winchester, Inglaterra, São SUITINO bispo que foi insigne pela sua austeridade e amor dos pobres e construiu muitas igrejas, que visitava sempre caminhando a pé. (862)


LÍDANO, Santo


Em Sezze no Lácio, Itália, São LÍDANO abade e fundador do mosteiro deste lugar, que com os seus monges procurou sanear as terras circundantes, para os livrar da infestação palúdica. (1118)

PEDRO DE LUXEMBURGO, Beato



Em Villeneuve, perto de Avinhão - França, o passamento do beato PEDRO DO LUEMBURGO bispo de Metz, sempre dedicado à penitência e oração (1387)


JOÃO e PEDRO BECCHÉTTI, Beatos

Em Fabriano, no Piceno - hoje nas Marcas - Itália, a comemoração dos beatos JOÃO e PEDRO BECCHÉTTI presbíteros da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, unidos mais pela forma de vida que pelos vínculos de sangue. (1420)

EUGÉNIA JOUBERT, Beata



Em Liége, Bélgica, a Beata EUGÉNIA JOUBERT virgem da Congregação da Sagrada Família do Sagrado Coração, que dedicou a sua vida a ensinar a doutrina cristã aos peqeninos e, atingida pela tuberculose, seguiu com amor a Cristo paciente. (1904)


&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...