quarta-feira, 29 de julho de 2020

Nº 4281 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 211) - SANTOS DE CADA DIA - 29 DE JULHO DE 2020 - Nº 266 DO 13º ANO

CAROS AMIGOS:





As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   2   8   1

SÉRIE DE 2020 - (Nº  2 1 1)

29  DE  JULHO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   2  6  6)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************


MARTA, Santa



 O Evangelho ensina-nos que ela punha todos os seus cuidados em receber bem Nosso Senhor Jesus Cristo, quando estava de passagem em Betânia. E refere duas respostas que recebeu d'Ele, as quais valem também para nós.

Quando ela se queixava de que MARIA 
"sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra, em vez de preparar a comida": 
«Senhor, não se Te dá que a minha irmã me deixe só a servir? Diz-lhe que me venha ajudar»
- «Marta, Marta, respondeu Ele, andas inquieta e perturbada com muitas coisas: uma só é necessária. MARIA escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada» (Lc 10, 10-41).  
Por outras palavras: 
"Uma vez que a nossa sorte eterna se decide cá na terra, e se decide de uma vez só, são mais prudentes aqueles para quem este assunto se antepõe a todos os outros, regulando eles a própria vida em consequência com ele".


A segunda resposta do Salvador traz com que suprimir em nós o medo da morte e satisfazer todas mas aspirações do nosso coração. A MARTA, que o repreendia de chegar demasiado tarde: 
«Se Tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido», 
Jesus, que vai ressuscitar LÁZARO, responde: 
«Eu sou a Ressurreição  a Vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá» (Jo 11, 21-25).

A devoção a santa MARTA quase não floresceu entre os gregos. Nasceu na época das Cruzadas, em França, quando nela principiou a divulgar-se que toda a família de Betânia tinha vindo terminar os seus dias na Provença; e MARTA precisamente na cidade de Tarascon, onde lhe foi atribuído estrangular a Tarasca, dragão fêmea que devorava os animais domésticos e as crianças. Foi o que levou os Tarasconenses de então a procurar as relíquias dela. E, julgando tê-las encontrado (1187), construirão uma igreja para as guardar (1197) e tomaram a benfeitora dos seus antepassados como padroeira. É considerada em particular como patrona das cozinheiras.

No Martirológio Romano, diz-se:

Memória de Santa MARTA que em Betânia, próximo de jerusalém, recebeu na sua casa o Senhor Jesus e, quando morreu o seu irmão, confessou: «Tu és Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo».




LÁZARO, Santo


É honrado neste dia em jerusalém; porém, a maioria dos calendários celebram-no a 17 de Dezembro. 
Sobre o irmão de MARIA e MARTA, ressuscitado por Nosso Senhor, nada sabemos além do que diz sobre ele o Evangelho de São João (11, 1-44; 12, 1-2). Já não há muita coragem para contar que veio converter a Provença e foi Bispo de Marselha.

No Martirológio Romano, diz-se:

Comemoração de São LÁZARO irmão de Santa MARTA, por quem o Senhor chorou ao saber que estava morto e a quem ressuscitou, e de Santa MARIA sua irmã que, enquanto MARTA se atarefava no serviço de hospedagem, ela estava sentada aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 


OLAVO, Santo

 Nasceu em 995 e morreu em 1030. Inscrevera-se, aos 14 anos, num dos bandos de Normandos, que, durante dois séculos, se espalharam periodicamente pela França, a fim de exercer a pilhagem. Foi, ao que se diz, numa dessas incursões que recebeu o baptismo. Subindo a rei da Noruega aos 21 anos (1016), estabeleceu nela o Cristianismo como religião do Estado, o que levantou contra ele os partidários do antigo culto. Morreu na batalha que lhes deu, a 31 de Agosto de 1030. A sua morte heroica aos 36 anos fez esquecer que ele nunca tinha deixado de ser cruel e desbragado. Foi tido como mártir; numerosas igrejas lhe foram dedicadas; ficou sendo o campeão nacional da Noruega independente.

CALÍNICO, Santo


Em Gangra, na Patagónia, hoje Çankiri na Turquia São CALÍNICO mártir. (séc. II)

FÉLIX, Santo



 Na Via Portuense a três  milhas de Roma, no cemitério dedicado ao sue nome, São FÉLIX mártir. (séc. III)

SIMPLÍCIO, FAUSTINO, VIADORA e RUFO, Santos


Em Roma, no cemitério de Generosa, os santos SIMPLÍCIO, FAUSTINO, VIADORA e RUFO mártires. (séc. III)

LOPO, Santo

Em Troyes, na Gália Lionense, hoje França, São LOPO bispo que foi para a Bretanha juntamente com São GERMANO DE AUXERRE para combater a heresia pelagiana, defendeu com a oração a sua cidade do furor de Átila e, depois de exercer de modo admirável o sacerdócio durante 52 anos, descansou em paz. (478)

PRÓSPERO, Santo

Em Orleães, Gália Lionense hoje França, São PRÓSPERO bispo. (séc. V)

URBANO II, Santo
Papa

Em Roma, o beato URBANO II, papa que defendeu a liberdade da Igreja contra as inferências dos poderes seculares, combateu a simonia e a corrupção do clero e, no Concilio de Clermond exortou os soldados cristãos a libertar, com o sinal da cruz, os irmãos oprimidos pelos infiéis e o sepulcro do Senhor. (1099)


GUILHERME PINCHON, Santo

Em Saint-Brieuc, Bretanha Menor - França, São GUILHERME PINCHON bispo que se dedicou à construção da igreja catedral, resplandeceu pela sua bondade e simplicidade e, por defender intrepidamente o seu rebanho e os direitos da Igreja, suportou duros vexames e o exílio. (1234)


LUÍS BERTRAN, MÂNCIO DE SANTA CRUZ e PEDRO DE SANTA MARIA, Beatos

Em Omura, no Japão, os beatos mártires LUÍS BERTRAN presbitero da Ordem dos Pregadores, MÃNCIO DE SANTA CRUZ e PEDRO DE SANTA MARIA religiosos da mesma Ordem, que foram queimados vivos por Cristo. (1627)

CARLOS NICOLAU ANTÓNIO ANCEL, Beato


Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França - o Beato CARLOS NICOLAU ANTÓNIO ANCEL, presbitero da Congregação de jesus e Maria e mártir, que durante a revolução Francesa, encerrado na sórdida galera e em ódio ao sacerdócio, consumou o martírio, morrendo contagiado por numa grave enfermidade.. (1794)

JOSÉ ZHANG WENLAN, PAULO CHEN CHANGPIN, JOÃO BAPTISTA TINGYIN e MARTA EWANG LOUZHI, Santos

Em Qingyan - Guizhou - China , os santos mártires JOSÉ ZHANG WENLAN, PAULO CHEN CHANGPIN, JOÃO BAPTISTA TINGYIN e MARTA EWANG LOUZHI que, pela sua fé em Cristo, foram encerrados numa cavidade quente e húmida, sofreram atrozes tormentos e finalmente morreram decapitados (1861).

LUÍS MARTIN, Beato
Pai de Santa TERESA DO MENINO JESUS

Em la Musse, na Bretanha - França, o Beato LUÍS MARTIN pai de santa TERESA DO MENINO JESUS. (1894)

JOÃO BAPTISTA EGOZCUÉZABAL ALDAZ, Beato

Em Espluges - Barcelona - Espanha, o Beato JOÃO BAPTISTA EGOSCUÉZABAL ALDAZ da Ordem de São João de Deus e mártir que, durante a perseguição contra a fé, foi morto em ódio à Igreja. (1936)


LÚCIO MARTINEZ MANCEBO, ANTÓNIO LÓPEZ CONCERO, FELICÍSSIMO DIEZ GONZALEZ, SATÚRIO REY ROBLES, TIRSO MANRIQUE MELERO, GUMERSINDO SOTO BARROS, LAMBERTO DE NAVACUÉS Y DE JUAN, e MANUEL ALBERT GIMÉS, Beatos


Em Calanda - Teruel-  Espanha, os beatos LÚCIO MARTINEZ MANCEBO, ANYTÓNIO LÓPEZ CONCERO, FELICÍSSIMO DIEZ GONZALEZ, SATÚRIO REY ROBLES, TIRSO MANRIQUE MELERO, GUMERSINDO SOTO BARROS, LAMBERTO DE NAVACUÉS Y DE JUAN, e MANUEL ALBERT GIMÉS mártires na mesma perseguição. (1936)

JOSÉ DE CALASANZ MARQUÊS, Beato


Em Valência - Espanha, o beato JOSÉ DE CALASANZ MARQUÊS, mártir (1936)



ÂNGELO MARIA PRAT HOSTENCH, ELISEU MARIA (Eliseu Maneus Besalduch,), ANASTÁSIO MARIA (Pedro Dorea Coromina), EDUARDO MARIA (Manuel Serrano Buj), ANDRÉ CORSINO MARIA (José Solé Rovira), ELISEU MARIA (Luís Fontdecava Quiroga), JOÃO MARIA (João Maria Puigmitjá Rubió), JOSÉ MARIA (Gabriel Escoto Ruiz), MIGUEL MARIA (Miguel Soler Sala), PEDRO MARIA (Pedro Ferrer Marin), PEDRO TOMÁS MARIA (João Prat Colldecarrera), ELIAS MARIA (Genésio Garre Egea), Beatos


Em Clot dels Aubins, Lérida -  Espanha, o beato ÂNGELO MARIA PRAT HOSTENCH, ELISEU MARIA (Eliseu Maneus Besalduch,), ANASTÁSIO MARIA (Pedro Dorea Coromina), EDUARDO MARIA (Manuel Serrano Buj), ANDRÉ CORSINO MARIA (José Solé Rovira), ELISEU MARIA (Luís Fontdecava Quiroga), JOÃO MARIA (João Maria Puigmitjá Rubió), JOSÉ MARIA (Gabriel Escoto Ruiz), MIGUEL MARIA (Miguel Soler Sala), PEDRO MARIA (Pedro Ferrer Marin), PEDRO TOMÁS MARIA (João Prat Colldecarrera), ELIAS MARIA (Genésio Garre Egea) mártires (1936)


&&&&&&&&&&&

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...