CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
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Nº 4 2 8 0
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 1 0)
28 DE JULHO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 6 5)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
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Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
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NAZÁRIO e CELSO, Santos
CELSO significa «alto, elevado». NAZÁRIO pode ter tido origem oriental, semítica. Há sobre estes santos uma Paixão em latim e em grego, sem valor. O nosso martirológio, segundo ela, faz de CELSO um puer, um rapazinho; mas, em 1777, um cirurgião considerado examinou o corpo de São CELSO e declarou que o mártir devia ter mais de 20 anos.
Depois da morte de Teodósio (395), santo AMBRÓSIO mandou trazer para Milão, para a basílica dos Apóstolos, o corpo de São NAZÁRIO, que estava num jardim fora dos muros da cidade. Pode-se ver a cabeça do mártir, separada do corpo, bem conservada, e o sangue ainda muito fresco. Segundo o biógrafo de Santo AMBRÓSIO, PAULINO, colocou-se o corpo de NAZÁRIO num esquife; e os presentes foram seguindo o bispo AMBRÓSIO até ao local do jardim onde repousava CELSO. Estava num lugar vem que AMBRÓSIO não costumava ir rezar, e PAULINO perguntou a si mesmo se o local não lhe foi revelado pelo céu. Havia todavia, entre os guardas do jardim, há uma tradição segundo a qual se encontram lá alguns tesouros escondidos - e que mais belos tesouros que estes corpos de mártires ? - Depois de se transferir o corpo de NAZÁRIO para a basílica dos Apóstolos, o Bispo tomou a palavra. mas um possesso começou a gritar:
«AMBRÓSIO tortura-me!»
E o prelado voltou-se para ele:
«Cala-te demónio, Não é AMBRÓSIO que te tortura, mas a fé dos santos, e a tua inveja, pois vês homens a subir ao cume donde caíste».
E o desgraçado pôs-se quieto.
Santo AMBRÓSIO mandou colocar uma inscrição métrica, por si redigida, no templo. Dizia:
«A NAZÁRIO mártir. AMBRÓSIO fundou e consagrou ao Senhor este templo com relíquias que o nome dos Apóstolos honra. Em forma de cruz está o templo, a vitória de Cristo faz este templo. A imagem sagrada e triunfal marca este lugar. Na capela-mor do templo está NAZÁRIO que teve uma vida fecunda, e o solo ergue-se debaixo das relíquias do mártir. Onde a cruz eleva a sua cabeça sagrada sobre a dupla curvatura, aí está a capela-mor do templo e da casa de NAZÁRIO, que desfruta de eterna paz, vencedor pela sua piedade. A cruz, que foi a sua alma, é ainda o seu asilo».
A tradução procurou transmitir o que o estilo lapidar de AMBRÓSIO encerra de embaraçado. Caput, que aparece três vezes, significa tanto «cabeça» como «altar-mor».
A tradição milanesa coloca a morte dos dois santos, em 28 de Julho. O encontro das relíquias festeja-se a 10 de Maio, segundo num calendário milanês do século XI. sempre se julgou em Milão que não foi levado o corpo de CELSO para a basílica dos Apóstolos, mas se encontrava na igreja junto da qual o bispo LANDULFO no século X fundou um mosteiro.
A glória dos velhos santos milaneses ficou um tanto eclipsada pela dos mártires descobertos por santo AMBRÓSIO:
GERVÁSIO e PROTÁSIO, NAZÁRIO e CELSO.
Conquistaram celebridade muito para além de Itália; as relíquias deles, sobretudo as do primeiro grupo, foram muito solicitadas.
VÍTOR I, Santo
Papa
Terá nascido em África. O pai ter-se-à chamado FÉLIX. o Liber Pontificalis, nossa principal fonte, com a História Eclesiástica de EUSÉBIO e o De viris de São JERÓNIMO, nota ter ele tido um pontificado de dez anos, dois meses e dez dias. Sucedeu ao papa ELEUTÉRIO, pelo ano de 189, no tempo do imperador Cómodo. Morreu provavelmente durante o império de Septímio Severo, por volta de 199. O Liber diz que foi mártir, mas nenhum texto nem nenhum documento confirmam esta asserção, seguida por alguns.
VÍTOR, com um sínodo romano, excomungou Teódulo, curtidor de Bizâncio, que via em Cristo só um homem e não um Deus. A heresia montanista. monopolizando as efusões do Espírito e o reinado do Paráclito propagava-se em Roma, Iria ser condenada pelo papa ZEFERINO, cerca do ano 200. O Liber informa que VÍTOR fixou a celebração da Páscoa no Domingo: era o uso romano bem antes de VÍTOR! O que é verdade é que o Bispo de Roma promoveu a reunião e sínodos provinciais contra as igrejas da Ásia, chamadas catorzimais, por fixarem a Páscoa no dia 14 do Nisá judaico, ao passo que em Roma e noutros sítios era no Domingo seguinte. As respostas deram razão a VÍTOR, mas os asiáticos estavam apegados à sua tradição. O bispo de Éfeso, POLÍCRATES, escreveu ao bispo de Roma, em nome dos seus colegas: «Não me deixo intimidar... Antes obedecer a Deus que aos homens». Muito impressionado, VÍTOR pensou em excomungar os cristãos da Ásia. Mas IRENEU DE LIÃO conseguiu detê-lo: uma vez que a fé era a mesma, não devia haver ruptura devido a um ponto de observância.
No seu De viris, São JERÓNIMO escreveu que São VÍTOR foi o primeiro dos escritores cristãos a utilizar o latim. Na verdade, bem parece que ele se mostrou campeão vigoroso do espírito latino, romano, ocidental. O seu duelo com o venerável POLÍCRATES é, a este propósito, bem significativo. O Bispo de Roma apresenta-se como chefe e actua como tal.
O Liber Pontificalis atribui-lhe a criação de clérigos supra numerários (sequentes). Terá promovido doze bispos em diversos lugares. Foi enterrado em 28 de Julho, cerca do ano 200, no Vaticano, ao lado do bem-aventurado apóstolo PEDRO. FLORUS e os martirológios que dele derivam, colocaram São VÍTOR em 30 de Abril.
INOCÊNCIO I, Santo
Papa
Nascido em Albano, estava-lhe reservado um pontificado atormentado mas que marcaria uma época decisiva na história da Igreja - a hegemonia pontifícia que substituiu o império romano decadente. Atestam-no, de modo eloquente, as Decretais empenhadas em estabelecer entre as igrejas de Itália, Gália (França) e Espanha uma uniformidade de normas morais, canónicas e litúrgicas.
No campo dogmático, afirma dever ser conservado por todos o que fora transmitido por PEDRO, príncipe dos Apóstolos, à Igreja Romana, ao mesmo tempo que, no campo jurisdicional, se pode apelar para ela, mesmo das determinações dos concílios provinciais.
À Igreja do início do século V estava destinada uma dolorosa provação. Os bárbaros do norte, os Visigodos, provenientes da Escandinávia e da Alemanha, depois de algumas tentativas de invasão mal sucedidas, conseguem entrar pelo norte de Itália, comandados por Alarico, no 410.
Roma seria devastada por um impiedoso saque que deixa a cristandade desorientada e estarrecida.
Como era possivel - perguntavam-se os cristãos - que concluída a cristianização oficial do império romano, Deus permitisse que tudo se afundasse na mais horrenda catástrofe?
Para levantar os ânimos, escreve Santo AGOSTINHO, bispo de Hipona, no norte de África, os dez primeiros livros da sua obra imorredoira: A Cidade de Deus - grandiosa concepção filosófica e teológica da História, através da luta entre a cidade de Deus, (cidade celeste de perfeição ideal, inatingível neste mundo) e a cidade terrena, cúmulo de imperfeições e misérias.
Um discípulo seu, o historiador e teólogo PAULO ORÓSIO, nascido em Braga pelo ano 385 (dois anos antes da conversação do grande Doutor da Igreja), fugindo à perseguição dos Suevos, refugia-se em Hipona, atraído pela fama de Santo AGOSTINHO, e escreve, na mesma linha e com a mesma finalidade, um tratado sobre a destruição de Roma - reflexo de grande pavor e desconcerto que se abatera sobre a cristandade.
Deus, no entanto, velava sobre o sue povo e aconteceu no que parecia impossível: Alarico morre e o seu sucessor, Ataúlfo, casando-se com uma irmã do imperador Honório, entra em acordo com ele, comprometendo-se a reconquistar as Gálias e a Espanha, fugidas ao Império Romano.
Chegados à Espanha, e apesar de arianos até meados do século V, os visigodos respeitam a hierarquia e instituições do catolicismo já estabelecido, talvez porque, apesar de dominadores, se sentiam em minoria, o que permite à Igreja hispânica refazer-se da devastação anterior dos Vândalos.
Mas em Roma, aliviada do pesadelo dos bárbaros, a Igreja via-se acometida pela heresia pelagiana.
Originário da Grã-Bretanha, PELÁGIO surge com fama de asceta, a pregar uma doutrina aliciante. A graça ficava reduzida ao simples exemplo de Cristo, que actuava apenas como estimulante, e a redenção, esvaziada de sentido, não passava de um chamamento a uma vida mais perfeita, a conquistar com as próprias forças. O homem poderia, sem qualquer auxilio sobrenatural, praticar obras sobrenaturalmente boas e alcançar a visão beatífica.
Contra semelhante doutrina, ao mesmo tempo absurda e aliciante, erguer-se-ia São JERÓNIMO no seu refúgio de Belém, secundado por PAULO ORÓSIO que, a conselho de Santo AGOSTINHO, se dirigira a Belém para consultar o exímio escriturista.
Mas o principal paladino antipelagiano seria Santo AGOSTINHO, que enfrenta a heresia com tal denodo que levaria os concílios Milivitano e Cartaginês a condená-la sem hesitação, no ano 416 - condenação que INOCÊNCIO I, a pedido do grande doutor da Igreja, confirmaria com excomunhão contra os principais responsáveis.
Foi nessa altura, ao receber a resposta do Papa, que Santo AGOSTINHO proferiu a célebre frase:
«Roma locuta est, causa finiti est»-
«Roma falou, está encerrada a questão».
Seria o último acto oficial de INOCÊNCIO I que faleceu a 12 de Março de 417.
PEDRO PÓVEDA CASTROVERDE, Santo
Nasceu em Linares (Jaen - Espanha) a 3 de Dezembro de 1874. A sua vida decorre num período particularmente complexo e dramático para a Espanha e para a Europa.
Desde muito pequeno sentiu vocação para o sacerdócio. É ordenado em Guadix (Granada) onde trabalha com os «coveiros» que viviam em covas escavadas na montanha. Funda escolas e planifica uma verdadeira elevação espiritual e cultura naquelas pessoas.
O seu itinerário está vinculado a vários outros lugares da geografia espanhola: Linares, Jaén, Covadonga (Astúrias), Madrid, cidade onde exerce uma acção incisiva e completa.
Em Covadonga amadurece POVEDA a convicção na força transformadora da educação, colocando a pessoa humana no centro de toda a acção educativa.
Pensando no momento histórico e na secularização que se ia impondo em Espanha, vislumbra na força integradora da fé e ciência o futuro de uma presença cristã, comprometida nas mediações educativas e culturais. Dentro desta perspectiva vê claramente a importância de formar pessoas que comunguem neste ideal, o que há-de ter como fruto a Instituição Teresiana, fundada por ele em 1911.
(...)
Ver mais sobre S. PEDRO POVEDA CASTROVERDE no livro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO de Braga:
PRÓCURO, NICANOR, TIMÃO, PÁRMENAS e NICOLAU, santos
Comemoração dos Santos PRÓCURO, NICANOR, TIMÃO, PÁRMENAS e NICOLAU prosélito de Antioquia, os quais pertencem ao grupo dos Sete que, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, foram escolhidos pela multidão dos discípulos e sobre quem os Apóstolos impuseram as mãos para o serviço dos necessitados.
NUMEROSOS MÁRTIRES DA TEBAIDA, Santos
Comemoração de numerosos mártires que na Tebaida do Egipto, padeceram durante a perseguição dos imperadores Décio e Valeriano, vendo que os cristãos desejavam com ardor morrer ao fio da espada pelo nome de Cristo, os astuciosos inimigos, mais empenhados na morte das almas que dos corpos, foram prolongando os suplícios de morte lenta.
ACÁCIO, Santo
Em Mileto, na Cária hoje Turquia, santo ACÁCIO mártir no tempo do imperador Licínio. (308)
CAMELIANO, Santo
Em Troyes, na Gália hoje França, são CAMELIANO bispo que foi discípulo de São LOPO e seu sucessor. (séc. VI)
SANSÃO, Santo
Em Dol, Bretanha menor - França, São SANSÃO abade e bispo que difundiu por todo o território de Dommonée o Evangelho e a disciplina monástica que aprendera do abade Santo ILTUDO no País de Gales.
BOTVIDO, Santo
Na Suécia, São BOTVIDO mártir que, de origem sueca e baptizado na Inglaterra se dedicou à evangelização da sua pátria, até que foi assassinado por um homem que el e próprio tinha resgatado da escravidão. (1100)
MIGUEL KUSURIYA, Beato
Em Nishizaka, Nagasaqui, Japão, o beato MIGIUEL KUSURIYA mártir. (1633)
MELCHIOR GARCIA SANPEDRO, Santo
Em name Dinh, Tonquim hoje Vietname, São MELCHIOR GARCIA SANPEDRO bispo da Ordem dos Pregadores e mártir que, por Cristo foi encerrado numa estreitíssima prisão e por ordem do imperador Tu Duc, morreu dilacerado. (1858)
MANUEL SEGURA LOPEZ e DAVID CARLOS MARANÓN, Beatos
Em Purroy de La Solana, Huesca - Espanha, os beatos MANUEL SEGURA LOPEZ presbitero e DAVID CARLOS MARANÓN religioso ambos da Ordem dos Clérigos Regrantes das Escolas Pias, mártires. (1936)
JOSÉ CASELLES MONCHO e JOSÉ CASTELL CAMPS, Beatos
Em Barcelona - Espanha, os beatos JOSÉ CASELLES MONCHO e JOSÉ CASTELL CAMPS, poresbiteros da Sociedade Salesiana e mártires que, na mesma perseguição contra afé mereceram através do martírio alcançar a glória eterna. (1936)
MIGUEL MOLINA DE LA TORRE, PAULO CABALLERO LOPEZ, HONÓRIO HERNÁNDEZ MARTIN e JOÃO LUÍS HERNÁNDEZ MEDINA, Beatos
Em Ronda, Málaga - Espanha, os beatos MIGUEL MOLINA DE LA TORRE, PAULO CABALLERO LOPEZ, HONÓRIO HERNÁNDEZ MARTIN e JOÃO LUÍS HERNÁNDEZ MEDINA, religiosos da Sociedade Salesiana e mártires (1936)
SABINO HERNANDEZ LASO e MIGUEL LÉIBAR GARAY, Beatos
Em Madrid - Espanha, os beatos mártires SABINO HERNÁNDEZ LASO presbitero da Sociedade Salesiana e MIGUEL LÉIBAR GARAY presbitero da Compoanhia de >Maria.(1936)
PEDRO ALONSO FERNANDEZ, PRIMITIVO SANDIN MIÑAMBRES, LOURENÇO ARRIBAS PALÁCIO e FROILÃO LANCRO VILLADANGOS, Beatos
Na estrada Madroid-Valência, Espanha, os beatos PEDRO ALONSO FERNANDEZ, PRIMITIVO SANDIN MIÑAMBRES, LOURENÇO ARRIBAS PALÁCIO e FROILÃO LANCRO VILLADANGOS presbíteros da Ordem de Santo Agostinho, mártires (1936)
JESUS ANIBAL GÓMEZ GÓMEZ, Beato
Em Fernancaballeros, Ciudad Real - Espanha, o beato JESUS ANIBAL GOMEZ GOMES candidato ao sacerdócio na Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria e mártir, que durante a perseguição religiosa, tendo vindo da Colômbia para os estudos de teologia, foi assassinado em ódio à fé e ofereceu a deus o sacrificio perfeito com o derramamento do seu sangue (1936)
MÁRIO FÉLIX (Manuel José de Sousa), Beato
Em Grignon, Madrid - Espanha, o beato MÁRIO FÉLIX (Manuel José de Sousa) natural de Santa Marta de Bouro - Braga - Portugal que, depois de ter vivido vários anos no Brasil voltou à pátria e ingressou na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e , tendo sido destinado a esta Comunidade, foi presoe fuzilado pelos perseguidores da Igreja em ódio à fé. (1936)
JAIME HILÁRIO (Manuel ) BARBAL COSAN, Santo
Em Tarragona - Espanha, São JAIME HILÁRIO (Manuel) BARBAL CUSAN, religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs mártir que, durante a perseguição contra a fé cristã, foi condenado à morte em ódio à Igreja. (1936)
AFONSA DA IMACULADA CONCEIÇÃO (Ana Muttathupadathu), Santa
Em Bharananganan - Kerala - Índia, santa AFONSA DA IMACULADA CONCEIÇÃO (Ana Muttathupadathu), virgem que, para evitar um matrimónio imposto, queimou num pé no fogo e, admitida entre as Clarissas Malabarenses, viveu quase continuamente enferma oferecendo a Deus a sua vida. (1946)
Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e ainda eventualmente através dos sites:
Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral,
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Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
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