CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Nº 4 2 7 9
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 0 9)
27 DE JULHO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 6 4)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
PANTALEÃO ou PANTALAIMÃO, Santo
Médico e mártir de Cristo, nascido na Nicomédia da Bitínia, hoje Turquia, filho de Eustóquio, gentio, e de Éubola, cristã. Falecendo a mãe, PANTALEÃO foi aplicado pelo pai nos estudos de retórica, filosofia e medicina. Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, HERMOLAU, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde.
Um dia em que se viu diante duma criança morta por uma víbora, disse para consigo:
«Agora verei se é verdade o que HERMOLAU me diz».
E, segundo isto, diz ao menino: «Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste».
Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, PANTALEÃO converteu-se e recebeu logo o santo baptismo.
As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava excitaram a inveja dos outros médicos, que o acusaram de cristão diante do imperador Maximiano (286-304); este mandou aplicar ao santo toda a espécie de tormentos.
A glória deste glorioso atleta foi muito celebrada pelos fiéis, que lhe veneraram religiosamente as relíquias e levantaram ao seu nome muitos templos.
É um dos santos Auxiliadores (8 de Agosto).
O corpo de São PANTALEÃO, segundo se crê, foi trazido para a nossa cidade do Porto, no século XV, por cristãos arménios e conservava-se na catedral. Diz-se que as relíquias do mártir foram roubadas e abandonadas pelos ladrões da arca metálica em que estavam; e acrescenta-se que foram passadas para uma arca de madeira, colocada por trás do altar-mor; mas ninguém as viu, nem mesmo durante as últimas obras de restauro da sé. Deixou em 1981 de ser o padroeiro da cidade e celebra-se neste dia.
MARIA MADALENA MARTINENGO, Beata
A nossa Beata nasceu em 1687, dos condes de Barco, em Bréscia, na Lombardia - Itália. Nasceu muito fraca, tanto que imediatamente foi baptizada. A mãe morreu cinco meses mais tarde. Passado pouco tempo, o pai casou-se de novo. Aos cinco anos andava ela bem vestida, chamava as atenções e com isso envaidecia-se, mas não gostava de brincar e apreciava o estudo. Aos sete anos já lia o breviário romano, em latim com certeza, Tornara-se piedosa; aparecia com o ofício de Nossa Senhora ou o terço na mão.
Aos 10 anos entrou como interna na Casa das Ursulinas de Santa Maria dos Anjos. «Deixei de boa vontade a casa paterna, escreveu ela nas suas notas autobiográficas, para me dar toda a Deus no santo claustro». Ao receber a primeira comunhão, a hóstia caiu no chão, entre ela e a grade; apanhou-a logo, mas pareceu-lhe que o Senhor não queria vir ao seu coração.
Começou bem cedo a oferecer grandes penitências: orações prolongadas de noite, no maior frio; enxergão com pedaços de madeira, pedras e espinhos; caminhar descalça sobre cascalho e urtigas, até deitar sangue. Impressionava-se com as imundices que às vezes via no mosteiro; para se vencer, tudo isso beijava. Pedia às companheiras que lhe batessem muito, pois o merecia. Nessa altura, não julgava a obediência necessária, em matéria de penitência; e sendo pequena a vigilância sobre ela, seguia a inclinação, julgando fazer bem. O crucifixo servia-lhe de modelo, animador e juiz. «Tudo o que ouvia ler na Vida dos Santos, propunha-me copiá-lo na minha». Mais tarde, para reproduzir um ponto da paixão dos santos CRISPIM e CRISPINIANO, espetou agulhas entre a carne e as unhas das mãos e dos pés, e conservou estas vinte torturas, durante três horas.
Passados dois anos, foi para o convento do Espírito Santo,onde lhe começaram a chamar Santinha (Santarella). Ao cabo de três anos de internato, voltou à casa da família. os irmãos procuraram-lhe romances e foi obrigada a vestir-se com elegância. Pensava-se em lhe encontrar noivo, mas ela queria conservar-se virgem por amor de Deus, e o pai teve de capitular diante de tal firmeza.
(...)
Ver mais sobre MARIA MADALENA MARTINENGO no Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial AO de Braga
7 DORMENTES DE ÉFESO, Santos
Comemoração dos Santos 7 DORMENTES DE ÉFESO que, segundo a tradição, consumado o martírio, descansam em em paz, esperando o dia da ressurreição. (data incerta)
DESIDERATO, Santo
Em Lons-le- Saulnier nos montes do Jura, na Gália hoje França, São DESIDERATO que é considerado como bispo de Besançon. (séc. V)
CELESTINO I, Santo
Papa
Em Roma, no cemitério de PRISCILA junto à Via salária, São CELESTINO I papa que, para defender a fé da Igreja e expandir as suas fronteiras, constituiu o episcopado na Inglaterra e na Irlanda e apoiou o Concílio de Éfeso no qual, em oposição a NESTÓRIO foi saudada a Bem-aventurada Virgem Maria como Mãe de deus. (432)
SIMEÃO ESTILISTA, Santo
URSO, Santo
Em Loches junto ao rio Indre, Tours, Gália hoje França, Santo URSO abade, pai de muitos cenóbios célebre pela sua abstinência e outras virtudes. (séc. V)
ECLÉSIO, Santo
Em Ravena, na Flamínia hoje na Emília-Romanha - Itália, santo ECLÉSIO bispo que foi companheiro do papa São JOÃO I na oposição às atrocidades do rei Teodorico e, depois de as suportar sozinho, deu à sua igreja novo esplendor. (532)
GALACTÓRIO, Santo
Na região de Béarn, Pirinéus na Gasconha da Gália hoje França, São GALACTÓRIO que é venerado como bispo de Lescar e mártir. (séc. VI)
ANTUSA, Santa
Em Mantineia, Eskihisar - Honoríades - Anatólia hoje na Turquia, santa ANTUSA virgem que sendo monja, sofreu a flagelação e o exílio no tempo do imperador Constantino Coprónimo por causa do culto das sagradas imagens e, finalmente, pôde regressar à sua pátria, onde morreu em paz. (séc. VIII)
JORGE, AURÉLIO, SABIGOTO, FÉLIX e LILIOSA, Santos
Em Córdova, na Andaluzia - Espanha os santos mártires JORGE diácono e monge sírio, AURÉLIO e SABIGOTO, esposos, FÉLIX e LILIOSA também esposos que diante da perseguição dos Mouros, animados pelo desejo de dar testemunho da fé em Cristo não cessaram de louvar Jesus Cristo até ao momento de serem decapitados. (853)
CLEMENTE, GORAZDO, NAHUM, SABAS e ANGELÁRIO, Santos
Em Ocrida no Ilírico, actual Macedónia, São CLEMENTE bispo de Velica, ilustre pela sua cultura e conhecimento das ciências sagradas, que levou a luz da fé ao povo búlgaro. Com ele se comemoram os santos bispos GORAZDO, NAHUM, SABAS e ANGELÁRIO que continuaram na Bulgária a obra dos Santos CIRILO e METÓDIO. (séc IX)
BERTOLDO, Beato
No cenóbio de Garsten, na Estíria hoje Áustria, o Beato BERTOLDO abade aio qual tinham fácil acesso os penitentes em busca de conselho e todos os que procuravam auxílio. ( 1142)
RAIMUNDO PALMÉRIO, Beato
Em Piacenza, na Emilia-Romanha - Itália o beato RAIMUNDO PALMÉRIO pai de família que, depois de morrerem a esposa e os filhos, fundou um hospício para acolher os pobres. (1200)
NEVOLONE, Beato
Em Faenza - Emília-Romanha - Itália, o Beato NEVOLONE célebre pelas suas peregrinações religiosas, austeridade e vida e observância eremítica. (1280)
LÚCIA BUFALÁRI, Beata
Em Amélia na Úmbria - Itália, a Beata LÚCIA BUFALÁRI virgem irmã de São JOÃO DE RIÉTI, das Oblatas da Ordem de Santo Agostinho, ilustre pela sua penitência e zelo das almas. (1350)
ROBERTO SUTTON, Beato
Em Stafford, Inglaterra, o Beato ROBERTO SUTTON presbitero e mártir que no treinado de Isabel I foi enforcado por causa do sacerdócio. (1588)
GUILHERME DAVIES, Beato
Em Beaumnaris, no País de Gales, o beato GUILHERME DAVIES presbitero e mártir que, na mesma perseguição, por causa do sacerdócio, depois de orar pelos presentes, sofreu o mesmo suplício. (1593)
MARIA DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (Maria da Graça Tarallo), Beata
Em San Giorgio a Cremano, Nápoles - Itália, a Beata MARIA DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (Maria da Graça Tarallo) religiosa da Congregação das Religiosas Crucificadas Adoradoras da Eucaristia. (1912)
JOAQUIM VILANOVA CAMALLONGA, Beato
Em Olleria - Valência - Espanha, o Beato JOAQUIM VILLANOVA CAMALLONGA presbitero e mártir que em tempo de perseguição contra a fé, alcançou a glória celeste. (1936)
MODESTO VEGAS VEGAS, Beato
Em Llisá - Barcelona - Espanha, o Beato MODESTO VEGAS VEGAS presbitero da Ordem dos Frades Menores Conventuais e mártir, que, durante a mesma perseguição contra a fé, derramou o seu sangue por Cristo. (1936)
FILIPE HERNANDEZ MARTINEZ, ZACARIAS ABADIA BUESA e JAIME ORTIZ ALZUETA, Beatos
Em Barcelona., Espanha, os beatos FILIPE HERNÁNDEZ MARTINEZ, ZACARIAS ABADIA BUESA e JAIME ORTIZ ALZUETA religiosos da Soiedade Salesiana e mártires. (1936)
ANDRÉ JIMENEZ GALERA, Beato
Em Guadalajara - Espanha, o beato ANDRÉ JOMENEZ GALERA presbitero da Socierdade Salesiana e mártir. (1936)
ANTOLIN ASTORGA DIAZ, HENRIQUE BERNARDINO, FRANCISCO SERRA CHORRO, JOSÉ AURÉLIO CALLEJA DEL HIERRO, JOSÉ GUTIERREZ ARRANZ e VICENTE TOLEDANO VALENCIANO, Beatos
Em Las "emes" de Belinchón, Cuenca - Espanha, os beatos ANTOLIN ASTORGA DIAZ, HENRIQUE BERNARDINO, FRANCISCO SERRA CHORRO, JOSÉ AURÉLIO CALLEJA DEL HIERRO, JOSÉ GUTIERREZ ARRANZ e VICENTE TOLEDANO VALENCIANO presbiteros e mártires (1936)
BARTOLOMEU RODRIGUEZ SÓRIA, Beato
Em Munera - Albacete - Espanha o beato BARTOLOMEU RODRIGUEZ SÓRIA presbitero da diocese de Toledo e mártir (1936)
JOAQUIM DE LA MADRID ARESPACOCHAGA, Beato
Em Toledo - Espanha, o beato JOAQUIM DE LA MADRID ARESPACOCHAGA, presbitero da diocese de Toledo e mártir (1936)
FRANCISCO MAGIN (António José Llaveria) e RAIMUNDO ELÓI (Narciso Serra Rovina), Beatos
Em Balsareny, Catalunha - Espanha os beatos FRANCISCO MAGIN (António José Llaveria) e RAIMUNDO ELÓI (Narciso Serra Rovina) religiosos da Congregação dos irmãos das Escolas Cristãs e mártires. (1936)
HONESTO MARIA (Francisco Pujol Espinalt), Beato
Em San Francisco de Bages, Espanha, o beato HONESTO MARIA (Francisco Oujol Espinalt) religioso da Congregação dos irmãos das Escolas Cristas e mártir. (1936)
RAIMUNDA FOSSAS ROMANS, ADELFA SORO BÓ, TERESA PRAS MARTI, OTÍLIA ALONSO GONZALEZ e RAIMUNDA PERRAMÓN VILA, Beatas
Em Roma, a beata RAIMUNDA FOSSAS ROMANS, ADELFA SORO BÓ, TERESA PRAS MARTI, OTÍLIA ALONSO GONZALEZ e RAIMUNDA PERRAMÓN VILA, virgens da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata e mártires. (1936)
MARIA CLEMENTE DE JESUS CRUCIFICADO (Helena Staszewska), Beata
Em Aucwitz, Crac+óvia - Polónia, a Beata MARIA CLEMENTE DE JESUS CRUCIFICADO (Helena Staszewska) virgem da Ordem de Santa Úrsula e máertir que, durante o furor da guerra, foi encarcerada no desumano campo de extermínio onde moirreu vítima dos tormentos suportados pela fé cristã. (1943)
Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e ainda eventualmente através dos sites:
Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral,
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.