CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Nº 4 2 8 3
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 1 3)
31 DE JULHO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 6 8)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
INÁCIO DE LOYOLA, Santo
«Tinha alma maior que o mundo», diz GREGÓRIO XV na Bula da canonização e, na oração litúrgica do Santo, diz a Igreja que o Santo teve como missão propagar a maior glória do seu nome. A característica do ideal apostólico de Santo INÁCIO está na promoção da maior glória, que foi a substância verdadeira da sua actividade. A maior glória diante da simples glória; o acto intenso em oposição ao remisso, o assinalar-se e distinguir-se no serviço do Rei Eterno, que está bem longe do mero contentar de alma; o afeiçoar-se intensamente e fazer oblações de maior estima e momento, procurando sempre todo o serviço e glória da sua Divina Majestade.
A Vida de Santo INÁCIO divide-se em três períodos que reflectem a grandeza da alma, a ascensão constante até ao cume. Nos trinta primeiros anos - 1491 a 1521 - foi cortesão e pecador, soldado vão e doidivanas. Desde 1521 até 1540 fez-se penitente, estudante e peregrino do ideal da maior glória de Deus. Em
O mais novo de doze irmãos «
«
Para os seus sonhos de ambição humana encontrou protector no nobre cavaleiro de Arévalo,
Um dia vai sozinho pelo ,passeio duma rua e diante dele vem uma «fila» de gente que não lhe cede a passagem, mas o empurra contra a parede. INÁCIO puxa da espada e arremete contra todos, disposto a matar e a morrer em defesa da sua honra.
Siitiada Pamplona pelos Franceses, INÁCIO está ali como capitão. O perigo é grande. Não há sacerdote e ele pede perdão a Deus e confessa os seus pecados a um companheiro. Tanta é a sua fé de cristão!
O comandante HERRERA e outros capitães querem render-se. INÁCIO interpõe-se e o seu valor impõe a resistência até ao fim. Só ao cair ferido por uma bala de canhão, se rende Pamplona ao inimigo francês. Caído o corpo, a alma continua de pé. Teve de sofrer tratamentos dolorosíssimos; os ossos desencaixados houveram de ser reconduzidos ao lugar próprio. «Nunca disse uma palavra, nem mostrou outro sinal de dor senão apertar muito os punhos».
Tinha-lhe ficado um osso «
Na longa convalescença de LOIOLA, cai-lhe providencialmente nas mãos a Vida de Cristo e dos Santos. A alma começa a abrir-se-lhe para um mundo novo de grandeza. Se na noite do mundo, queria ser o primeiro, agora no dia da conversão precisa também de sobressair.
«São FRANCISCO fez isto, pois eu tenho de fazer o mesmo. São DOMINGOS isto, pois eu também tenho de o fazer».
Mesmo antes da confissão geral, que lhe levou três dias, não o preocupavam tanto os pecados, quanto o fazer coisas grandes por Deus. Para imitar os Santos, deixa a casa e os vestuários ricos, e esconde-se numa cova, nos hospitais; veste um saco de penitência, deixa crescer o cabelo e até as unhas; faz sete horas de oração ao dia e passa uma semana completa sem provar nem beber nada. Durante uma noite inteira vela armas de pé, diante da Senhora dos seus novos ideais amores,
Tinha pensado em ficar na Terra Santa para a conversão dos Turcos, mas foi vontade de Deus que voltasse, e compreendeu em Barcelona que devia estudar por causa do apostolado. Entrou em aulas de latim com meninos de 10 e 12 anos, quando ele contava 33; ao mestre, que usava de certas considerações, pediu de joelhos para o castigar todas as vezes que não soubesse a lição.
Para os estudos de filosofia e teologia, peregrinou até Alcalá, Salamanca e Paris, exercitando o apostolado e a pregação, dando esmolas a estudantes pobres com o dinheiro que mendigava para a sua vida. O ideal da maior glória de Deus vai tomando cada dia formas mais concretas. Os primeiros companheiros de Alcalá e Salamanca deixam-no; é em Paris que vai encontrar os que hão-de ser capitães da Companhia de Jesus, que ele dirigirá como general. O primeiro que se lhe juntou, para nunca o deixar, foi
O conceito de Santo INÁCIO sobre o mundo é guerreiro. Em Deus está o Imperador, tudo deve convergir para a sua glória. O Generalíssimo, na terra, é o Papa; por isso, coloca aos pés do
Foi necessário conquistar os novos povos descobertos e reconquistar os antigos paganizados. Requeriam-se batalhas e requeriam-se soldados que trabalhassem muito, comessem pouco, dormissem mal e lutassem de contínuo.
«
Sob o governo de Santo INÁCIO desde 1540 até 1556, em que morre em Roma, a Companhia de Jesus consolida-se e expande-se; combate as primeiras e mais gloriosas batalhas pela maior glória de Deus. É a última das religiões, mas o primeiro dos missionários. XAVIER, leva a fé até ao centro do Japão; outros espalham-se pelas ilhas da Oceania, nunca visitadas pelo zelo apostólico; outros chegam ao Indostão, Brasil e Etiópia. Santo INÁCIO a
«
GERMANO DE AUXERRE, Santo
Nasceu este São GERMANO na cidade de Auxerre, de pais nobres,. Desde menino, deu-se ao estudo das letras. Depois dirigiu-se a Roma para estudar direito canónico, no qual saiu eruditíssimo. Também se dedicou ao civil, tornando-se advogado distinto. Casou com uma senhora rica; pelo seu talento e habilidade, desempenhou cargos elevados.
(...)
CALÍMERO, Santo
Em Milão, na Transpadânia, hoje Lombardia - Itália, São CALIMERO bispo. (séc. II)
DEMÓCRITO, SEGUNDO e DIONÍSIO, Santos
Em Síneda, na Frígia, hoje Çifikasaba, na Turquia, os santos DEMÓCRITO, SEGUNDO e DIONÍSIO mártires. (séc. III)
FÁBIO DE CESAREIA, Santo
Em Cesareia na Mauritânia hoje Cherchell, na Argélia, São FÁBIO mártir que foi encarcerado por ter recusado levar a insignia do governador numa assembleia geral da província e, como perseverava na confissão da fé em Cristo, foi condenado á morte pelo ujiuiz. (303>)
TERTULIANO, Santo
PEDRO CRISÓLOGO, Santo
Em Ímola, Flamínia - Itália o passamento de
HELENA DA SUÉCIA, Santa
Em Skovde, na Suécia, santa HELENA viúva que, injustamente assassinada é considerada mártir. (1150)
JOÃO COLOMBÍNI, Beato
Em Acquapendente, na Toscana hoje no Lácio - Itália, o passamento de beato JOÃO COLOMBINI rico comerciante de vestuário que se converteu à pobreza e reuniu os seus discípulos na Ordem dos Jesuatos, cujos membros quis transformar em pobres de Cristo e esposos da senhora Pobreza. (1307)
EVERARDO HAUSE, Beato
Em Londres, Inglaterra o Beato EVERARDO HAUSE presbitero e mártir que desde o dia em que professou a fé católica, a guardou sempre fielmente , a difundiu entre os seus concidadãos e no reinado de Isabel I, a confirmou com o glorioso martir em Tyburn. (1581)
NICOLAU FUKUNAGA KEIAN, Beato
Em Nishizaha, no Japão o Beato NICOLAU FUKUNAGA KEIAN religioso da Companhia fde jesus e márytir. (1633)
JOÃO FRANCISCO JARRIGE DE LA MORELIE DU BREUIL, Beato
Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França - o Beato TJOÃO FRANCISCO JARRIGE DE LA MORELIE DU BREUIL, presbitero de Limoges e mártir, que, durante a grande perseguição contra a Igreja foi encarcerado em condições desumanas por causa do seu sacerdócio e morreu contagiado por uma enfermidade incurável. (1794)
PEDRO DOAN CONG QUY e MANUEL PHUNG, Beatos
Em Cay Met, Saigão, Cochinchina hoje Vietname, os santos PEDRO DOAN CONG OUY presbitero e MANUEL PHUNG mártires que, depois de cerca de sete meses de cárcere, foram decapitados no tempo do imperador Tu Duc por serem cristãos. (1859)
JUSTINO DE JACOBIS, Santo
No vale de Alighede, na Etiópia,
DIONÍSIO VICENTE RAMOS e FRANCISCO REMON JÁTIVA, Beatos
Em Granollers - Barcelona, Espanha, os beatos DIONÍSIO VICENTE RAMOS e FRANCISCO REMON JÁTIVA mártires. (1936)
JAIME BUCH CANALS, Beato
Em Valência, Espanha, o beato JAIME BUCH CANALS religioso da Congregação dos irmãos das Escolas Cristas e mártir. (1936)
ESPERANÇA DA CRUZ (Teresa Subirá Sanjaume) e companheiras DANIELA DE SÃO BARNABÉ (Vicenta Achurra Gogenola), GABRIELA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (Francisca Pons Sardá) e MARIA DO REFÚGIO DE SANTO ÂNGELO (Maria Roqueta Serra), Beatas
Em La Arrabassada - Barcelona - Espanha, as beatas ESPERANÇA DA CRUZ (Teresa Subirá Sanjaume) e companheiras DANIELA DE SÃO BARNABÉ (Vicenta Achurra Gogenola), GABRIELA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (Francisca Pons Sardá) e MARIA DO REFÚGIO DE SANTO ÂNGELO (Maria Roqueta Serra) virgens da Congregação das irmãs carmelitas Missionárias e mártires (1936)
NAZÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO (Nazário del Valle González) e companheiros PEDRO JOSÉ DOS SAGRADOS CORAÇÕES (Pedro José Jiménez Vallejo), RAIMUNDO DE NOSSA SENHORA DO CARMO (José Grijaldo Medel), MELCHIOR DO MENINO JESUS (Melchior Martin Monge), FÉLIX DE NOSSA SENHORA DO CARMO (Luís Gómez de Pablo), PLÁCIDO DO MENINO JESUS (José Luís Collado Oliver) e DANIEL DA SAGRADA PAIXÃO (Daniel Mora Nine), Beatos
Em Toledo, Espanha, os beatos NAZÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO (Nazário del Valle González) e companheiros PEDRO JOSÉ DOS SAGRADOS CORAÇÕES (Pedro José Jiménez Vallejo), RAIMUNDO DE NOSSA SENHORA DO CARMO (José Grijaldo Medel), MELCHIOR DO MENINO JESUS (Melchior Martin Monge), FÉLIX DE NOSSA SENHORA DO CARMO (Luís Gómez de Pablo), PLÁCIDO DO MENINO JESUS (José Luís Collado Oliver) e DANIEL DA SAGRADA PAIXÃO (Daniel Mora Nine) da Orem dos carmelitas descalços e mártires (1936)
PRUDÊNCIO DA CRUZ (Prudêncio Gueréquiz Guezuraga) e SEGUNDO DE SANTA TERESA (Segundo Garcia Cabezas), Beatos
Em Andújar - Jaén, Espanha, os beatos PRUDÊNCIO DA CRUZ (Prudêncio Gueréquiz Guezuraga) e SEGUNDO DE SANTA TERESA (Segundo Garcia Cabezas) presbiteros da Ordem da Santíssima Trindade e mártires (1936)
VITÓRIO (Martinho Anglés Oliveras), Beato
Em Paracuellos del Jarama - Madrid - Espanha, o beato VITÓRIO (Martinho Anglés Oliveras) religioso da Congregação dos irmãos das Escolas Cristas e mártir. (1936)
MIGUEL OZICNLOWSKI, Beato
Em Dachau, Munique, Baviera na Alemanha o beato MIGUEL OZICNLOWSKI, presbitero e mártir que deportado da Polónia sua pátria, dominada por um regime hostil à religião, por causa da fé foi encarcerado num campo de concentração e duramente torturado, consumou o seu martírio (9142)
FRANCISCO STRYJAS, Beato
Em Kalisz, na Polónia, o beato FRANCISCO STRYJAS mártir, que na mesma perseguição, esvaído por muitos suplícios, foi gloriosamente ao encontro do Senhor (1943)
SIDÓNIA (Cecília Schelingova), Beata
Em Trnava, na Eslováquia, a beata SIDÓNIA (Cecília Schelingova) virgem da Congregação das irmãs da Caridade de Santa Cruz e mártir que, em tempo de extrema hostilidade contra a Igreja na sua nação, por ter protegido um sacerdote sofreu muitas tribulações no corpo e no espírito e, finalmente consumida pela enfermidade, resplandeceu como inquebrantável e alegre testemunha de Cristo (1955)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.