domingo, 24 de julho de 2022

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - LEITURAS - 24 DE JULHO DE 2022

  XVII DOMINGO DO 


                            TEMPO COMUM

                            


24 DE JULHO DE 2022



LEITURA DO LIVRO DO GÉNESIS

    Gen 18, 20-32


Naqueles dias, disse o Senhor: 

«O clamor contra Sodoma e Gomorra é tão forte, o seu pecado é tão grave que Eu vou descer para verificar se o clamor que chegou até Mim corresponde inteiramente às suas obras. 

Se sim ou não, hei-de sabê-lo». 

Os homens que tinham vindo à residência de Abraão dirigiram-se então para Sodoma, enquanto o Senhor continuava junto de Abraão. 

Este aproximou-se e disse: 

«Irás destruir o justo com o pecador? 

Talvez haja cinquenta justos na cidade. 

Matá-los-ás a todos? 

Não perdoarás a essa cidade, por causa dos cinquenta justos que nela residem? 

Longe de Ti fazer tal coisa; dar a morte ao justo e ao pecador, de modo que o justo e o pecador tenham a mesma sorte!

Longe de Ti! 

O juiz de toda a terra não fará justiça?» 

O Senhor respondeu-lhe: 

«Se encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a toda a cidade por causa deles». 

Abraão insistiu: 

«Atrevo-me a falar ao meu Senhor, eu que não passo de pó e cinza: talvez para cinquenta justos faltem cinco. 

Por causa de cinco, destruirás toda a cidade?» 

O Senhor respondeu: 

«Não a destruirei se lá encontrar quarenta e cinco justos». 

Abraão insistiu mais uma vez: 

«Talvez não se encontrem nela mais de quarenta». 

O Senhor respondeu: 

«Não a destruirei em atenção a esses quarenta».

 Abraão disse ainda: 

«Se o meu Senhor não levar a mal, falarei mais uma vez: Talvez haja lá trinta justos». 

O Senhor respondeu: 

«Não farei a destruição, se lá encontrar esses trinta».

 Abraão insistiu novamente: 

«Atrevo-me ainda a falar ao meu Senhor: Talvez não se encontrem lá mais de vinte justos». 

O Senhor respondeu: 

«Não destruirei a cidade em atenção a esses vinte».

 Abraão prosseguiu: 

«Se o meu Senhor não levar a mal, falarei ainda desta vez: talvez não se encontrem senão dez». 

O Senhor respondeu: 

«Em atenção a esses dez, não destruirei a cidade».


SALMO RESPONSORIAL


Salmo137 (138)


REFRÃO


Quando Vos invoco sempre me atendeis, Senhor.


(Repete-se) 


Quando Vos invoco sempre me atendeis, Senhor.



1


De todo o coração, Senhor, eu vos dou graças,

porque ouvistes as palavras da minha boca.

Na presença dos Anjos hei-de cantar-Vos

e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo.


2


Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, 

porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.

Quando Vos invoquei, me respondestes,

aumentastes a fortaleza da minha alma.

 3


O Senhor é excelso e olha para o humilde,

ao soberbo conhee-o de longe.

Ño meio da tribulação Vós me conservais a vida,

Vós me ajudais contra os meus inimigos.


 4


A vossa mão direita me salvará,

o Senhor completará o que em meu auxílio começou.

Senhor, a vossa bondade é eterna,

não abandoneis a obra das vossas mãos.


LEITURA DA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO

SÃO PAULO AOS COLOSSENSES 


Col 2, 12-14

 

Irmãos:

Sepultados com Cristo no baptismo, também com Ele fostes ressuscitados pela fé que tivestes no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos. 

Quando estáveis mortos nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, Deus fez que voltásseis à vida com Cristo e perdoou-nos todas as nossas faltas. 

Anulou o documento da nossa dívida, com as suas disposições contra nós, suprimiu-o, cravando-o na cruz.


Palavra do Senhor.



EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS


 Lc 11, 1-13


Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. 

Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: 

«Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». 

Disse-lhes Jesus: 

«Quando orardes, dizei

"Pai, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nosso pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação". 

Disse-lhes ainda: 

«Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer

"Amigo, empresta-nos três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar". 

Ele poderá responder lá de dentro

"Não me incomodes: a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães!" 

Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos,  por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. 

Também vos digo. 

Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; bastei à porta e abrir-se-vos-á. porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. 

Se um de vós for pai de um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? 

E, se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? 

Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espirito Santo àqueles que Lho pedem!».


PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM


DOMINGO - 24 DE JULHO DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...