Portugal junta-se a vários países da Europa, África e Ásia que promovem acções semelhantes sob o mote "Levanta-te e faz barulho".
:: NOTÍCIAS RELACIONADAS
Crise obriga a esforço adicional para alcançar Objectivos do Milénio
Realiza-se este sábado, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa "Levanta-te Porto", uma acção que visa despertar a população para a fome e a pobreza no mundo.
As acções previstas pretendem assinalar a realização da Cimeira das Nações Unidas sobre os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), que decorre em Nova Iorque, entre os dias 20 e 22.
Às 14h00, começa uma marcha pela cidade do Porto no Instituto Superior de Engenharia (ISEP) e no Instituto Politécnico (IPP), que termina na Avenida dos Aliados. Os participantes irão vestir t-shirts alusivas aos oito Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.
O teatro de rua "O som das Estrelas", a orquestra de saxofones "Vento do Norte" e o "Grupo Raízes" prometem animar a tarde, sendo que, para a noite, está programado um baile, que conta com a presença de Zé Pedro, guitarrista dos "Xutos & Pontapés" no papel de DJ.
Com esta iniciativa, Portugal junta-se a vários países da Europa, África e Ásia que, no mesmo dia e em simultâneo, promovem acções semelhantes sob o mote "Levanta-te e faz barulho".
O evento é apoiado pela Campanha do Milénio da ONU em Portugal – Objectivo 2015 e por diversas entidades, entre elas a Federação Académica e a Câmara Municipal do Porto.
O objectivo desta iniciativa é relembrar os pressupostos da Declaração do Milénio, assinada pelos principais países mundiais (incluindo Portugal) há dez anos e que os organizadores entendem não estar a ser cumpridos.
No documento, os 189 países comprometeram-se a lutar contra a pobreza e a fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus da SIDA. Assumiram, ainda, o compromisso de melhorar o acesso à educação melhorado, cuidados de saúde universais e à água potável.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=120655
Transcrito com a devida vénia do site http://www.rr.pt
por António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.