domingo, 4 de setembro de 2011

Nº 1032-2 - A Religião de Jesus - 23º Domingo do Tempo Comum - 4 de Setembro de 2011

Nº 1032-2

Do livro , de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:

tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

4 de Setembro de 2011

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Mt 18, 15-20

«Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. Se não te der ouvidos, toma contigo ainda uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e se ele recusar a atender a própria Igreja seja para ti como um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem na terra, para pedirem qualquer coisa, obtê-la-ão de Meu Pai que está nos céus. Pois onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, Eu estou no meio deles».

1. O problema, que se apresenta neste evangelho, é o problema do perdão dos pecados. O texto começa apresentando a situação do que peca (“Se teu irmão peca…”: Eàn dè amartèsan eis sè ó adelphós sou). Se ocorre que outro de ofende, que solução tem isso? Jesus não faz menção de nenhum ritual, nem do recurso a uma personagem sagrada, com poderes para perdoar em nome de Deus. Jesus é muito claro; se um ofende ou faz dano a outro, não há mais que uma solução: que se reconciliem entre eles, quer dizer, que se perdoem mutuamente.

2. O dado capital é que o perdão mútuo, entre hum,anos, é também o perdão de Deus. Por isso o texto diz: “o que atardes na terra, fica atado no céu…”. E mais, Jesus acrescenta que “se dois de vós se puserem de acordo… Porque onde dois ou três estiverem reunidos…, ali estou no meio deles”. O que une as pessoas, une com Deus. Ou noutras palavras, “onde duas pessoas se unem, Deus se une com elas”.

3. A intervenção da autoridade eclesiástica (primeiro, o bispo e a partir do século VIII, os presbíteros) introduziu-se relativamente cedo, já no século III. Mas consta historicamente que sempre se admitiu o perdão concedido pela bênção de um laico, um costume que sobrevive, com segurança, até ao século XVI. Santo Inácio de Loiola, na sua Autobiografia, conta que, numa situação de apuro, se confessou a um soldado. Em todo o caso, a confissão auricular detalhada dos pecados a um sacerdote não está documentada dogmaticamente. Foi uma decisão disciplinar do concílio de Trento, baseada num facto historicamente falso (que sempre existiu esse tipo de confissão) e num argumento também falso (que o sacerdote actua como juiz, um cargo que Jesus jamais concedeu a seus apóstolos).

Compilação por

António Fonseca

http://bibliaonline.com.br/acf

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

NOTA FINAL:

Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.

http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 789 - SÉRIE DE 2024 - Nº (265) - SANTOS DE CADA DIA - NÚMERO ( 3 2 0 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 265º  Número da S...