sábado, 15 de abril de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (74) - 15 DE ABRIL DE 2017


Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia de SAO NICOLAU  /  SAO NICOLAU


74.  Capela da IGREJA PRIVATIVA DA 
ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO


    
Rua Mousinho da Silveira, 66





Interior da IGREJA PRIVATIVA DA 
ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO


Tecto da nave central da Igreja






A actual Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, do Porto foi o primeiro templo de estilo neoclássico construído na cidade. 
A construção da Igreja começou em 1794
A planta é de António Pinto Miranda
A frontaria é dividida em dois andares e rematada por um frontão. 
Entre as colunas que ladeiam a porta ficam as estátuas da Humildade e Penitência da autoria de Manuel Joaquim Alves de Sousa Altão e passados à pedra por Bernardino Moreira
No fastígio à Estátua da Fé e, a ladeá-la, as da Esperança e Caridade, modeladas pelo barrista João José Braga e esculpidas por Bernardino Moreira.
O interior de uma só nave é coberta por uma abóboda em berço com pinturas alegóricas da autoria de José Teixeira, 1800-1803
O retábulo da capela-mor foi riscado pelo Arquitecto Pinto de Miranda e executada pelo entalhador Manuel Moreira da Silva em 1795
Os altares colaterais são obra de Luís Chiari que foi encarregado de os fazer em 1798, bem como os cadeirais para a Mesa Administrativa, as grades da Capela-mor, as frestas ou tribunas e as portas de toda a igreja. 
Actualmente desta Igreja está destinada a cerimónias religiosas.

                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...