segunda-feira, 24 de abril de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (83) - 24 DE ABRIL DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia da SÉ - NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO


83.  Igreja do Colégio de NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA


    
Avenida Rodrigues de Freitas




Interior da Igreja do Colégio de NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA











A Instituição do Recolhimento de Órfãs de Nossa Senhora da Esperança (actual Colégio Nossa Senhora da Esperança) remonta à primeira metade do século XVIII tendo o edifício sido alvo de várias empreitadas que se prolongaram até ao século XIX.
A Igreja encontra-se ao centro, enquadrada por dois corpos laterais simétricos. 
Acredita-se na intervenção de Nicolau Nasoni apesar do seu nome não surgir na documentação, nomeadamente na comparação que revela traços comuns, entre muitos dos elementos aqui utilizados e outras obras seguramente desenhadas por Nasoni
O templo tem ao centro o portal, encimado por frontão interrompido pelo nicho com  a imagem de Nossa Senhora da Esperança, padroeira da Instituição. 
No interior, uma cornija sobre as janelas anima a superfície parietal, coberta por abóboda de berço. Tem coro alto com órgão de tubos, várias capelas laterais e uma capela-mor com alguma profundidade, exibindo um retábulo de talha dourada de grande imponência. 
A linguagem barroca afirma-se tanto na arquitectura , como em todos os elementos no interior.

                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...