terça-feira, 25 de abril de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (84) - 25 DE ABRIL DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia NOSSA SENHORA DA BOAVISTA


84.  Igreja Paroquial da NOSSA SENHORA DA BOAVISTA


    
Rua Azevedo Coutinho, 103




Interior da Igreja Paroquial da NOSSA SENHORA DA BOAVISTA











Onde se situa actualmente o Centro Paroquial esteve, durante alguns anos o Seminário Missionário do Padre Dehon, que foi transferido em 1972 para Fânzeres, Gondomar.
A pequena capela do Seminário começou a abrir-se à comunidade local e, a curto-prazo, tornou-se pequena para acolher todos os que a procuravam. Assim, em 31 de Maio de 1973, é constituída a Paróquia Experimental Nossa Senhora da Boavista pelo Bispo Dom António Ferreira Gomes, tendo sido nomeado Pároco o Padre José Carrara.
Em Dezembro de 1977, dão-se a benção e lançamento da primeira pedra da Igreja Paroquial pelo Padre Serafim Ferreira da Silva, à época Vigário Geral da Diocese do Porto
A edificação do templo foi acompanhada e assinada pelo arquitecto Agostinho Ricca, pelo mestre Júlio Resende, pelo escultor Zulmiro de Carvalho e pelo pintor Francisco Laranjo, sendo a Igreja uma peça representativa da arquitectura religiosa e da arte sacra moderna. 
A Igreja foi inaugurada em 31 de Maio de 1981 - Dia da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel - pelo então Bispo do Porto Dom António Ferreira Gomes.
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boavista é um marco na moderna arquitectura religiosa no Porto, pelo despojamento do betão descofrado aparente nas paredes e nos tectos e pelo modo como aproveita a luz natural para iluminar o presbitério. Mas também por conter um Cristo, uma Via-Sacra e vitrais da autoria de Júlio Resende.

                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...