domingo, 23 de abril de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (82) - 23 DE ABRIL DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia da SÉ - NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO


82.  Capela dos ALFAIATES ou 
Capela de NOSSA SENHORA DE AGOSTO


    
Rua do Sol




Interior da Capela dos ALFAIATES ou 
Capela de NOSSA SENHORA DE AGOSTO











Em meados do século XVI, a Irmandade dos Alfaiates do Porto dá início à construção duma capela, com o risco do mestre Manuel Luís, para os seus padroeiros - o São BOM HOMEM e NOSSA SENHORA DE AGOSTO, situada no espaço fronteiro à Sé. 
Em 1934, devido a uma proposta de urbanização da Sé, a capela maneirista foi trasladada para a actual localização. 
A capela de planta rectangular tem na fachada um portal maneirista, com arco de volta perfeita ladeado por colunas, encimado por um nicho que alberga uma escultura de NOSSA SENHORA DE AGOSTO
Por cima deste conjunto tem uma grande janela com grade de ferro. 
O interior possui nave única coberta por abóboda abatida em granito e o arco triunfal, ladeado por pilastras jónicas, abre para a capela-mor revestida por abóboda de canhão. 
Ao centro, o retábulo de talha dourada de linhas maneiristas é composto por um conjunto de oito painéis com episódios da vida da Virgem e do Menino. Estes estão atribuídos à oficina de Francisco Correia.

                         



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...