segunda-feira, 12 de junho de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (133) - 12 DE JUNHO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia de PARANHOS - SÃO VERÍSSIMO


133.  Capela do Bom Pastor









Interior da Capela do Bom Pastor




Com a implantação do Centro de Apoio Social do Porto, do Instituto de Acção Social das Forças Armadas, nas antigas instalações do Quartel do Bom Pastor, em Abril de 2002, foi dado um importante passo para apoiar a família militar no Norte de Portugal, nomeadamente em relação aos mais velhos e carenciados. 
Para permitir o apoio espiritual à Comunidade cristã, foi erigida uma Capela, que, dado o seu enquadramento histórico, foi dedicada ao 
"Bom Pastor". 
A Irmã Maria do Divino Coração, Maria Droste Zú Vischering, chegou ao Porto em 1894, onde foi colocada como Superiora da Casa da Congregação das Religiosas da Caridade do Bom Pastor. 
A cerimónia da sagração da Capela do "Bom Pastor" foi realizada em 23 de Junho de 2008 por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Dom Januário Torgal Ferreira
A execução desta Obra deve-se ao esforço do tenente General Frutuoso Pires Mateus, á data Presidente do Conselho de Administração do IASFA e do arquitecto Armando Santos Pimenta
Para além da sua beleza arquitectónica, devemos destacar um conjunto de 10 vitrais em sentido destrógeno em redor do interior da Capela que convida os crentes a percorrer um caminho de reflexão sobre imagens, que quando interiorizadas no íntimo de cada ser humano, conduzindo à prática do Bem, objectivo último da humanidade.
                         




Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...