quarta-feira, 14 de junho de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (135) - 14 DE JUNHO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia de SANTO ILDEFONSO


135.  Igreja Paroquial de Santo Ildefonso ou
Igreja de Santo Ildefonso

Praça da Batalha





Interior da Igreja Paroquial de Santo Ildefonso ou
Igreja de Santo Ildefonso







No início do século XVIII, a ermida de Santo Ildefonso corria perigo de ruína total. esta acabou por ser demolida em 1709
Nesse mesmo ano, começou a edificação da actual Igreja de Santo Ildefonso
No dia 17 de Julho de 1739, é inaugurada e benzida a nova Igreja de Santo Ildefonso e no dia 19 de Julho foram, trasladados para a nova Igreja, o Santíssimo Sacramento e as imagens sacras. 
A Igreja de Santo Ildefonso, de planta poligonal (octógono alongado) é uma Igreja do século XVIII, estilo declinante da Renascença. 
Tem uma fachada regular, flanqueada por duas torres sineiras com dentilhões nas cornijas, rematadas em cada face por esferas e frontões de fantasia. 
No interior, a nave é poligonal rematada com um tecto de estuques ornamentais. 
O altar-mor e os seus ornamentos estão orientados para o sentido sacramental, a Eucaristia
Reforça esta intenção a tela do padroeiro, um santo exemplar no apelo a este sacramento. 
O retábulo tem o risco de Nicolau Nasoni
Os azulejos da fachada da Igreja, em número de cerca de 11 000, têm a data de 23 de Novembro de 1932, com a assinatura de Jorge Colaço e representam coisas da vida de Santo Ildefonso e do Evangelho
Os vitrais têm a data de 1967 e a autoria é do Mestre Isolino Vaz
O Órgão de Tubos, de Manuel de Sá Couto, é de 1811 e está localizado sobre a parede do coro alto da Igreja, tendo uma caixa de madeira pintada e espongeada, com ornamentos dourados.
                         




Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...