segunda-feira, 26 de junho de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA DE 2017 - (147) - 26 DE JUNHO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1 de Fevereiro, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia da SENHORA DA CONCEIÇÃO


147.  Capela do Hospital de Santa Maria

Capela Privada

Rua de Camões, 906











Interior da  Capela do Hospital de Santa Maria

Capela Privada






No dia 8 de Setembro de 1888, Dia da Natividade de Nossa Senhora, as Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, abrem um Hospital destinado ao internamento e tratamento de doentes, sobretudo para pessoas idosas e a doentes pobres. 
A Capela sempre esteve situada em lugar nobre do Hospital: é semipública, aberta a todos os fiéis e cumpre as Normas da Igreja em vigor para o serviço de culto. 
A par do cuidado da saúde física e assistência, a saúde espiritual foi sempre uma preocupação para esta Entidade Religiosa
Ao longo de mais de 125 anos de vida do Hospital, a Capela foi sofrendo algumas remodelações e actualizações sendo a penúltima vez nos anos 70, para cumprimento das Normas propostas pela Igreja, após a realização do Concílio Vaticano II; a mais recente e profunda remodelação foi concluída no ano de 2010
O projecto é de autoria do Arquitecto Augusto Mouta
A Capela conserva um coro, que faz memória da sua antiguidade, possui um espaço amplo, para os doentes que utilizam cadeiras de rodas ou cama e uma claraboia sobre o altar que permite a entrada de luz natural. Sobre a porta principal, há um vitral atribuído à Irmã Maria Rita de Jesus, cujo processo de canonização está a decorrer em Roma. 
É titular da Capela e do Hospital a Imaculada Conceição, daí o nome atribuído, Santa Maria.
                         




Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...