domingo, 22 de janeiro de 2023

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - LEITURAS - 22 DE JANEIRO DE 2023

                             III DOMINGO DO TEMPO COMUM 

                                     ANO A


22 DE JANEIRO DE 2023


LEITURA DO LIVRO DE ISAÍAS

Is  8, 23b - 9, 3 (9, 1-4)


Assim como no tempo passado, foi humilhada a terra de Zabulão e de Neftali, também no futuro será coberto de glória o caminho do mar, o Além do Jordão, a Galileia dos gentios. 

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;

 para aqueles que habitavam nas sombras da morte, uma luz se levantou. 

Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. 

Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos. 

Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor.


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 26 (27)


REFRÃO


O Senhor é minha luz e salvação.


(Repete-se) 


O Senhor é minha luz e salvação.



1


O Senhor é minha luz e salvação:

a quem hei-de temer?

O Senhor é protector da minha vida:

de quem hei-de ter medo?



2


Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:

habitar na casa do Senhor

todos os dias da minha vida,

para gozar da suavidade do Senhor

é visitar o seu santuário.


 3


Espero vir a contemplar 

a bondade do Senhor, na terra dos vivos.

Confia no Senhor, sê forte.

Tem confiança e confia no Senhor.




LEITURA DA PRIMEIRA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS

1 Cor 1, 10-13.17

 

«Irmãos:

Rogo-vos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir. 

Eu soube, meus irmãos, pela gente de Cloé, que há divisões entre vós, que há entre vós quem diga: 

"Eu sou de Paulo", "eu de Apolo", "eu de Pedro", "eu de Cristo",

Estará Cristo dividido? 

Porventura, Paulo foi crucificado por vós ? 

Foi em nome de Paulo que recebestes o Baptismo ? 

Na verdade, Cristo não me enviou para baptizar, mas para anunciar o Evangelho; não, porém, com sabedoria de palavras, a fim de não desvirtuar a cruz de Cristo.



Palavra do Senhor.


EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS


Mt 4, 12-23


Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. 

Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. 

Assim  se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: 

«Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz: para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». 

Desde então, Jesus começou a pregar: 

"Arrepende-vos, porque está próximo o reino dos Céus". Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 

Disse-lhes Jesus: 

«Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens».

Eles deixaram logo as redes e seguiram-n'O. 

Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. 

Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n'O.

Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.


PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



IIi DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANO A



DOMINGO - 2 DE JANEIRO DE 2023 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...