Caros Amigos
16º ano com início na edição
Nº 5 102
NOTA:
Hoje inicia-se nova numeração anual
Este é portanto o
Vigésimo Segundo Número
da Série de 2023
e o Nº 0 7 7
do 16º ano
Todas as biografias podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga;
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
Foto de 1-Maio-2022
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 5 1 7 9 (*)
22 DE JANEIRO DE 2023
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 7 7)
16º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
VICENTE, Santo
Mártir (304)
SÃO VICENTE, diácono de Saragoça e mártir, que na perseguição do imperador Diocleciano, depois de padecer cárceres, fome, o cavalete e ferros incandescentes, terminou invicto o glorioso combate em Valência - Hispânia Cartaginense - hoje Espanha e subiu ao Céu para gozar o prémio do seu martirio. (304)
GUALTER DE BRUGES, Beato
Bispo (1225-1307)
Nasceu em Bruges - Bélgica, em 1225, e faleceu em Poitiers, em 1307. Depois de ser provincial dos Franciscanos, foi constituido, contra a sua vontade, bispo de Poitiers. Como tal, por justos motivos e apoiado pelo papa, excomungou o ambicioso Bertrão de Got, bispo de Bordéus, seu sufragâneo. Disto se lembrou este quando cingiu a tiara papal sob o nome de CLEMENTE V (1305-1314); um dos seus primeiros cuidados esteve em destituir GUALTER e prendê-lo no convento dos Frades menores de Poitiers. O Bispo destituido mostrou grande paciência. Mas, ao falecer, apelou para o juizo de Deus e mostrou vontade de que o seu apelo fosse colocado, a par do crucifixo, no seu caixão. Quando CLEMENTE V o veio a saber, dirigiu-se a Poitiers, mandou abrir o caixão, leu o documento e tornou a colocar o pergaminho onde estava; em seguida retirou-se, depois de ordenar que fosse levantado à sua custa um mausoléu ao servo de Deus.
CLEMENTE V foi quem transferiu o papado de Roma para Avinhão (1308) e quem permitiu que Filipe o Belo destruisse a ordem dos templários (1312)
VICENTE PALLÓTTI, Santo
Fundador (1795-1850)
Em Roma, São VICENTE PALLÓTTI presbitero, fundador da Sociedade do Apostolado Católico, que com as suas obras e escritos incitou à vocação de todos os baptizados em Cristo para trabalhar generosamente pela Igreja. (1850)
JOSÉ NASCIMBENI, Beato
Fundador (1851-1922)
Em Castelletto del Garda, Venéto, Itália, o beato JOSÉ NASCIMBÉNI presbitero fundador do Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Familia. (1922)
VALÉRIO de Saragoça, Santo
Bispo (305-315)
Comemoração de São VALÉRIO bispo de Saragoça, na Hispânia Tarraconense, hoje Espanha que participou no Primeiro Concilio de Elvira e, conduzido para Valência juntamente com São VICENTE foi enviado para o exílio. (305/315)
GAUDÊNCIO de Novara, Santo
Bispo (418)
Em Novara, na Ligúria, hoje no Piemonte, Itália, São GAUDÊNCIO considerado o primeiro bispo desta sede episcopal. (418)
ANASTÁSIO de Sergiópolis, Santo
Monge e mártir (628)
Em Sergiopólis, na Pérsia, hoje Iraque, a paixão de Santo ANASTÁSIO monge e mártir que depois dos numerosos tormentos que tinha padecido em Cesareia da Palestina foi torturado com muitos suplicios por Cósroas, rei dos Persas e, finalmente, depois de presenciar a morte de 70 companheiros foi estrangulado junto ao rio Eufrates e decapitado. (628)
BERNARDO de Romans, Santo
Bispo (842)
No mosteiro de Romans, junto ao rio Isére, nos Alpes, França, o sepultamento de São BERNARDO bispo de Vienne, que, tendo passado da milicia de Carlos Magno para a milicia de Cristo, distribuiu pelos pobres a fortuna herdada do seu pai e construiu dois cenóbios, o de Ambournay e o de Romans,onde terminou a sua vida. (842)
DOMINGOS DE SORA, Santo
Abade (1031)
Em Sora, no Lácio, Itália, São DOMINGOS abade que fundou mosteiros em várias regiões de Itália e reconduziu outros à obserrvância regular com o seu espirito de reformador. (1031)
MARIA MANCINI de Pisa, Beata
Viúva (1431) (1696)
Em Pisa, na Etrúria, Toscana, Itália a beata MARIA MANCINI que, depois de enviuvar duas vezses e ter perdido todos os filhos, por conselho de Santa CATARINA DE SENA seguiu a vida comunitária no mosteiro de São Doimingos ao qual presidiu durante dez anos. (1431)
ANTÓNIO DELLA CHIESA, Beato
Presbitero (1458)
Em Como, na Lombardia, Itália, o Beato ANTÓNIO DELLA CHIESA presbitero da Ordem dos Pregadores que reformou a vida regular em alguns conventos e acompanhando a fragilidade humana com indigência e corrigindo-a com firmeza. (1459)
GUILHERME PATENSON, Beato
Presbitero e mártir (1592)
Em Londres, Inglaterra, o beato GUILHERME PATENSON presbitero e mártir que no reinado de Isabel I, foi condenado à morte por causa do seu sacerdócio; no cárcere ainda reconciliou com a Igreja seis dos seus companheiros de prisão; finalmente, decapitado na praça de Tyburn consumou o glorioso martirio. (1592)
FRANCISCO GIL DE FREDERICH, Beato
MATEUS AFONSO DE LEZINIANA, Beato
Presbiteroe Mártires (1745)
Em Tonquijm, Vietname os santos FRANCISCO GIL DE FREDERICH e MATEUS AFONSO DE LEZINNIANA, presbiteros da Ordem dos Pregadores e mártires, que no reinado de Trinh Doanh, depois de persistente pregação do Evangelho, continuada no cárcere, morreram gloriosamente por Cristo ao fio da espada. (1745)
GUILHERME JOSÉ CHAMINADE, Beato
Presbitero e fundador (1850)
Em Bordéus, França, o beato GUILHERME JOSÉ CHAMINADE presbitero que exerceu com audácia o seu zelo pastoral clandestinamente duranhte muto tempo e, procurando congregar os fiéis leigos para promover o culto da Virgem Santa Maria e as missões exteriores, fundou o Instituto das Filhas de Maria Imaculada e a Sociedade de Maria. (1850)
LAURA VICUNHA, Beata
Virgem (1904)
Em Junin de los Andes, Argentina, a beata LAURA VICUNHA, virgem, natural de Santiago do Chile e aluna do Instituto de Maria Auxiliadora, que aos treze anos ofereceu a Deus a sua vida pela conversão de sua mãe. (1904)
LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, Beato
Pai de família (1931)
Em Viena, Áustria, o Beato LADISLAU BATTYÁNY-STRATTMANN, pai de família que, dando testemunho do Evangelho, tanto na vida familiar como na sociedade civil, pela santidade da sua vida e das suas obras, honrou como cristão o nome e dignidade de médico e com grande caridade se dedicou à assistência dos enfermos, para os quais fundou hospitais, onde recebia, sem atitude alguma de vanglória, apenas pobres e indigentes. (1931)
*************
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.