quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Nº 5 183 - SÉRIE DE 2023 - SANTOS DE CADA DIA - 26 DE JANEIRO DE 2023 - (NÚMERO 0 8 1 ) DO 16º ANO

   Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Vigésimo Sexto Número

da Série de 2023

e o Nº  0  8  1


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
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Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  8  3


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  2  6)



 
26  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  8  1)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



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Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

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TIMÓTEO de Éfeso, Santo
Bispo de Éfeso e companheiro de São PAULO



São TIMÓTEO, primeiro Bispo de Éfeso, a quem, São PAULO em muitos lugares das suas cartas chama seu discipulo caríssimo, seu amado filho e seu irmão, era  muito provavelmente natural de Listra, na Licaónia, provincia da Ásia Menor.
O pai de TIMÓTEO era gentio, e a mãe, que se chamava EUNICE, judia. Tinha abraçado a religião cristã, assim como LÓIDE, avó de TIMÓTEO. Isto por ocasião da primeira viagem que São PAULO e São BARNABÉ fizeram a Listra.
Tanto EUNICE como LÓIDE, distinguiam-se muito pelo zelo e piedade. O mesmo Apóstolo São PAULO dá testemunho da fé de ambas quando escreve: 
«Desejo ver-te para me encher de alegria, trazendo à memória aquela fé que há em ti, não fingida, a qual habitou primeiro, não só, em tua avó LÓIDE, mas também em tua mãe EUNICE (2 Tim 1, 4-5).
Foi TIMÓTEO educado na fé e na piedade, bem como na ciência das Sagradas Letras, a cujo estudo se entregou desde criança: e tanto nele progrediu que - ao voltar São PAULO segunda vez a Listra. em companhia de SILAS - encontrou TIMÓTEO já homem formado na virtude, e por isso o escolheu para companheiro de peregrinações e trabalhos, na pregação do Evangelho.
Começou por fazer que TIMÓTEO fosse circuncidado, não porque entendesse que este rito fosse de utilidade, mas para o habilitar a pregar a fé aos inúmeráveis judeus que havia naquela provincia, os quais, doutro modo, fugiriam dele, tendo-o por infiel. E desde então, embora TIMÓTEO fosse muito jovem ainda, São PAULO considerou-o sempre como seu companheiro no apostolado, como coadjutor e como irmão.
A estima em que o tinha, a ternura com que o amava ressaltam do elogio com que o Apóstolo fala dele nas suas cartas: Escrevendo aos Coríntios, diz São PAULO
Se aí chegar TIMÓTEO, cuidai que esteja sem temor entre vós, porque trabalha na obra do Senhor assim como eu (2 Cor 26.10). 
E no prólogo da Epístola qie dirige aos fiéis  da cidade de Filipos, iguala-o consigo mesmo, dizendo:
PAULO e TIMÓTEO servos de Jesus Cristo a todos os santos em Jesus Cristo, que estão em Filipos: 
O mesmo repete na Epístola aos Tessalonicenses. E outra vez aos de Filipos:
Espero todavia no Senhor Jesus enviar-vos brevemente TIMÓTEO, para que também eu esteja satisfeito, sabendo o que vos diz respeito. Porque não tenho ninguém tão unido de coração comigo e que mostre com sincero afecto cuidado por vós. Realmente todos buscam os seus interesses e não os que pertencem a Jesus Cristo. E como prova disso, sabei que, como um filho ajuda seu pai, serviu comigo no Evangelho (Fil 2, 19). 
Finalmente, escrevendi aos Coiossenses, começa deste  modo:
 PAULO, Apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, e TIMÓTEO, irmão.
A primeira viagem que São TIMÓTEO fez em companu9ia de São PAULO foi à proíncia da Macedónia, onde tomou grande parte nas conversões que ali operou o Senhor por meio do seu Apóstolo. Seguiu-o depois a todas as cidades daquela Provincia até Bereia, onde São PAULO o deixou com SILAS, considerando-o muito idóneo para trabalhar naquela recente vinha do Senhor e para confirmar os fiéis na fé.
Achando-se, o Apóstolo em Atenas, chamou TIMÓTEO para o ajudar naquela nova messe: porém, tendo notícia de que eram malttratados os cristãos de Tessalónica, enviou-lhes o seu querido discipulo para os fortalecer e preparar para a perseguição que já ameaçava a Igreja.
Mais tarde, foi TIMÓTEO encontrar São PAULO na cidade de Corinto e acompanhou-o em odas as viagens que fez a Jerusalém, Grécia, Macedónia, Acaia, Ásia e Roma. compartilhando, por assim dizer, dos trabalhos que este grande Apóstolo sofria por Jesus Cristo.
Se TIMÓTEO tomoiu tão grande parte nos trabalhos de São PAULO, não a teve menor nas suas conquistas. Estando o Apóstolo em Roma, enviou-o a visitar diferetets Igrejas particulares, nas quais fez bens imensos pela glória de Jesus Cristo. Regressando a Filipos, foi ali preso pela fé, e pelo mesmo motivo tratado rudemente, o que muito o consolou por se lembrar que sofria por Jesus.
Posto em liberdade, foi ter imediatamente com São PAULO, que se achava em Roma, e em seguida fez com ele outra viagem ao Oriente. Chegados a Éfeso, separaram-se por algum tempo.
São PAULO conhecendo a grande necessidade que esta Igreja tinha dum pastor que particularmente se encarregasse dos seus destinos, comunicou-lhe a graça episcopal pela imposição das mãos. Tendo o Apóstolo de partir para a Macedónia, ordenou-lhe que se opusesse com todo o vigor à doutrina errónea que alguns procuravam espalhar, que regulasse as orações públicas e vigiasse pelo,procedimento de todos os fiéis. A ambos custou muito separarem-se, e somente se resolveram por compreenderem que tinham de preferir os interesses da Igreja de Jesus às complacências particulares.
Não pôde São PAULO estar muito tempo sem escrever ao seu amado discipulo. Na carta que lhe mandou, conhece-se a ternura paternal que sempre conservava para com TIMÓTEO. Nela acentua as principais obrigações do bispo e as qualidades que devem aqueles que houverem de ser escolhidos para o ministério sagrado. Exorta-o a reprimir os falsos doutores que, sob hipócritas aparências e com palavras novas e artificiosas, procuram introduzir doutrinas dissolventes e corromper os costumes. Mostra-lhe os deveres de todos os cristãos em geral, sem distinção de condições ou estados. 
Quero, dizia, que a todos se torne familiar a oração e que a saibam fazer a Deus em todo o lugar e tempo; e que as mulheres vistam honestamente, adornando-se com pudor e modéstia, e não com cabelos encrespados, ou com ouro, ou pérolas ou vestidos custosos; que os ricos não sejam soberbos, nem ponham as suas esperanças nas riquezas vãs e perecedoiras, mas sim na bondade de Deus, que nos dá os bens em anundância; que sejam ricos em boas obras, com suas esmolas e liberalidades
Finalmente exorta o seu discipulo a que seja ele mesmo exemplo dos demais fiéis, servindo-lhes de modelo com regulatidaede de vida e a pureza de costumes. Todavia aconselha-o a que modere as suas excessivas penitências e ordena-lhe que beba um pouco de vinho por causa da sua grande fraqueza de estômago e dos achaques de que padecia.
Voltando do Oriente, o Apóstolo passou por Éfeso para ver o seu querido discipulo; e quando chegou a Roma escreveu-lhe uma segunda Epístola. 
Não te envergonhes, dizia-lhe, de dar testemunho de Nosso Senhor, nem de mim que estou em prisões pelo seu amor
Anima-o depois a que esteja firme nas contradições e perseguições dos falsos doutores e dos falsos irmãos. 
Conserva, lhe diz, com cuidado o depóisito da fé, e da sã doutrina que aprendeste de mim. Prega, repreende, roga, admoesta com toda a paciência. Cumpre com diligência o teu ministério e não te desalentem as contradições. Virá tempo em que o prurido de ouvir novidades fará que busque cada um, mestres que lhe falem ao seu paladar e desejos. Haverá homens cheios de amor próprio e de vícios que, com aparência de piedade ou com exterioridades de virtude, serão inimigos da religião. Deste número são os que se insinuam nas casas para dogmatizar e introduzir o erro, valendo-se de mulheres carregadas de pecados 4e arrastadas de diversas paixões, para dar crédito à sua perversa doutrina.

TIMÓTEO não foi somente discipulo de São PAULO, mas em certo modo se pode dizer que o foi também de São JOÃO, porque, tendo-se retirado para Éfeso o Discipulo Amado, que dali governava todas as Igrejas da Ásia, não o amou menos que São PAULO e distinguiu-o dando-lhe uma espécie  de inspecção geral sobre as Igrejas Asiáticas.
Supoe-se que São TIMÓTEO foi aquele anjo da igreja de Éfeso, de quem o mesmo Evangelista fala no seu Apocalipse, louvando-o muito pelo horror com que olhava os hereges, pelo zelo com que trabalha na vinha do Senhor, e pelo muito que havia padecido em promover a glória de Deus. Exorta-o depois a renovar o seu fervor, como São PAULO o tinha exortado na sua carta a que fizesse reviver a graça que tinha recebido pela imposição das mãos, quando foi ordenado.
Depois do desterro de São JOÃO, pouco tempo esteve o santo bispo na cadeira episcopal de Éfeso, porque bem cedo se lhe ofereceu ocasião de mostrar o seu zelo, reprimindo as dissoluções brutais que os pagãos cometiam numa das festas chamada Catagógia.
Por este motivo, segundo uma tradição muito antiga, foi preso, arrastado pelas ruas da cidade e por último apedrejado e espancado. Os seus discipulos retiraram-no semimorto e, condizido a um monte próximo, aí consumou o seu martirio na perseguição de Domiciano ou Nerva. Como fiel depositário dos tesouros que lhe confiara São PAULO cumpriu até à moirte o conselho do mestre: 
«Ó TIMÓTEO, guarda o depósito que te confiei».





TITO de Corinto, Santo
Bispo de Corinto e companheiro de São PAULO

A festa de São TITO entrou no Missal Romano no ano de 1854, no tempo de PIO IX. Sobretudo os Padres Gregos apresentam extraordinárias ponderações sobre a santidade e o zelo deste discípulo predilecto do Apóstolo das Gentes; e os bizantinos dão-lhe mesmo o título de Apóstolo, seguindo São PAULO que lhe chama «apóstolo das igrejas e glória de Cristo». A sua basilica da ilha de Creta remonta pelo menos ao século VI.
Nada sabemos ao certo sobre a sua origem e lugar de nascimento. Uns dão-no como natural de Creta; São JOÃO CRISÓSTOMO como de Corinto; e as Actas de TECLA, no século II, como de Icónio. Outros julgam que nasceu em Antioquia, pois foi lá que se reqacionou com São PAULO e se converteu à fé. Uma coisa é certa: que era gentio, não judeu; e é probabílissimo que se tenha convertido devido à pregação de São PAULO, pois este chama-lhe «filho verdadeiro seu, segundo a fé».
Pelo ano de 48 a 50, subiu São PAULO a Jerusalém para o Concílio e levou TITO, apresentou-o aos Apóstolos e opôs-se energicamente a que fosse circuncidado, como desejavam os cristãos judaizantes.
Na terceira viagem apostólica, TITO substituiu SILAS, cristão de Jerusalém, e segue constamente São PAULO nas suas várias missões e fundações. Os dois detiveram-se longamente em Éfeso, e daqui passou TITO a Corinto com uma incumbência dificil. Devia substituir TIMÓTEO, carácter mais suave e ingénuo, pacificar os ânimos dos fiéis e organizar a colecta para os pobres de Jerusalém. O zelo, a ponderação e a energia conseguiram a finalidade que São PAULO se propusera. A paz voltou à Igreja de Corinto e todos ficaram reconhecidos ao missionário.
SÃO PAULO seguira, com verdadeira inquietação, o desempenho de tal incumbência, pois reconhecia quanto era melindrosa. Não ficou sossegado enquanto não conheceu os felizes resultados e deu o ósculo da paz ao discípulo, na Macedónia. Aqui trocaram impressões e PAULO animou-se a destinar TITO para uma segunda viagem a Corinto, onde anunciasse a sua próxima chegada e completasse a recolha das esmolas que devia levar ele próprio a Jerusalém.
Já não volta São LUCAS  a falar de TITO. Sem as pastorais de São PAULO perderíamos completamente os vestígios deles, dum dos operários mais notáveis da Igreja primitiva.
A carta a TITO, escrita nprovavelmente da Macedónia depois da viagem à Hispânia, pelo ano de 65, não revela que tenha ficado á frente da Igreja de Creta. São-lhe dadas instruções para que proveja de bons superiores aqueles fiéis  saía depressa a caminho do Epiro, onde PAULO conta invernar na cidade de Nicópolis.
TITO encontrou dificuldades grandes no seu apostolado, sobretudo por parte dos judeus, sempre inimigos da propagação do Evangelho. Teve de seguir as indicações de São PAULO e pôr-se a caminho para o Epiro. O mestre e o discipulo encontraram-se na Dalmácia, quando foi escrita a segunda carta a TIMÓTEO.
Õs factos posteriores relativos a este grande companheiro de São PAULO, são-nos desconhecidos. EUSÉBIO, TEODORETO e SANTO ISIDORO dizem-nos que voltou a Creta e continuou evangelizando aquelas gentes até à morte. São JERÓNIMO acrescenta que manteve sempre a castidade virginal.
TITO deve ter sido o mais idoso e experimentado do que TIMÓTEO, o outro companheiro inseparável de São PAULO. Não sendo judeu, teve mais aceitação entre os cristãos de origem pagã. Filho querido, irmão e precioso colaborador de São PAULO, seguiu sempre pelos caminhos deste, os do Evangelho, os de Cristo.



MIGUEL KOZAL, Beato
Bispo - (1893-1943)


 Perto de Munique, Baviera , Alemanha, o Beato MIGUEL KOZAL bispo auxiliar de Wloclawek e mártir que sob o regime nazi, por assumir a defesa da fé e da liberdade da Igreja, passou com invencível paciência encerrado três anos no campo de concentração de Dachau, até que finalmente ai consumou o seu martirio. (1943)


TEÓGENES de Hipona, Santo
Mártir (257)


Em Hipona, na Numídia, hoje Annaba, Argélia, São TEÓGENES mártir sobre o qual Santo AGOSTINHO proferiu um sermão ao povo. (257)



PAULA de Belém da Judeia, Santa 
Viúva e mãe da Beata EUSTÓQUIO (404)


Em Belém de Judeia, Santa PAULA viúva, de nobilíssima família senatorial, que renunciou ao mundo, distribuiu aos pobres os seus bens e com a Beata EUSTÓQUIO, virgem, sua filha se recolheu no presépio do Senhor. (404)


XENOFONTE, MARIA, JOÃO e ARCÁDIO, Santos
Pai, Mãe e filhos (séc. VI)


Em Jerusalém, os santos XENOFONTE e MARIA e seus filhos JOÃO e ARCÁDIO, que, abdicando da sua dignidade senatorial e de amplíssima fortuna, professaram com unânime fervor, segundo a tradição, a vida monástica na Cidade Santa. (séc. VI)


ALBERICO de Cister, Santo
Abade (1109)


Em Cister, na Borgonha, França, Santo ALBERICO, abade, foi um dos primeiros monges vindos de Molesmes para o novo mosteiro, que depois, eleito seu abade, o dirigiu com sumo ardor e prudência, ensinando e dando exemplo de perfeita vida monástica, com verdadeiro amor à Regra e aos imãos. (1109)


AGOSTINHO ERLANDSSON 
(Eynstein Erlandsson), Santo
Bispo (1188)

Em Trondheim, Noruega, Santo AGOSTINHO ERLANDSON (Eynstein Erlandsson) bispo, que defendeu contra os soberanos a Igreja que lhe foi confiada e a fortaleceu com admirável diligência. (1188)


MARIA DE LA DIVE, Beata
Viúva e mártir (1794)

Em Angers, França a Beata MARIA DE LA DIVE mártir, que, sendo viúva durante a Revolução Francesa foi decapitada na guilhotina por causa da sua fideidade à Igreja. (1794)


GABRIEL MARIA ALLEGRA, Beato
Presbitero (1976)

Em Hong Kong, o Beato GABRIEL MARIA ALLEGRA presbitero da Ordem dos Frades Menores, insigne estudioso e anunciador da Sagrada Escritura, que compôs a versão de toda a Bíblia em língua chinesa. (1976)



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Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



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ANTÓNIO FONSECA

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