sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Nº 5 177 - - SÉRIE DE 2023 - (Nº 020) - SANTOS DE CADA DIA - 20 DE JANEIRO DE 2023 - (NÚMERO 0 7 5 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Vigésimo Número

da Série de 2023

e o Nº  0  7  5


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  7  7 (*)


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  2  0)



 
20  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  7  5)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****





FABIÃO ou FABIANO, Santo
Papa e mártir (250)



São FABIÃO ou FABIANO, papa e mártir, que por intervenção divina foi chamado do laicado ao pontificado e, depois de dar glorioso exemplo de fé e virtude, sofreu o martirio na perseguição do imperador Décio. São CIPRIANO faz o elogio do seu combate, afirmando que ele deu testemunho insigne e irrepreensivel no governo da Igreja. O seu corpo foi neste dia sepultado em Roma, junto da Via Ápia, no cemitério de Calisto. (250)



SEBASTIÃO, Santo
Mártir (288)


 São SEBASTIÃO, mártir que, oriundo de Milão, partiu para Roma, como refere Santo AMBRÓSIO, onde grassavam violentas perseguições e aí sofreu o martirio. Na Urbe romana, para onde tinha vindo como hóspede, obteve o seu corpo domicilio de imortalidade perpétua. Neste dia foi depositado nas Catacumbas de Roma ((séc. IV)



EUSTÓQUIO CALAFATO, Santa
Religiosa (1434-1485)

Em Messina, Sicília, Itália, Santa EUSTÓQUIO CALAFATO virgem abadessa da Ordem de Santa Clara, que se dedicou com grande energia a restaurar a primitiva disciplina da vida regular e promover a imitação de Cristo segundo a tradição de São FRANCISCO. (1485)


JOSÉ FREINADEMETZ, S. V. D. , Beato
Sacerdote (1852-1908)

"As crianças reclamam pão e não há quem lho reparta" (Lm 4, 4). Ao ouvir estas palavras JOSÉ FREINADEMETEZ pensou de si para consigo: 
«Quão ingente multidão de homens que, pela carência de missionários, não conhecem ainda o pão da vida nem podem escutar a palavra de Deus». 
Estas considerações calaram tão fundo na alma do Servo de Deus que vão traçar o rumo da sua vida.
Nasceu ele a 15 de Abril de 1852 em Badia, na Áustria. No mesmo dia foi baptizado e recebeu o nome de JOSÉ. Desde criança aprendeu as línguas rético-romana e italiana. Aos doze anos começou a estudar o alemão, afim de ingressar no seminário. Graças à força de vontade, que lhe era natural, ultrapassou todas as dificiuldadee e enfileirou sempre entre os primeiros da classe. A 25 de Julho de 1875 ordenou-se sacerdote e assumiu as funções de professor e catequista na paróquia de São Martinho. Lá entregou-se principalmente à instrução e educação dos jovens. Decorridos dois anos, pediu licença ao Bispo para se consagrar às missões estrangeiras. O Prelado, em 1878, acedeu ao seu pedido. Com esse fim ingressou no seminário de Steyl, na Holanda (hoje Países Baixos) fundado e dirigido pelo Servo de Deus, ARNALDO JANSSEN.
Tendo feito voto de obediência, partiu no ano seguinte para Hong-Kong onde se preparou para a missão da China. Entregou-se e alma e coração ao estudo da língua e costumes chineses, convencido de que era o meio mais adequado para fazer apostolado. Fez-se assim chinês como os chineses, como PAULO se fez tudo para todos a fim de salvar a todos (1 Cor 0, 22).
Foi operário infatigável na vinha do Senhor, percorrendo de lés a lés o Vicariato de Shantung Meridional. Pôs especial empenho na formação de catequistas. Tendo-lhe sido confiada a regência do seminário, a sua maior preocupação era que os sacerdotes chineses saíssem bem formados. Ele próprio os acompanhava nos primeiros anos de ministérios pastorais.
O Bispo recorria  a ele sempre que fosse necessário para dar início a uma nova cristandade entre pagãos. Nesses casos, o Padre JOSÉ procurava juntar-se aos mais pobres e humildes, compartilhando a sua  vida a fim de lhes dar a conhecer as riquezas do Reino de Deus. Preparava depois os catecúmenos para o Baptismo e demais sacramentos. Quando a missão estava já em franco progresso, entregava-a alegremente a qualquer missionário, para ir recomeçar o trabalho noutro ponto do país. Não é fácil avaliar os trabalhos, angústias, moléstias, doenças, dores fisicas e morais suportadas pelo Servo de Deus nesses anos de missionário. Apesar da sua fraca saúde, foi operário incansavel, buscando forças na prolongada oração diária. Se o não encontrassem no quarto, era certo encontrá-lo na capela. 
Em 1900 foi designado Superior de toda a missão. No desempenho do seu  cargo, pôs todo o empenho para que os seus confrades consagrassem tempo diário à oração e todos os anos fizessem exercicios espirituais. Fez suas as palavras de São PAULO «Quanto a mim, de muito boa vontade darei o que é meu e dar-me-ei a mim mesmo pelas vossas almas» (2 Cor 12, 15).
Era prudente e afável, sem deixar de ser enérgico, quando necessário, sobretudo com os negligentes no cumprimento dos própios deveres, qualquer que fosse a sua idade ou dignidade. 
Por trinta anos ininterruptos deu provas de perfeita fidelidade ao seu Instituto. Missionou até à morte. que ocorreu a 28 de janeiro de 1908, devido ao mal do tifo, que o contagiou no trato de um doente. 
A fama de santidade que o aureolava em vida confirmou-se depois da morte com milagres, que foram oficialmente reconhecidos pela Igreja. Foi beatificado por PAULO VI a 19 de Outubro de 1975.
AAS 43 (1951) 684-6; 62 (1970) 787-91; 68 (1976) 247-50.





ASCLAS de Antínoo, Santo 
Bispo (1835-1906)


Em Antínoo, na Tebaida, Egipto, Santo ASCLAS mártir que perante o governador não temeu as suas ameaças, afirmando que o seu maior temor era desprezar a Cristo e, depois de vários tormentos, foi lançado ao rio. (séc. IV)



NEÓFITO de Niceia, Santo
Mártir - séc. II


Em Niceia, Bitínia, hoje Izmiy, Turquia, são NEÓFITO mártir. (séc. IV)


EUTÍMIO da Palestina, Santo
Presbitero e abade - 390


Na Palestina, Santo EUTÍMIO abade que sendo natural da Arménia e consagrado a Deus desde a infância, partiu para Jerusalém e, depois de passar muitos anos na solidão, foi até à morte sempre firme e diligente na humildade e caridade e insigne na observância da disciplina. (473)

VOLSTANO de Worcester, Santo
Presbitero e abade - séc. V

Em Worcester, Inglaterra, São VOLSTANO bispo que chamado do claustro à sede episcopal desta cidade, associou os hábitos monásticos ao zelo pastoral, dedicando-se com diligência a visitar as paróquias. fomentar a edificação de igrejas e favorecer a formação cultural e condenar a venalidade. (1095)


BENTO RICASÓLI, Santo
Bispo (409)

Em Coltibuono, na Etrúria, Toscana, Italia, São BENTO RICASÓLI eremita da Congregação de Valumbrosa. (1107)


HENRIQUE da Finlândia, Santo
Irmãs, virgems e fundadoras (580)

Na Finlândia, Santo HENRIQUE bispo e mártir que sendo natural de Inglaterra, recebeu o encargo de governar a Igreja de Upsala, dedicando-se com grande zelo à evangelização dis Finlandeses; por fim, foi cruelmente morto por um homicida, que ele tinha tentado corrigir segundo a disciplina eclesiastica. (1157)




ÂNGELO de Roma, Beato
Abader . 593

Em Roma o Berato  ÂNGELO (Francisco Paóli) ptresbitero na Ordem dos Carmelitas. (1720)



ESTÊVÃO MIN KUK-KA, Santo
Bispo - 595

Em Seul, na Coreia, Santo ESTÊVÃO MIN KUK-KA mártir, que, sendo catequista foi degolado no cárcere em ódio à fé cristã. (1840)


BASÍLIO ANTÓNIO MARIA MOREAU, Beato
Bispo (762)

Em Le Mans. França, o Beato BASILIO ANTÓNIO MARIA MOREAU presbitero diocesano fiundador da Congregação de Santa Cruz. (1873)


MARIA CRISTINA DA IMACULADA (Adelaide Brando), Beata
Bispo - séc. X

Em Casória, Nápoles, Campãnia, Itália, a Beata MARIA CRISTINA DA IMNACULADA (Adelaide Brando) virgem que dedicou a sua vida à formação cristã das crianças e, por meio da Congregação das Irmãs Vítimas Expiatórias de Jesus Sacramentado, contribuiu intensamente para fomentar a adoração da Santissima Eucaristia. (1906



CIPRIANO (Miguel) IWENE TANSI, Beato
Bispo - séc. X

No mosteiro de Mount Saint Bernard, Leicester, Inglaterra, o Beato CIPRIANO (Miguel) IWENE TANSI presbitero da Ordem Ciusterciense que sendo natural de Onitska, na Nigéria, ainda jovem professou a fé cristã contra a vointade da família e, ordenado sacerdote, se dedicou com grande zelo ao trabalho pastoral até que, abraçando a vida monástica, mereceu consumar uma santa vida com uma santa morte. )((1964)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...