terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Nº 5 167 - SÉRIE DE 2023 - (Nº 010) - SANTOS DE CADA DIA - 19 DE JANEIRO DE 2023 - ((Nº 0 6 5) DO 16º ANO

    Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Décimo Número

da Série de 2023

e o Nº  0  6  5


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  6  7 (*)


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  1  0)




 
10  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  6  5)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****





GONÇALO DE AMARANTE, Beato
Confessor (1262)



 Pertencente à nobre família dos PEREIRAS, nasce GONÇALO no lugar da Arriconha, da freguesia de Tagilde, cerca de Guimarães, nos inícios do século XIII e vive nos reinados de Dom Afonso II, Dom Sancho II e Dom Afonso III, isto é, o périodo da formação de Portugal, em que se agregam e reforçam os elementos que hão-de acabar por ser os valores basilares da nacionallde através dos tempos.
Destinado à vida eclesiástica, depois de receber educação cuidadosa no convento beneditino do Pombeiro. vai para Braga durante alguns anos e ali o ordena presbitero o próprio Arcebispo, que o tem em grande apreço. Tanto assim que, apesar da extrema juventude ee GONÇALO, escolhei-o para abade de São Paio de Riba Vizela, junto à sua terra natal.
Gradualmente se apura, na reflexão e no estudo, o espírito singular do jovem sacerdote, que não tarda a erguer-se ao plano dos homens notáveis da 
época.
Vai, depois, em devota peregrinação a Roma, onde visita os túmulos do Apóstolos São PEDRO e São PAULO e donde parte para mais longinqua romagem - aos lugares santos de Jerusalém. É bem evidente haver-se lá o nflamado, ainda mais, o seu zelo apostólico, pois quando regressa ao País, é para correr as terras Entre-Douro-e-Minho e pronunciar em numerosa localidades ardentes e fervorosas prédicas confirmadas com milagres. Professa no Convento Dominicano de Guimaráes. Para GASPAR ESTAÇO, receberá mesmo a dignidade da Colegiada vimaranense. Mas não se fica ainda: vai, com outros companheiros de hábito, instalar-se em Amarante, ou melhor: no lugar onde outrora existiu um agregado próspero que desapareceu entre os incidentes e devastação das guerras.
Que faz de então para diante FREI GONÇALO? Trata de edificar a Capela de Nossa Senhora da Assunção,  num rochedo suspenso sobre o Tâmega. Há quem tambérm lhe atribuia  a construção de uma ponte sobre o mesmo rio. E toraa-.se o incansável professor de toda a gente humilde daquela zona, que pede auxílio, nevessita de enfermagem ou se acolhe à sua bondosa intercessão paa obter conforto e assistência. Assim procede enquanto lhe dura a vida, e por isso na altura da morte, que parece cair (segudo Frei LUÍS DE SOUSA) a 9 de Janeiro de 1262, todos o choram; todos guardam o culto da sua lembrança e das suas virtudes.
A festa de llitúrgica de São GONÇALO é concedida para Portugal pelos papas 
lio III e PIO IV. que o beatifica, segundo se supõe, a pedido do rei Dom João III, mas em 16 de Setembro de 1561, já depois da morte do Piedoso. O mesmo rei, em 1540, manda construir, no local da primitiva ermida, o sumptuoso templo e convento que ainda hoje existem. O corpo do Beato repousa na capela-mor, à esquerda de quem olha para o altar. O papa CLEMENTE X estendeu o ofício e a missa de São GONÇALO a toda a Ordem Dominicana (1671)-.
Espalha-se por toda a parte a fama dos milagres observados junto do seu túmulo. Era tal a mulidão de pegregrinos, trazidos pelas graças concedidas, que a vila repovoa-se gradualmente, até vir a converter-se num dos centros mais representativos e progressivos da regfoão duriense.
Pode-se dizer, pois, como um biógrafo sublinha, ser na verdade GONÇALO o segundo fundador da Amarante. E, num profundo sentimento que os séculos não enfraquecem, Amarante dedica-lhe, por isso mesmo, gratidão e devoção tão vivas hoje como há mais de  setecentos anos - quando partiu do mundo entre as bençãos e louvores dum povo a quem restituira a fé na vida e a vida da Fé.
A respeito da construção, em Amarante, da ponte sobre o Tâmega, que lhe é atribuida, eis o que encontrámos: 
Para evitar os perigos do rio e seus naufrágios, trata de atravessá-lo com uma sólida ponte qie ele, om exortaçõe e obra das suas próprias mãos, ajuda a construir.
Tanta bondade e beneficência tornaram-no célebre, e muito popular na sua devoção, até no Brasil, como o celebra o Pare ANTÓNIO VIEIRA no seu longo e engenhosos sermão de São GONÇALO
"Orava continuamemnte; mas, porque,de ordinário, para remediar os trabalhos humanos, não bastam as mãos ociosas, posto que levantadas a Deus,... rersolveu-se ao que nunca se atreveram os braços poderosos dos reis, que foi meter debaixo dos pés dos passageiros a braveza e fúria do Tãmega, que a tantos tinha tragado". E mais para o fim: 
"A ele encomendam os pastores, os gados, os lavradores, as sementeiras; a ele pedem o sol, a ele a chuva, e o santo, pelo império, que tem sobre os elementos, a seu tempo e fora, de tempo, os alegra com o despacho das suas petições".





GUILHERME DE BURGES, Santo
Bispo (1209)


São GUILHERME nasceu pelos meados do século XII,
Seu tio materno, PEDRO O EREMITA, pregador da 1ª Cruzada, encarregou-se da educação dele. Mal tinha abraçado o sacerdócio, logo o fizeram cónego da catedral de Soissons, e depois da de Paris. Mas dignidades pareciam-lhe 
titúlos muito onerosos e os beneficios eclesiasticos, de maior opulência, redes de maiores laços. Todos os seus anelos eram pelo deserto de Grão-Monte, que o encantava. Florescia ali, com todo o rigor da primitiva observãncia, a nova Ordem religiosa que Santo ESTÊVÃO tinha fundado no ano de 1076. GUILHERME pediu para ser admitido no mosteiro.O Superior, tomado de espanto à vista e tão grande virtude, não pôde deixar de lhe tecer os maiores elogios, diante do papa INOCÊNCIO iii e de muitos Prelados.
Dispunha-se o santo para fazer a profissão no Grão-Monte, quando se levantou enorme contenda entre os religiosos do coro e os irmãos converos.
Empregou o nosso santo toos os cuidados e desvelos, para restabelecer a paz e  e a união: foram, porém, inúteis os esforços. Finalmente, resolveu passar-se à Ordem de Cister. Tomou o hábito na Abadia de Pontinhi. Veio a professar com todo o fevor.
No sacrificio da Missa enternacia se tanto como se esto«ivese vendo o Crucificado no Calvário. 
A solidão constituia todas as suas delicias. Os Superiores, porém, atendendo ao grande conceito que faziam da sua sabedotis e piedade, nomearam-noa
 Abade de Fontain-Jean e depois de Chalis.
Não tinha ele outro pensamento senão o de se santificar com os seus religiisos, quando no ano de 1200 vagou a cátedra arquiepiscopal de Burges. Foi eleito para ela.
(...)


AGATÃO, Santo
Papa (681)


Nasceu em Palerrmo. na Sicília
(...)
Foi papa de 678 a 681.
(...)


IRMÃ FRANCISCA (Leónia) mDE SALES AVIAT, Beata
Religiossa (1844-1914)

Nasceu em França, na cidade de Sézanne, a 16 de setembri de 1844.
(...)





MILCÍADES, Santo
Papa (314)





PAULO DA TEBAIDA, Santo
Eremita (séc. IV)






GREGÓRIO DE NISSA, Santo
Irmão dee São BASILIO MAGNO(400)


Em 



JOÃO DE JERUSALÉM, Santo
Bispo (417)

Em 


PETRÓNIO de Die, Santo
Bispo (463)

Em 



MARCIANO de Constantinopla, Santo
Presbitero (471)

Em 


VALÉRIO de Limoges, Santo
Eremita - séc. VI)

Em 



DOMICIANO de Militene, Santo
Bispo (602)

Em 



ARCÔNCIO de Viviers, Santo
Bispo (740/5)

Em 




PEDRO URSÉOLO, Santo
Monge e Eremita (987/8)

Em 


BENINCASA de Cava di Tirréni, Beato
Abade (1194)

Em 


GREGÓRIO X, Santo
Papa (1276)

Em 



ANA DOS ANJOS MONTEAGUDO, Beata
Virgem (1682)

Em 




EGÍDIO (Bernardino di Bello), Beato
Religioiso e recluso (1518

Em Montcada, na Catalunha - Espanha, o beato JOSÉ MARIANO DOS ANJOS (Mariano Alarcón Ruiz) presbitero da Ordem dcos Carmelitas Descalços e mártir (1937)



MARIA DAS DORES RODRIGUEZ SOPEÑA, Beata
Virgem e fundadora (1918)

Em 


*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...