quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Nº 5 175 - SÉRIE DE 2023 - (Nº 018) - SANTOS DE CADA DIA - 18 DE JANEIRO DE 2023 (1º dia do Oitavário pela unidade da Igreja) - (NÚMERO 0 7 3 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual

Este é portanto o 

Décimo Oitavo Número

da Série de 2023

e o Nº  0  7  3


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  1  7  5 (*)


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  1  8)

Primeiro Dia do Oitavário 
pela Unidade da Igreja, 
até 25 de Janeiro




 
18  DE JANEIRO DE 2023




SANTOS DE CADA DIA




(Nº  0  7  3)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****





MARGARIDA DA HUNGRIA, Santa
Virgem (1242-1270)



 Em Budapeste, Hungria, Santa MARGARIDA virgem, filha do rei Bela IV que, prometida em voto a Deus pelos seus pais para libertar dos Tátrtaros a sua pátria, foi entregue em tenra idade às monjas ds Ordem dos Pregadores e ainda com a idade de doze anos se consagrou totalmente ao Senhor na profissão religiosa, procurando intensamente assemelhar-se a Cristo crucificado. (1270)



LIBERTO ou LEOBARDO de Tours, Santo
Recluso (593)


 Nascido na Alvérnia, França, faleceu também em França, em Tours, a 18 de janeiro de 593. Enquanto procurava conhecer a vocação que Deus lhe reservara, dava-se às belas letras. Não pensava em casamento. Mas um dia o pai comunicou-lhe que o tinha dado como noivo a quem era dotada "de qualidades de todo o género". Não querendo contrariar o pai, esperou. Entretanto este morreu, e LIBERTO ofereceu a sua noiva a um irmão. E dirigiu-se como peregrino a Tours, a fim de visitar o túmulo de São MARTINHO.
Lá conheceu o seu colega de província, São GREGÓRIO E TOUYRS. E comporeendeu que o mundo não era feito oara ele, mas encontraria a felicidade na solidão. Comprou uma gruta, que ampliou usando a picareta. Lá se estabeleceu, e foi para toda a vida. Lá orou, estudou a Sagrada Escritura, fabricou pergaminhos para ganhar o pão, e confortou almas aflitas que lhe vinham contar as mágoas. Livros, emprestava-lhos o seu santo amigo.
Este deixou-nos a narração da morte de LIBERTO
Adoeceu em Outubro. A seu pedido, escreveu GREGÓRIO, levei-lhe as eulogias (a Eucaristia). No principio do ano seguinte, LIBERTO pediu ao irmão, seu ajudante, que saísse da caverna; queria morrer só. "E foi assim que expirou; só, quer dizer,: unicamente na companhia dos anjos".




PRISCA ou PRISCILA, Santa
Virgem, mártir e discipula de São PAULO

O nome significa antiga, dos primeiros tempos. Segundo alguns, foi martirizada na época de Tibério (45-54); seria assim "a primeira mártir do Ocidente". Aos 13 anos, diz-se, foi baptizada em Roma por São PEDRO. Atribui-se-lhe ter sido sepultada nas catacumbas de Priscila; às quais terá dado o nome: PRISCILA é diminutivo de PRISCA
Em Roma, a comemoração de Santa PRISCA a cujo nome foi dedicada uma basilica no Monte Aventino. (499).
Outra tradição pretende que a mártir seja do século III, da perseguição de Cláudio II, o Gótico (268-270). Seja como for, o seu culto é dos mais antigos.

Irmão JAIME HILÁRIO BARBAL COSÁN, F. S. C., Beato
(1897-1917

Veio ao mundo em Enviny, na diocese de Urgel - Espanha a 2 de Janeiro de 1898. Depois de sete anos de estudos no seminário diocesano, sentindo vocação para a vida consagrada, escolheu o Instituto dos irmãos das Escolas Cristãs.  Entrou no noviciado de Mollerusa em setembro de 1916. Sendo um religioso exemplar, alegre, piedoso, de grande devoção ao Santíssimo e à Mãe de Deus, fez a profissão a 27 de Julho de 1919.
Dedicou-se ao ensino durante alguns anos, mas sendo atacado de surdez, passou a exercer as funções de cozinheiro e hortelão, sempre com simplicidade, alegria e humildade.
Tendo estalado a perssguição religiosa em Espanha, o Irmão JAIME HILÁRIO  foi preso no dia 24 de Agosto de 1936. Sofreu muitíssimo nas diversas prisões por onde passou até que a 18 de Janeiro de 1937 foi sacrificado pelos inimigos de Deus e da Igreja.
JOÃO PAULO II  na homilia da cerimónia de beatificação na Praça de São Pedro, a 29 de Abril de 1990, assim se referiu ao heróico Servo do Senhor.

«Juntamente com a comunidade exemplar de Turón, temos hoje a alegria de proclamar Beato outro Irmão das Escolas Cristãs, JAIME HILÁRIO, imolado em Tarragona em 1937. A trajectória excepcional deste religioso, modelo de homem de fé na constante busca da vontade de Deus, manifesta-se por caminhos insuspeitáveis. A fidelidade por ele aprendida de seus pais, num lar solidamente cristão, foi uma constante da sua vida. Do exemplo cristão de seus pais fizeram-nos testemunhos oignificativos, concretamente nas cartas dirigiudas à sua família. Assim se expressava ele em catalão, sua lingua vernácula:

"O meu pai é um cristão exemplar e modelo de cidadãos honrados. É irrepreensivel na sua conduta; nas suas palavras e procedimentos. A minha mãe, era uma santa. Viveu semeando por toda a parte doçura e amor. A recordação da minha mãe anima-me, ampara-me, segue-me e jamais se apagará de mim"

À luz destes testemunhhos se compreende melhor a importância que este educador e insigne catequista dava ao papel dos pais na educaçºão das crianças e dos jovens».
AAS 82 (1990) 456-60, lóss. rom. 6.5.1990



SUCESSO, PAULO e LÚCIO, Santos 
Mártires (259)


Em Crtago, hoje Tunísia, os santos mártires SUCESSO, PAULO e LÚCIO bispos que participaram no Concílio realizado nesta cidade e sofreram o martírio no tempo do imperador Décio. (259)



COSCÓNIO, ZENÃO e MELANIPO, Santos
Mártires (séc. III/IV)


Em Niceia, na Bitínia hoje Izmit, Turquia, os santos COSCÓNIO, ZENÃO e MELANIPO mártires. (séc. III/IV)


VOLUSIANO de Foix, Santo
Bispo - 498


Em Foix, na Gália Narbonense, França, o passamento de São VOLUSIANO bispo de Tours, que tendo sido feito prisioneiro pelos Godos, no exílio entregou o seu espírito a Deus. (498)


DEÍCOLO da Borgonha, Santo
Abade - séc. VII

No mosteiro de La Lure, na Birgonha, França, São DEÍCOLO abade que era natural da Irlanda e discipulo de São COLUMBANO e , segundo a tradição, fundou este mosteiro. (séc. VII)



BEATRIZ D'ESTE, Santa
Viúva e fundadoira - (1262)

Em Ferrara, na Emília, hoje Emília-Romanha, Itália, Santa BEATRIZ D'ESTE monja, que depois da morte do esposo, abandonou a nobreza do mundo e se dedicou a Deus no mosteiro por ela fundado sob a Regra de São Bento. (1262)



FÁCIO de Cremona, Beato
Penitente (1272)

Em Cremona, na Lombardia, Itália, o Beato FÁCIO que sendo ourives de profissão, veio de Verona para esta cidade onde se dedicou inteiramente à penitência, às peregrinações e ao cuidado dos enfermos. (1272)




ANDRÉ DE PESCHIERA GREGO, Beato
Presbitero - 1485

Em Morbegno, nos Alpes, Itália, o beato ANDRÉ DE PESCHIERA GREGO, presbitero da Ordem dos Pregadores que durante muito tenpo percorreu a pé toda a região, vivendo austeramente junto dos pobres e ganhando a afeição fraterna de todos. (1485)



CRISTINA (Matias) CICCARÉLLI, Beata
Virgem (1543)

Em L'Áquila nos Abruzzos, Itália, a Beata CRISTINA (Matias) CICCARÉLLI virgem da Ordem de Santo Agostinho. (1543)


REGINA PROTMANN, Beata
Virgem e fundadora (1613)

Em Braniewo, na Prússia, hoje Polónia, a Beata REGINA PROTMANN virgem que, movida poelo amor dos pobres, se dedicou intensamente ao serviço dos indigentes e fundou a Congregação das Irmãs de Santa Catarina. (1613)



FELICIDADE PRICET, Beata
MÓNICA PICHERY, Beata
CARLA LUCAS, Beata
VITÓRIA GUSTEAU, Beata
Mártires (1794)


Em Avrillé, Angers, França, as beatas FELICIDADE PRICET, MÓNICA PICHERY, CARLA LUCAS e VITÓRIA GUSTEAU mártires, que durante a perseguição da revolução Francesa, foram fuziladas pelo ódio à religião cristã. (1794)



MARIA TERESA FASCE 
(Maria Joana Fasce), Beata
Abadessqa (1947)

Em Cássia, Itália, a Beata MARIA TERESA FASCE (Maria Joana Fasce) abadessa da Ordem de Santo Agostinho, que aliou a ascese e contenplação às obras de caridade para com os peregrinos e indigentes. (1947)


*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...