Estamos no mês de Agosto no momento da separação para férias. Em Outubro seguinte, Le Prévost é atingido pela cólera e a sua convalescença prolonga-se por todo o mês de Novembro. Só estaria presente na Conferência da Caridade no dia 17 de Dezembo de 1833, como testemunharam as actas do Secretário-Geral Chaurand. Naquela época os vicentinos já eram 15. Dois meses mais tarde, em 4 de Fevereiro de 1834, Le Prévost pede "que a Sociedade se coloque sob a protecção de São Vicente de Paulo e celebre a sua festa, além de uma oração ser feita no início e no fim de cada reunião". Esta proposta correspondia aos desejos do conjunto dos vicentinos e, em particular, de Bailly, cuja familia venerava "Monsieur Vicent". É na assembleia de 8 de Dezembro de 1834 que o nome "Sociedade de São Vicente de Paulo" é escrito pela primeira vez.
A visita aos pobres, aos jovens presos, a responsabilidade assumida para com um grupo de orfãos, são outras tantas actividades em que encontramos o vicentino Le Prévost, que não esconde o seu entusiasmo, que se reflecte nas cartas da época: "Não saber a quem recorrer, com quem se entender, a fadiga, a vertigem e, depois, quando se deixa tudo, por esgotamento, ver tudo, à mercê do bom Deus, correr melhor, e chegar sem a gente, ao objectivo ..."
Vivendo geralmente longe de Paris, António Frederico Ozanam recusou o cargo de Vice-Presidente em 1835 - também em 1840 - e é Le Prévost que ocupa este lugar a partir de 8 de Dezembro de 1835 até 1839. No ano de 1835, o Conselho Directivo desdobra-se em dois: Conselho Geral e Conselho de Paris.
Le Prévost. membro do Conselho Geral, dele participará até Outubro de 1855. Como Presidente da Conferência Saint-Suplice, é membro de direito do Conselho de Paris. Durante mais de uma dezena de anos, nele desenvolverá todos os seus talentos de animador e organizador.
Leigos trabalhando
Nascido desta "querida Sociedade de São Vicente de Paulo", o Instituto de Jean-Léon Le Prévost tinha aprendido o que era o apostolado leigo. Os primeiros membros desta família religiosa tinham iniciado a caridade nas obras da Sociedade de São Vicente de Paulo. esta experiência tornava-se o ponto de partida de uma acção missionária rejuvenescedora e o início de uma tomada de consciência dos problemas sociais da época.
Em 1874, o Instituto contava com 64 religiosos empenhados no trabalho apostólico em 11 comunidades. Eis o segredo deste sucesso: "Os esforços deste pequeno número de homens são multiplicados na prática das obras por um processo que caracteriza o espírito do Instituto, e que consiste em fazer agir em toda a parte, ao redor de nós, um certo número de homens de classe dirigente que se instruem e se santificam, colaborando com os religiosos. Pode avaliar-se em 300, mais ou menos, o número destes auxiliares".
Ozanam tinha razão de querer preservar as Conferências do controlo clerical e conservar-lhes seu carácter leigo. O vicentino Le Prévost e o seu Instituto reconheciam a autonomia das associaçoes leigas, colocando-as no conjunto da vida eclesial.
Le Prévost descobriu muito cedo, e em grande parte graças à Sociedade de São Vicente de Paulo, que os leigos são membros por inteiro desta grande família eclesial, que são uma vanguarda missionária e chamados à perfeiçao evangélica.
Caridade é doação, entrega, despojamento. Para atingirmos a santificação devemos vivê-la. Assim Le Prévost definiu caridade: "Caridade: que palavra e que coisa sublime! ... Como o bom Mestre fez um lindo presente ao mundo quando veio trazer este fogo divino! Possamos, segundo seus designios, acendê-lo em seu nome ao redor de nós".
Resumo da vida de Le Prévost
1803 - Nascimento (10 de Agosto - Normandia)
1803 - Baptismo (7 de Setembro)
1825 - Conhece Victor Hugo, Lacordaire e Monalembert.
1833 - Ingressa na Sociedade de São Vicente de Paulo
1836 - Primeiro Presidente da Conferência de Saint-Sulpice
1840 - Membro do Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo
1844 - Fundador da "Obra da Sagrada Família"
1845 - Fundador dos "Religiosos de São Vicente de Paulo"
1860 - É ordenado sacerdote (22 de Dezembro)
1874 - Falecimento - 30 de Outubro, em Chavile
NOTA: Não sei porquê, não consigo transferir a imagem de Jean-Léon Prevóst. Se calhar esqueci-me de alguma coisa que devia ter feito, mas vou ver o que posso fazer para a publicar um dia destes.
De qualquer modo, vou publicar na mesma a sua biografia.
Os melhores cumprimentos Vicentinos
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.