CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Nº 4 2 9 3
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 2 3)
10 DE AGOSTO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 7 7)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
LOURENÇO, Santo
O papel dos diáconos na primitiva Igreja era de suma importância, comparável em muito àquele que hoje desempenham os cardeias da Cúria. Havia sete que ajudavam em tudo o Romano Pontífice, especialmente na celebração dos divinos mistérios.
O Arcediago ou primeiro dos diáconos era a personagem mais importante, logo abaixo do papa; administrava todos os bens da Igreja. Tudo o que é temporal dependia dele; dirigia a construção dos cemitérios, recebia as esmolas e conservava os arquivos. Dele dependiam em grande parte todo o clero romano, os confessores da fé, as viúvas, os órfãos e os pobres. Prevendo-se que viria a ocupar esse cargo, olhava-se para ele já como imediato sucessor do Pontífice reinante, do «seu papa», como dizem as inscrições. Referindo-se aos costumes da Igreja romana no século III, diz EULÓGIO DE ALEXANDRIA que o Arcediago subia ao trono pontifício em virtude dum costume inveterado e que ordená-lo sacerdote antes da sua eleição, seria tirar-lhe todas as possibilidades de ele chegar ao pontificado supremo.
Este era o cargo que em Roma ocupava, em meados dos século III, São LOURENÇO, espanhol, natural de Huesca. O martírio impediu-lhe chegar ao papado, mas deu-lhe outra glória maior, a de testemunha sangrenta em favor da fé em Cristo.
O papa SISTO II tinha sido morto, com quatro dos seus diáconos, no dia 6 de Agosto de 258, reinando Valeriano. Estava precisamente a celebrar os sagrados ritos no cemitério de CALISTO.
A tradição representa-nos São LOURENÇO a conversar com o seu Pontífice nos últimos momentos:
«Para onde segues, pai sem o teu filho? Para onde, ó sacerdote, sem o teu diácono?» -
«Filho meu, respondeu o papa, não julgues que te abandono. Maiores são os combates que te esperam. Não chores. a separação será só de três dias».
Os pormenores do martírio de São LOURENÇO conhecemo-los exactamente pelos escritores dos séculos IV e V, que parecem inspirar-se, mais que numas actas escritas, na tradição oral. Se houve actas escritas, devem ter-se perdido antes do século IV, pois Santo AGOSTINHO e São MÁXIMO de Turim apelam só para a tradição. Mas esta tradição é segura, não distando nem um século do martírio. Santo AMBRÓSIO foi o primeiro a escrever, no Livro dos Ofícios, sobre o martírio de São LOURENÇO. Depois temos o testemunho seguro do imortal PRUDÊNCIO, anterior aos sermões de Santo AGOSTINHO e São MÁXIMO.
«LOURENÇO, diz este poeta, era o primeiro dos sete varões que se aproximavam do altar do Pontífice; grande no grau levítico e mais nobre que os seus companheiros. Tinha as chaves das coisas sagradas; presidia ao arcano das coisas celestiais e, governando como fiel depositário, distribuía as coisas de Deus».
Três dias depois do martírio do Papa, foi chamado à presença do prefeito Cornelius Saecularis, para entregar os livros das contas e o dinheiro que a Igreja possuía. Como previsão, tinha-o ele distribuído todo entre os pobres da comunidade cristã. Por isso, respondeu ao prefeito:
«Manda-me vir amanhã e trar-te-ei tudo o que a Igreja possuí de rico».
No dia seguinte, apresenta-se de novo São LOURENÇO e diz:
«Vem comigo contemplar as riquezas que te apresento. Os pórticos estão cheios de vasos de ouro; os talentos dispostos ordenadamente brilham junto às paredes. Há estojos maravilhosos; há jóias de beleza admiráveis».
E apontava para o exército de coxos, cegos, crianças, pobres e doentes que alimentava a Igreja romana. Fazia LOURENÇO como CORNÉLIA ao mostrar ao povo os seus filhos, dizendo: «Estes são os meus tesouros».
A resposta do Santo cheia de fé, de caridade e de fina ironia, encheu de indignação o Prefeito:
«Pagarás a fraude com a morte. Morrerás a fogo, em cima duma grelha».
Ia cumprir-se a promessa do seu Pontífice. Segui-lo-ia ao fim de três dias, depois de maiores e longas provas. Na verdade «estendido no assador de ferro, como diz PRUDÊNCIO, o seu rosto brilhava com beleza celestial e envolvia-o um fulgor louro. Parecia o legislador antigo, ao descer dos cumes do Sinai, ou ESTEVÃO, o Primeiro Mártir, quando, entre a chuvada de pedras, via a claridade de Deus. O odor da sua carne assada enchia a atmosfera; as chamas cravavam na carne o sue aguilhão pungente, mas outro fogo maior neutralizava-lhe o efeito devastador. Um fogo eterno e divino, Cristo, o fogo verdadeiro, que ilumina os justos e abrasa os pecadores».
A atitude heroica do mártir, no meio do fogo das grelhas, é uma das páginas mais gloriosas da primitiva Igreja cristã:
«Já está cozido deste lado, diz ele ao verdugo, dá-lhe a volta e come».
(...)
Ver mais sobre São LOURENÇO no livro Santos de cada dia da Editorial AO de Braga.
FILOMENA, Santa
Em Roma, na catacumba de PRISCILA, na Via Salária, Santa FILOMENA virgem e mártir.,
(...)
Ver mais sobre Santa FILOMENA no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga:
MÁRTIRES DE ALEXANDRIA, Santos
Comemoração dos santos MÁRTIRES que em ALEXANDRIA no Egipto, durante a perseguição do imperador Valeriano, no tempo do prefeito Emiliano, depois de terem suportado diversas e refinadas torturas por longo tempo, alcançaram com vários géneros de morte, a coroa do martírio. (257)
BLANO, Santo
Em Dumblane na Escócia, São BLANO bispo. (séc. VI)
ARCÂNGELO DE CALATAFINI PIACENTINI, Beato
Em Roma no cemitério de São Lourenço, junto à Via Tiburtina, São ROMÃO mártir. (358)
AGOSTINHO OTA, Beato
Em Iki, Japão o beato AGOSTINHO OTA religioso da Companhia de jesus e mártir que por Cristo foi degolado. (1622)
CLÁUDIO JOSÉJOUFFRET DE BONNEFONT, FRANCISCO FRANÇOIS e LÁZARO TIERSOT, Beatos
Em Kilmore, Irlanda, São FEDLIMINO bispo. (séc. VI)
JOSÉ TOLEDO PELLICER, beato
Em El Saler - Valência - Espanha, o beato JOSÉ TOLEDO PELLICER, presbitero e mártir que, plenamente configurado com Cristo, Sumo sacerdote a quem fielmente servira O imitou com o triunfo do martírio. (1936)
JOÃO MARTORELL SÓRIA e PEDRO MESONERO RODRIGUEZ, beatos
Em Valência - Espanha, o beato JOÃO MARTORELL SÓRIa presbitero da Sociedade salesiana e mártir que , sofreu o martírio na mesma perseguição. Com ele é ta,mbém comemorado o beato mártir PEDRO MESONERO RODRIGUEZ religioso da mesma Sociedade que em vedat de Toirrent - Valência em dia desconhecido deu testemunho de Cristo, coroado com o martírio. (1936)
FRANCISCO DRZEWIECKI e EDUARDO GRZYMALA, Beatos
No campo de concentração de Dachau, Munique, na Baviera - Ale,manha, os beatos FRANCISCO DRZEWIECKI da Congregação da Pequena Obra de Divina providência e EDUARDO GRZYMALA, presbíteros e mártires, naturais da POol´+obia que durante a devastação da sua pátria em tempo de guerra foram deportados, para uma prisão estrangeira pelos perseguidores da fé e, envenenados pela inalação de gás mortífero, foram ao encontro de Cristo. (1942)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.