CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Nº 4 3 0 1
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 3 1)
18 DE AGOSTO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 8 5)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
HELENA, Santa
Bela, inteligente e boa, era criada duma estalagem quando o centurião Constâncio Cloro a tomou por «concubina», isto é, por esposa de segunda categoria, conforme o direito romano.Repudiou-a por motivos de Estado uns 20 anos mais tarde, quando subiu a César das Gálias (292), para se casar com uma princesa imperial, mas sempre se mostrou bom para com ela. Tinha-lhes nascido em Nisch, na Sérvia, por 272, um filho: o futuro imperador CONSTANTINO.
HELENA era pagã quando se casou. Não sabemos quando se fez cristã:e se foi ela que influiu na conversão de CONSTANTINO ou se, como escreve EUSÉBIO DE CESAREIA, foi ele que a converteu a ela. Tinha-lhe muito amor e não parou de a encher de honras. Chamou-a do exílio dourado em que ela vivia em Tréviros havia 20 anos, e construiu-lhe em Roma um palácio magnifico. Conferiu-lhe o título de Augusta, mandou cunhar moedas com a sua efígie, aparecendo ela coroada com o diadema imperial.
Em 326 dirigiu-se HELENA para a terra de Jesus. Informou-se das três "grutas místicas", tão queridas à piedade dos primeiros cristãos: a gruta em que o Salvador nascera; aquela em que foi deposto a seguir à morte; e, por último, a "gruta dos ensinamentos", o seu refúgio nocturno (Lc 21, 37) onde revelou os segredos mais sublimes. Levantou, nesses locais, três basílicas: a ANÁSTASIS (ressurreição), perto do Calvário, "a Natividade", em Belém, e a "igreja dos discípulos e da Ascensão", no alto do monte das Oliveiras. Mandou ainda construir outras basílicas e ornar os lugares santificados pela vida e presença de Jesus. deu sempre provas de fé profunda e de grande amor a Cristo.
Morreu em Nicomédia,pouco depois da visita à Terra Santa. Os seus restos foram transportados para Roma, onde se vê ainda agora, no Vaticano, o sarcófago de pórfiro que os inclui. Nasceu ela pelo ano de 255 e faleceu em 327 ou 328.
(...)
Ler mais sobre Santa HELENA (nomeadamente as Actas - em latim Inventio) escritas por Santo AMBRÓSIO, no livro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO de Braga:
AGAPITO, Santo
Em Palestrina, perto de Roma, celebra-se o nascimento para o céu de Santo AGAPITO mártir. Tendo apenas quinze anos mas ardendo de amor por Cristo, foi preso por ordem do imperador Aureliano e bateram-lhe durante muito tempo com nervos de boi. Exposto em seguida, aos leões, estes não lhe fizeram nenhum mal. Por fim. foi-lhe cortada a cabeça.
Como certo só nos constam a sua existência, o facto do martírio e o lugar da sepultura. E o seu culto está perfeitamente garantido no século IX e seguintes. A lenda sobre ele parece-se muito com a de São VENÂNCIO DE CAMERINO.
ALBERTO HURTADO CRUCHAGA, Beato
Nasceu na cidade da Vinha do Mar, Chile, em 22 de janeiro de 1901, numa família muito cristã. O sue pai morreu quando ele tinha apenas 4 anos, ficando a mãe a cuidar dele e doutro irmão.
Em 1911 entrou no Colégio de Santo INÁCIO, orientado pelos jesuítas, e logo se distinguiu como bom companheiro, alegre, comunicativo e muito piedoso. Ocupava o tempo livre a visitar os mais necessitados.
Terminados os estudos colegiais, estudou lei na Universidade Católica, ao mesmo trabalhava para ajudar a mãe, mas a sua vocação era outra: ser sacerdote. rezava muitas horas para poder concretizá-la e Deus ouviu a sua oração; a sua mãe recebeu um dinheiro proveniente de uma dívida e assim pôde viver tranquila e ele deixou de trabalhar.
(...)
Verr mais sobre ALBERTO HURTADO CRUCHAGA no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
QUADRATO e companheiros MÁRTIRES DA "MASSA CÂNDIDA", Santos
Em Útica na África Proconsular, hoje Tunísia, os santos MÁRTIRES DA "MASSA CÂNDIDA" que mais numerosos que os peixes recolhidos na rede pelos Apóstolos, seguindo fielmente o seu bispo QUADRATO, professaram unanimemente a fé em Cristo Filho de Deus e por Ele aceitaram generosamente o martírio. (séc. III)
LEÃO, Santo
Em Mira, na Lícia, hoje Turquia, São LEÃO mártir, (séc III)
FIRMINO, Santo
Em Metz, na Gália Bélgica hoje França, São FIRMINO bispo. (séc. IV).
EÓNIO, Santo
Em Aerles - Provença - França, Santo EÓNIO bispo que defendeu dos erros de Pelágio a sua Igreja e recomendou ao seu povo como sucessor São CESÁRIO que ele tinha ordenado presbitero. (502)
MACÁRIO, Santo
Na Bitínia hoje Turquia, o passamento de São MACÁRIO hegúmeno do mosteiro de Pelecete que, no tempo do imperador Leão V suportou muitas tribulações pela defesa das sagradas imagens. (850)
LEONARDO, Beato
No mosteiro de Cava di Tirréni, na Campânia - Itália, o beato LEONARDO abade, extraordinário homem de paz. (1255)
REINALDO DE CONCOREZZO, Beato
Em Ravena - Flamínia hoje na Emília-Romanha - Itália o beato REINALDO DE CONCOREZZO bispo, ilustre pelo seu zelo prudência e caridade. (1321)
PAULA MONTÁLDI, Beata
Em Mântua na Lombardia - Itália, a Beata PAULA MONTÁLDI virgem, abadessa da Ordem das Clarissas célebre pela sua devoção à Paixão do senhor, assiduidade na oração e austeridade de vida. (1514)
ANTÓNIO BANASSAT, Beato
Num sórdido barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França o Beato ANTÓNIO BANASSAT mártir que sendo pároco, durante a Revolução Francesa foi condenado à galera por causa do seu sacerdócio e morreu de fome e inanição. (1794)
FRANCISCO ÁREAS MARTIN, Beato
Em Valdemoro - Madrid - Espanha o beato FRANCISCO ÁRIAS MARTIN presbitero e mártir, noviço da Ordem de São João de Deus que durante a perseguição religiosa,consumou o caminho da perfeição. (1936)
JAIME FALGARONA VILANOVA e ATANÁSIO VIDAURRETA LABRA, Beatos
Em Barbastro - Huesca - Espanha os beatos JAIME FALGARONA VILANOVa e ATANÁSIO VIDAURRETA LABRA, religiosos da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e mártires na mesma perseguição. (1936)
MARTINHO MARTINEZ PASCUAL, Beato
Em Alcaniz - Teruel - Espanha, o Beato MARTINHO MARTINEZ PASCUAL presbitero e mártir, agregado à Irmandade dos Sacerdotes Operários Diocesanos que na mesma perseguição e no mesmo dia, recebeu a coroa do martírio (1936)
VICENTE MARIA IZQUIERDO ALCÓN, Beato
Em Rafelbunyol- Valência - Espanha, o beato VICENTE MARIA IZQUIERDO ALCÓN, presbitero e mártir morto em ódio à fé cristã na mesma perseguição. (1936)
FÉLIX GONZÁLEZ BUSTOS, PEDRO BUITRAGO MORALES, JUSTO ARÉVALO Y MORA, AGAPITO LEÃO (Remigio Ângelo Ollala Aldea), DÂMASO LUÍS (Antolino Martinez Martinez), JOSAFAT ROQUE (Urbano Corral Gonzalez), JÚLIO AFONSO (Valeriano Ruiz Peral) e LADISLAU LUÍS (Isidro Muñoz Antolin), Beatos
Em Val de Peñas - Ciudad Real - Espanha, os beatos mártires FÉLIX GONZÁLEZ BUSTOS, PEDRO BUITRAGO MORALES, JUSTO ARÉVALO Y MORA, AGAPITO LEÃO (Remígio Ângelo Ollala Aldea), DÂMASO LUÍS (Antolino Martinez Martinez), JOSAFAT ROQUE (Urbano Corral González), JÚLIO AFONSO (Valeriano Ruiz Peral), Ladislau Luís (iSIDRO MUÑOZ ANTOLIN))da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (1936)
CELESTINO JOSÉ ALONSO VILAR, GREGÓRIO DIEZ PÉREZ e TIAGO FRANCO MAYO e ABÍLIO SÁIZ LOPES, Beatos
Em La Tejera - Tíneo - Astúrias - Espanha, os beatos CELESTINO JOSÉ ALONSO VILLAR, GREGÓRIO DIEZ PÉREZ e TIAGO FRANCO MAYO presbíteros e ABÍLIO SÁIZ LOPEZ, religioso da Ordem mdos Pregadores e mártires (1936)
JACOB SAMUEL (José Henrique Chamayou Oulés), Beatos
Em Seo e Urgel - CATALUNHA - ESPANHA, JACOB SAMUEL (José Henrique Chamayou Oulés), religioso da Congregação dos irmãos das Escolas Cristãs e mártir. (1936)
HONORATO ALFREDO (Agostinho Pedro Calvo) e OLEGÁRIO ÂNGELO (Eudaldo Rodas Más), Beato
Em San Boy de Llusanés, Barcelona - Espanha, os beatos HONORATO ALFREDO (Agostinho Pedro Calvo) e OLEGÁRIO ÂNGELO (Eudaldo Rodas Más), religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártires. (1936)
LIBÉRIO GONZÁLEZ NOMBELA, Beato
Em Torrijos - Toledo - Espanha, o beato LIBÉRIO GONZÁLEZ NOMBELA presbitero e mártir. (1936)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.