quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Nº 4310 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 240) - SANTOS DE CADA DIA - 27 DE AGOSTO DE 2020 - Nº 294 DO 13º ANO

    CAROS AMIGOS:






As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão 
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   3   1   0

SÉRIE DE 2020 - (Nº  2 4 0)

27  DE  AGOSTO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   2  9  4)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************


MÓNICA, Santa


A história de Santa ,MÓNICA é o exemplo mais palpável de quanto pode uma mãe na educação dos filhos e de quanto deve a Igreja às mães cristãs. Santo AGOSTINHO confessa que, depois de Deus, tudo deve a sua mãe. Por isso fala dela com tanto carinho e lágrimas, quando recorda a sua morte. 
«Não calarei o que me nasce na alma sobre aquela serva vossa que me deu à luz na sua carne para que nascesse para mesta vida temporal, e em seu coração para a eterna carne para que nascesse para esta vida temporal, e em seu coração para a eterna».
MÓNICA deveu a sua educação cristã «não tanto à diligência de sua mãe, quanto à duma criada decrépita», que se ocupava das filhas dos seus senhores, como se fossem próprias. Educada com honestidade e temperança, casou-se por vontade dos pais com um gentio, chamado PATRÍCIO, que ela desde o princípio se esforçou por ganhar para Deus com mas virtudes e bons costumes «com que se tornava formosa e reverentemente amável». Seu marido, como pagão, não reconhecia a lei de fidelidade conjugal. MÓNICA «de tal maneira suportou as suas infidelidades conjugais» «que nunca teve com o marido a menor altercação, porque esperava que a vossa misericórdia, viesse em ajuda dele, para, crendo em Vós, se tornar casto».

(...)

Tinha PATRÍCIO temperamento forte e muito iracundo, diz-nos seu filho:Santo AGOSTINHO
«Mas ela sabia não resistir ao marido irado, não já com obras nem mesmo com palavras. Depois de ele desafogar e sossegar, se o julgava oportuno dava-lhe explicação do seu proceder, no caso de ele se ter descomposto com alguma desconsideração».



Ver mais sobre Santa MÓNICA no livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial AO de Braga



GABRIEL MARIA, Beato


Para os menores da Observância foi um animador e, com JOANA DE VALOIS, ou de FRANÇA, fundou a Ordem da Anunciada, em honra da Santíssima Virgem.
Nasceu em 1462, perto de Riom., na Alvérnia, filho de NICOLAU e de GALOPA. Chamaram-lhe GILBERTO e ele assinou, até 1517, GILBERTO DE NICOLAU. Nesse ano, porém, LEÃO X deu-lhe o nome de GABRIEL MARIA, por causa da devoção que tinha ao mistério da Anunciação.


Ver mais sobre GABRIEL MARIA no livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial AO de Braga:


RUFO, Santo


 Em Cápua na Campânia - Itália, São RUFO mártir. (séc. III)




MARCELINO, MANEIA, JOÃO, SERAPIÃO e PEDRO, Santos

Em Cítia de Tomis hoje Constança na Roménia, os santos mártires MARCELINO tribuno, MANELA esposo, JOÃO seu filho SERAPIÃO clérigo e PEDRO, soldado. (séc. IV)




NARNO, Santo

Em Bérgamo, na Ligúria hoje na Lombardia - Itália, São NARNO considerado o primeiro bispo desta cidade. (séc. IV)



PÉMENES, Santo

Na Tebaida no Egipto., São PÉMENES abade, muito célebre entre os anacoretas e do qual se referem muitas máximas de sabedoria. (540).



LICÉRIO, Santo


Em Couserans, na Aquitânia hoje França, São LICÉRIO bispo de origem hispânica e discípulo do bispo São FAUSTO DE RIEZ que protegeu com as suac orações a cidade da invasão dos Visigodos. (540)


CESÁRIO, Santo

Em Arles na Provença hoje França, São CESÁRIO bispo que, depois de ter levado vida monástica na ilha de Lérins, com relutância recebeu o episcopado. Preparou e coligiu sermões para as várias festividades, destinados a serem lidos pelos presbíteros na catequese ao povo, e escreveu regras, tanto para homens como para virgens, com a finalidade de orientar a vida monástica. (542)

JOÃO, Santo

 Em Pavia, Lombardia - Itália, São JOÃO bispo. (825)


GEBARDO, Santo

No mosterio de Petershausen , que tinha fundado, na Suábia hoje Alemanha, o sepultamento de São GEBARDO bispo de Constança. (995)



GUARINO, Santo

No mosteiro de Aulps, na Savoia, hoje França, o passamento de São GUARINO bispo de Sion, que, tendo sido monge de Molesme no tempo de São ROBERTO construiu este cenóbio que dirigiu santamente e agregou à Ordem Cisterciense. (1130)


AMADEU, Santo

Em Lausana, Suiça, Santo AMADEU, bispo que tendo sido monge  de Claraval, foi designado abade do cenóbio de  de Hautecombe e depois, eleito bispo, instruiu diligentemente os jovens, formou um clero ,piedoso e casto e celebrou na sua pregação a Virgem Santa Maria. (1159)

ÂNGELO CONTI, Beato

Em Foligno na Úmbria - Itália, o beato ÂNGELO CONTI presbitero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, insigne pela sua penitência, humildade e paciência perante as ofensas. (1312)


ROGÉRIO CADWALLADOR, Beato

Em Leominster, Inglaterra o beato  ROGÉRIO CALDWALLADOR presbitero e mártir que, depois de ordenado sacerdote e ser famoso pela sua grande sabedoria  em Valladolid, Espanha, exerceu o ministério clandestinamente na sua pátria durante 16 anos; finalmente, no reinado de Jaime I, foi condenado por causa do sacerdócio e depois de cruéis tormentos, morreu no suplício do patíbulo. (1610)

FRANCISCO DE SANTA MARTA e 14 companheiros BARTOLOMEU LAUREL, ANTÓNIO DE SÃO FRANCISCO, GASPAR VAZ e MARIA, esposos; MADALENA KYOTA, viúva, ,CAIO JIYEMON., FRANCISCA, FRANCISCO KURUBIOYE, FRANCISCO KUHIOYE, LUÍS MATSUN SOYEMOMN, MARYTINHO GÓMEZ, TOMÁS WO JINYEMON, LUCAS KIYEMON e MIGUEL KIZAYEMON, Santos

Em Nagasaqui no Japão os santos mártires FRANCISCO DE SANTA MARTA e 14 companheiros BARTOLOMEU LAUREL, ANTÓNIO DE SÃO FRANCISCO, GASPAR VAZ e MARIA, esposos; MADALENA KYOTA, viúva, ,CAIO JIYEMON., FRANCISCA, FRANCISCO KURUBIOYE, FRANCISCO KUHIOYE, LUÍS MATSUN SOYEMOMN, MARYTINHO GÓMEZ, TOMÁS WO JINYEMON, LUCAS KIYEMON e MIGUEL KIZAYEMON mártires que, por ordem do prefeito da cidade Kawachi Dono, sofreram o martírio em ódio ao nome de Cristo (1627)


DAVID LEWIS, Santo

Em Usk - País de Gales, São DAVID LEWIS presbitero da Companhia de Jesus e mártir, que, ordenado sacerdote em Roma, celebrou clandestinamente os sacramentos e prestou auxílio aos pobres na sua pátria durante mais de 30 anos, até que, no reinado de Carlos II, por causa do sacerdócio foi suspenso no patíbulo. (1679)


JOÃO BAPTISTA DE SOUSY e ULRICO (João Baptista Guillaume), Beatos

Num sórdido barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França os Beatos JOÃO BAPTISTA DE SOUSY e ULRICO (João Baptista Guillaume),  mártires da Congregação dos irmãos das Escolas Cristãs, que, na perseguição contra a Igreja, froram encarcerados em condições desumanas e, afectados pela fome e graves enfermidades, morreram por Cristo. (1794) 


DOMINGOS DA MÃE DE DEUS BARBERI, Beato

Em Reading, Inglaterra, o beato, DOMINGOS DA MÃE DE DEUS BARBERI presbitero da Congregação da Paixão que, dedicando-se diligentemente à causa da unidade dos cristãos, acolheu muitos na Igreja Católica. (1849)

FERNANDO GONZALEZ AÑON, Beato

Em Picassent, Valêncisa - Espanha o beato FERNANDO GONZALEZ AÑON presbitero e mártir, que, no tempo da perseguição, mereceu passar á felicidade eterna. (1936)

RAIMUNDO MARTI SORIANO, Beato

Na estrada de Godelfa para Bétera - Valência - Espanha, o beato RAIMUNDO MARTI SORIANO presbitero e mártir que, durante a mesma perseguição contra a fé cristã, derramou mo seu sangue por Cristo. (1936)


JOSÉ MARIA LÓPEZ CARRILLO e PEDRO IBAÑEZ ALONSO, Beatos

Em Madrid - Espanha os beatos JOSÉ MARIA LÓPEZ CARRILO e PEDRO IBAÑEZ ALONSO, presbíteros da Ordem dos pregadores e mártires. (1936)


MARIA DO PILAR IZQUIERDO ALBERO, Beata

Em San Sebastian - Espanha, a beata MARIA DO PILAR ISQUIERDO ALBERO, virgem que, atribulada durante muito tempo pela pobreza e graves enfermidades, serviu a Deus no amor activo para com os pobres e os aflitos e, para lhes prestar assistência, fundou a Obra Missionária de Jesus e Maria. (1945)

&&&&&&&&&&&



Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII



 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...