terça-feira, 25 de agosto de 2020

Nº 4308 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 238) - SANTOS DE CADA DIA - 25 DE AGOSTO DE 2020 - Nº 292 DO 13º ANO

  CAROS AMIGOS:






As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão 
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   3   0   8

SÉRIE DE 2020 - (Nº  2 3 8)

25  DE  AGOSTO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 

(Nº   2  9  2)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****

~

***************
*************


LUÍS, Santo
Luís IX - Rei de França


LUÍS IX - São LUÍS - é um terceiro franciscano enviado por Deus a fim de exercer no país de França, o ofício de rei. Nasceu em Poissy, a 25 de Abril de 1214. Em 1212 tinham os muçulmanos sofrido na Espanha, nas Navas de Tolosa, uma derrota decisiva, e quando LUÍS contava três meses foi ganha a grande vitória nacional do jovem patriotismo francês em Bouvines. As duas vitórias adejavam com doçura sobre o bercinho principesco: dorme, lindo menino, esperança da cristandade e da França.
As menoridades são tempo difícil. LUÍS IX começou a ser rei aos 12 anos. Felizmente, a mãe, BRANCA DE CASTELA, era piedosa, fina e enérgica: soube manter a herança capetiana. Desde 1229 que ela a arredondou com o Langedoc oriental e obteve para a coroa a sucessão tolosana.
O jovem rei inaugura o seu reinado pessoal em 1235, embora conservando a mãe ao lado., Tinha - recebida da sua avó, a rainha  ISABEL - a beleza dos príncipes da casa do Hainaute: era alto, magro, com ar "angélico". Tinha linda cabeleira loura e "olhos de pomba". Cedo ficou calvo e um tanto corcunda. Era bem de verdade, devoto. Um mensageiro do conde de Gueldre ria-se desse "rei beato, ,com o pescoço torcido e com o capuz ao ombro". Uma dia, uma mulher chamada SARINHA assim se dirigiu ao príncipe: «Fora! Fora! Haverias tu de ser rei de França? Melhor seria que outro, e não tu, fosse rei de França, pois não és rei senão dos Frades menores, dos Irmãos Pregadores, dos padres e dos clérigos; muita pena é que sejas rei de França: é de pasmar que não te expulsem». 
O rei DAVID ouviu um dia, da mulher, expressões um tanto semelhantes  e guardou-lhe eterno rancor. O rei LUÍS respondeu calmamente a SARINHA
«Sem dúvida dizeis verdades, não sou digno de ser rei...», 
e mandou dar-lhe dinheiro.
À meia-noite, o rei vestia-se para Matinas na sua capela - mil e uma noites de audição da voz divina, série e grave. Acordavam-no para a hora de Prima. Assistia em seguida ao menos a uma Missa de Defuntos e à Missa do Dia cantada. A sua jornada era ritmada por Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas. À noite, 50 Ave-Marias com genuflexões. deitava-se sem beber; ao contrário do uso do tempo. Em viagens, continuava a rezar as Horas, parava nas igrejas tanto tempo que os acompanhantes impacientavam-se. Nas grandes festas, a lentidão do ofício aborrecia a bastantes.
O rei gostava de se privar de novidades, dos peixes grandes, como solhas, que muito apreciava. Na Quaresma, tomava cerveja não sem repugnância. Deitava muita água no vinho - como nos molhos saborosos. procurava não se rir nas Sextas-feiras. Nesses dias, em memória dos espinhos na cabeça de Cristo, saía com chapéu e proibia aos filhos de se coroarem de rosas, segundo o costume. Deitava-se como penitente no Advento, na Quaresma e em numerosas outras noites, por exemplo, nas que precediam dias de comunhão. Confessava-se todas as sextas-feiras, mandava aos confessores que o flagelassem com cinco cadeiazinhas de ferro. Trazia cilício e oferecia até cilícios como presente.
Os seus actos de caridade eram numerosos. A Normandia arruinada viu afluirem os toneis do tesouro real. 
«Como o amanuense que escreveu o livro, diz Joinville, o ilumina com ouro e azul, o rei iluminou o seu reino. com grande quantidade de casas de Deus... que nele fez». 
As arrependidas, os cegos e todos os doentes foram lembrados. O rei convidava os mendigos para a sua mesa, servia-os e comia o que eles deixavam. Visitava as leprosarias e gostava de cuidar dos lázaros mais repugnantes. Na Palestina, enterrou cadáveres.
Mas não insistamos demais nestas mortificações clandestinas e por vezes esquisitas. O rei insistia em fazer figura de rei; o penitente à procura de abjecção dissimulava-se, mas não por respeito humano. Sorria daqueles que o achavam piedoso em excesso; se ele perdesse duas vezes mais tempo a jogar os dados ou a entregar-se a montarias, ninguém pronunciaria queixas. Demasiado generoso com os pobres ?»  
«Prefiro que o excesso das grandes despeças que faço seja antes em esmolas por amor de Deus do que no luxo ou na vangloria do mundo». 
A sua esposa julgava que ele se vestia com simplicidade demasiada
Ofereceu-lhe vestir-se ricamente, contanto que ela, por seu lado, deixasse os seus belos enfeites para lhe agradar.

(...)


Verr mais sobre SÃO LUÍS IX no livro SANTOS DE CADA DIA   da editorial AO de Braga




JOSÉ CALASÂNCIO, Santo


São JOSÉ CALASÂNCIO ou CALASANZ foi com São JOÃO BAPTISTA DE LA SALLE, um dos grandes educadores da juventude do século XVII. Mas enquanto os irmãos das Escolas Cristãs se limitavam a um ensino elementar dado aos filhos do povo, os Padres das Escolas Pias (Escolápios, de Scholae pie), dirigiram-se também por vezes aos jovens «nobres», para uma instrução mais adiantada; daí certa concorrência com os filhos de Santo INÁCIO DE LOYOLA e alguns institutos clericais recentes.
JOSÉ nasceu 1556, na província de Huesca - Espanha. A família, de ricos homens, era uma das mais notáveis da região.Aos cinco anos já se dava à caça do demónio com uma faca. Desde que aprendeu a ler, gostou do ofício menor de Nossa Senhora. Menino, já catequizava os meninos com zelo. Tomou conhecimento com a Vida dos santos e dela tomou gostos de penitente. estudou em Estadilla, onde lhe chamavam  «o santinho», Depois entregou-se em Lérida ao direito civil e canónico. Tonsurado em 1575, continuou a sua formação em Valência. Uma prima mostrou-se insidiosa, perigosa: o jovem teólogo veio para Alcalá. Uma vez doutorado, voltou para a sua terra e fundou «academias» para jovens. Em 1583, recebeu o sacerdócio. Tinha apenas 28 anos quando o bispo de Jaca o nomeou seu teólogo. JOSÉ mostrava-se já espírito muito amadurecido, capaz de redigir uma memória sobre a reforma dos Agostinhos. Em Outubro de 1585, visitou o mosteiro beneditino de Monserrate e contribuiu para aí ser promovido o recto zelo. Morrendo-lhe o pai em 1586, JOSÉ viu-se com notável riqueza. Deu logo vultuosas esmolas e experimentou a vida eremítica na própria casa. Mas o seu prelado, o bispo de Urgel, tomou-o como vigário geral  quanto a parte do território. Muio alto e vigoroso, JOSÉ entregava-se, por vezes, a «trabalhos» de Hércules: Vendo padres exercitarem-se no lançamento do dardo, ele deitava-o duas vezes mais longe. Um caseiro tinha o animal atolado; tirava-o do pântano. A actividade que exercia em favor da reforma eclesiástica obtinha belos resultados; Em 1590, aos 34 anos, era vigário-geral para toda a diocese. Todavia, interiormente, sentia-se movido a ir a Roma. Atravessadas prudentes hesitações, a conselho do seu director, pediu e obteve licença, e foi. Chegou na Quaresma de 1592.
Durante cinco anos levou vida oculta. Levantava-se à meia-noite e fazia a peregrinação das basílicas antes da aurora. Os hospitais e as prisões tinham-no como servidor. Em 1596, manifestou-se uma peste em Roma. JOSÉ ajudou São CAMILO DE LÉLLIS a combatê-la.

(...)

Ver mais sobre São JOSÉ CALASÂNCIO ou CALASANZ no livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial AO de Braga:


MIGUEL DE CARVALHO, PEDRO VÁSQUEZ, LUÍS SOTELO, LUÍS SASANDA e LUÍS BABA, Beatos

aEm Ximabara, no Japão, os beatos mártires MIGUEL CARVALHO da Companhia de Jesus, PEDRO VÁSQUEZ da Ordem dos Pregadores, LUÍS SOTELO, LUÍS SANSANDA presbíteros e LUÍS BABA religioso da Ordem dos Frades Menores que por Cristo foram queimados vivos. (1624)

*******
 MIGUEL DE CARVALHO nasceu em Braga na Rua de São Marcos, freguesia de São João do Souto, no ano de 1577, oriundo de uma família nobre e rica. Nesta cidade fez também os seus primeiros estudos, no colégio da Companhia de Jesus.
Contam seus biógrafos que, representando os alunos do colégio uma peça de teatro sobre o sacrifício de ABRAÃO, coube ao menino MIGUEL o papel de ISAAC. Nele se houve à maravilha. Desde esse dia, começou a brotar-lhe no coração o desejo ardente de ser imolado ao Senhor nas longínquas e trabalhosas missões do Japão. Longe de abafar tantas aspirações, procurou corresponder-lhes com prontidão generosa. Enviado a completar os estudos à universidade de Coimbra, nessa cidade entrou na Companhia de Jesus em 1597, tendo 20 anos de idade.

(...)

Ver mais sobre o Beato MIGUEL DE CARVALHO e companheiros no livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial AO de Braga:

EUSÉBIO, PONCIANO, VICENTE e PEREGRINO, Santos

Na Via Aurélia a seis milhas de Roma, o sepultamento dos Santos EUSÉBIO, PONCIANO, VICENTE e PEREGRINO mártires. (data incerta)




GENS, Santo

Em Arles, na Provença - França, São GENS mártir, que ainda catecúmeno trabalhando no tribunal como notário e recusando-se a transcrever um edito contra os cristãos, tentou salvar-se pondo-se em fuga; mas, capturado, pelos soldados, foi baptizado com o próprio sangue. (303)


GERÔNCIO, Santo

Em Itálica hoje Santiponce perto de Sevilha, na Hispânia Bética hoje Espanha, São GERÔNCIO bispo que se narra ter morrido no cárcere. (séc. IV)


SEVERO, Santo


Em Agde, na Gália Narbonense, hoje França, São SEVERO abade do mosteiro por ele fundado nesta cidade. (séc. V)



MENAS, Santo

Em Constantinopla, hoje Istambul, Turquia, São MENAS bispo que ordenado pelo papa Santo AGAPITO e, restabelecida a comunhão, temporariamente interrompida com o papa VIGILIO dedicou à divina Sabedoria a grande igreja edificada pelo imperador Justiniano. (552)


ARÉDIO, Santo

Em Atane território de Limoges, França, Santo ARÉDIO abade que compôs para o cenóbio que fundara uma excelente regra, fundada nos preceitos de vários institutos de vida cenobítica., (591)


GREGÓRIO, Santo

Em Utrecht na Géldria da Austrásia, hoje Holanda ou Países baixos, São GREGÓRIO abade que, ainda adolescente, acompanhou sempre São BONIFÁCIO nas caminhadas missionárias para a conversão da Turíngia e de Hessen e depois, por seu mandato, dirigiu como abade o mosteiro de São Martinho e governou a igreja de Utrecht. (773)



TOMÁS CANTELUPE, Santo

Em Montefiascone, na Toscana hoje no Lácio - Itália, o passamento de São TOMÁS CANTELUPE bispo de Hereford - Inglaterra homem de eminente cultura, severo para consigfo e largamente generoso para com os pobres. (1282)


PAULO JOÃO CHARLES, Beato

Num sórdido barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França o Beato PAULO JOÃO CHARLES  mártir que sendo prior da Ordem Cisterciense durante a Revolução Francesa foi condenado à galera por causa do seu sacerdócio e infectado por chagas putrefactas consumou o seu martírio (1794)


MARIA DO TRÂNSITO DE JESUS SACRAMENTADO, Beata

Em Córdova na Argentina a Beata MARIA DO TRÂNSITO DE JESUS SACRAMENTADO virgem que se dedicou intensamente à formação cristã da infância pobre e abandonada e instituiu na Argentina a Congregação das Irmãs Missionárias da Ordem Terceira de São Francisco. (1885)

LUÍS URBANO LANASPA, Beato

Em valência - Espanha o beato LUÍS URBANO LANASPA presbitero da Ordem dos Pregadores e mártir, que superou o glorioso combate por Cristo. (1936)


FLORÊNCIO ALONSO RUIZ, Beato

Em Palácio Del Duque, entre Somió e Cabueñes, nas Astúrias - Espanha o Beato FLORÊNCIO ALONSO RUIZ presbitero da Ordem de Santo Agostinho e mártir (1936)



ONOFRE (Sálbio Tolosa Alsina), Beato


Na estrada de Llagosfera a Vidreras, na Catalunha - Espanha, o beato ONOFRE (Sálvio Tolosa Alsina), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir. (1936)

VICENTE ALVAREZ CIENFUEGOS, Beato

Em Madrid - Espanha o Beato VICENTE ALVAREZ CIENFUEGOS presbitero da Ordem dos Pregadores e mártir. (1936)

MARIA TRONCATTI, Santa

Em Sucúa - Equador, MARIA TRONCATTI virgem da Congregação das Filhas de maria Auxiliadora que exerceu uma longa e generosa actividade entre os índigenas "SHUAR".  (1969)

&&&&&&&&&&&

Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII



 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...