CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Nº 4 3 0 9
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 3 9)
26 DE AGOSTO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 2 9 3)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
MICAELA, Santa
Santa MICAELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, fundadora das Adoradoras, é uma das glórias mais ouras de Espanha no século XIX. Nasceu em Madrid, em 1809, quando seu pai combatia, como valente militar, contra os soldados de Napoleão.
Começou a ser educada pela mãe, que se mostrava austera. teve de aprender a cozinhar e a brunir «por causa do que viesse a acontecer»: a pintar, a bordar e a tocar vários instrumentos. Tudo lhe serviu para executar mais tarde os planos de Deus no posto que lhe fixara na Igreja. Foi aluna também das Ursulinas de Pau, França, que, a respeito de romances, manifestavam o mesmo rigor que sua mãe. Dizia ela depois: «Se alguma coisa, por ser boa, me davam, nunca terminava de a ler, porque dizia comigo: se isto é mentira, não sucedeu».
Aos 30 anos perdeu a mãe e ficou herdeira do título de Viscondessa de Jorbalán. Onde quer que esteve, sobressaiu sempre pelo coração grande e caritativo. Em Guadalajara, primeiro criou e sustentou uma escola para 12 crianças, a quem alimentava e vestia. Em 1834 fundou, em Madrid, os grupos de socorro domiciliar e mais tarde o asilo de arrependidas. Para ajudar o irmão, embaixador em Paris, teve de transferir-se para lá, onde se distinguiu pelo desprendimento. Nos terríveis dias de 1847, a sua caridade raiou no heroísmo porque, mesmo tendo de atravessar fossos e barricadas, visitava os pobres e doentes. Na Bélgica, aonde passou em seguida, vestiu, contra a oposição da família, o hábito de Irmã da Caridade.
Em 1848 vemo-la em Madrid, tratando sobretudo do asilo de arrependidas, que será a sua obra máxima. Vivia ainda neste tempo duma maneira muito original. «De manhã, em obras de caridade; o resto do dia, em visitas, passeios a cavalo ou de carro; e à noite, no teatro, em reuniões e baile. Acrescente-se a isto o luxo excessivo e o primor na mesa». mas ela mesma nos diz que no teatro usava, debaixo da seda, de ásperos cilícios ou não fazia caso de nada, olhando para a cena com óculos sem vidros. Tinha um cavalo que lhe era muito querido pela fidelidade e elegância. mas notou que a assaltava a vaidade quando montava nele: «Envergonhei-me de amar tanto o meu cavalo e, para suprimir este apego a numa coisa terrena, mandei-o vende na feira».
(...)
Ver mais sobre Santa MICAELA no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
DOMINGOS DA MÃE DE DEUS, Beato
Nasceu em 1792, duma família moesta de aldeões dos arredores de Viterbo, Itália. Foi o último de onze filhos. Toda a sua infância foi consagrada aos trabalhos dos campos e foi sozinho que nele aprendeu a ler e a escrever, depois de brevíssima iniciação.
Para escapar ao recrutamento militar, obrigou-se por voto a entrar nos Passionistas. Mas,tendo os institutos religiosos sofrido a supressão, contratou casamento; a seguir, porém, a lutas dolorosas, acabou com o noivado, quando as Ordens estavam já restauradas. Entrou aos 22 anos para os Passionistas, primeiro como irmão leigo, mas depois como noviço de coro. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1818. Começou por exercer o apostolado na Itália, como pregador, professor de filosofia e de teologia, e depois como superior provincial.
Em 1840, partiu para Inglaterra, destinado a fundar lá uma província do seu Instituto. revelou-se pioneiro do ecumenismo e foi ele quem recebeu a primeira confissão de NEWMANN e a abjuração que ele fez do Anglicanismo, a 8 de Outubro de 1845. Trata-se daquele sábio que veio a morrer muito velho, depois de ter subido ao cardinalato.
Pensava o Padre DOMINGOS que o melhor meio para atrair os irmãos separados até à plenitude da verdade estava em tornar os católicos mais autenticamente cristãos e a Igreja mais conforme com o pensamento do seu Fundador.
Morreu a 17 de Agosto de 1849, em Reading . Inglaterra. Foi beatificado por PAULO VI, a 4 de Outubro de 1963.
LIBERATO e companheiros BONIFÁCIO, , RÚSTICO e SERVO, ROGATOS, SEPTÍMIO e MÁXIMO, Santos
Havia uns 50 anos que os Vândalos tinham ocupado a província romana da África quando o rei deles, Hunerico (477-484) se pôs a suprimir os bispos e os monges católicos que, segundo julgava, eram os únicos que impediam o povo cristão de abraçar o arianismo.
Os mártires hoje indicados pertenciam a um mosteiro de Gafsa na Tunísia. Foram arrancados à sua soledade e transportados para Cartago. Era o abade LIBERATO, o diácono BONIFÁCIO, dois subdiáconos, RÚSTICO e SERVO e três simples monges ROGATOS, SEPTÍMIO e MÁXIMO.
Obrigados a fazerem-se arianos, recusaram-se e foram lançados na cadeia. Aos carcereiros foi dada ordem de os tratar com dureza para que não tardasse a apostasia; mas eles deixaram-se subornar, e os presos receberam até ao fim a visita dos amigos. Quando chegou a hora de serem julgados, nenhum se deixou intimidar nem seduzir. Ao magistrado, que insistia especialmente com ele, MÁXIMO ainda adolescente, respondeu:
«Perdes o tempo, nem as tuas ameaças nem as tuas promessas conseguirão separar-me dos que me ensinaram a amar e a servir a Deus no mosteiro».
Colocaram-nos numa jangada carregada de lenha, para lhes dar a morte nas chamas. Mas, tendo-se apagado o fogo, tiveram de os agredir com os remos até os lançarem ao mar. Isto no ano de 484.
MARIA DE JESUS CRUCIFICADO, Beata
Veio ao mundo em Abellin, não longe de Nazaré, na Terra Santa. 13ª filha do casal Gérgio Baouardy e Maria Chain, a 5 de janeiro de 1846. Perdendo os pais aos três anos, foi acolhida por um tio paterno que em 1854 a levou para o Egipto. Quando mais tarde a quis dar em casamento, ela recusou com firmeza e cortou o cabelo para desta forma mostrar publicamente que estava decidida a consagrar-se a Jesus Cristo. Fizeram-lhe a vida amarga, mas tudo suportou por amor de Deus.
Andou de casa em casa até que em 1863 chegou a Marselha, como empregada da família Nadjar.
Sentindo-se chamada para a vida consagrada, entrou no Instituto das Irmãs da Compaixão, mas por falta de saúde teve que sair. Tentou de novo na Congregação das Irmãs de São José da Aparição. Também aqui sem resultado, porque não a julgaram idónea. Finalmente, em Junho de 1867 foi recebida num mosteiro das Carmelitas Descalças com o nome de MARIA DE JESUS CRUCIFICADO. No dia 21 de Agosto de 1870 partiu com outras companheiras para Mangalor na Índia, a fim de lá fundar um novo Carmelo. Todavia, depois de fazer os votos teve de regressar ao Carmelo de França, onde ficou até 1875. Nesse ano partiu para Belém, na Terra Santa, para fundar novo mosteiro.
Em Agosto de 1878, indo levar água a uns operários que trabalhavam no terreno do carmelo, caiu desastradamente, partiu um braço e veio a falecer no dia 26 desse mês, com fama de santidade. Foi beatificada por JOÃO PAULO II no dia 13 de Novembro de 1983.
AAS 74 (1982) 355-60; L'OSS. ROM. 20.11.1983
TERESA DE JESUS JORNET IBARS, Santa
Co-fundadora das Irmãzinhas dos Anciãos Abandonados, veio ao mundo em Aytona - Espanha, a 9 de Janeiro de 1843. Seus pais, bons cristãos, educaram-na incutindo-lhe sentimentos de piedade trabalho, estudo e prática da caridade. Os conselhos paternos penetraram tão fundo na alma da criança que ela, um dia, ao ver um pobre, da janela de casa, chamou-o à mesa.
À medida que foi crescendo em idade, cresceu igualmente nos estudos e na prática das virtudes. Aos 19 anos sentiu o chamamento divino para ingressar na vida consagrada. Mas onde ? O tio paterno, FRANCISCO DE JESUS e MARIA PALAU Y QUER convidaram-na a continuar os estudos na Congregação por ele fujndada. Eçla foi, mas não era aí que Deus a queria. Houve depois duas ou três tentativas em outros Institutos, mas por um motivo ou por outro, sem resulktado. Finalmente, teve conhecimento da obra que o Padre SATURNINO LÓPEZ NOVOA pretendia fundar: uma Congregação que se encarregasse de receber e tratar os anciãos abandonados.
Sentindo ser esse o posto a que Deus a chamava, prontificou-se a abraçar a obra com todo o coração. Tornou-se assim a co-fundadora de um Instituto que rapidamente se estendeu por toda a Espanha e pelo estrangeiro. Em 1979 contava 219 casas com 2834 religiosas.
É fácil conjecturar quantos sacrifícios e actos heroicos de paciência e caridade praticou a Serva de Deus no trato de pessoas idosas, repelentes, rabugentas, carentes de tudo. Trabalhou até à morte, que ocorreu em Liria, a 26 de Agosto de 1897.
Foi beatificada a 27 de Abril de 1958 e solenemente canonizada em 17 de janeiro de 1974.
AAS 68 (1976) 433-42; DIP 6, 1628-30.
MELQUISEDEC, Santo
Comemoração de São MELQUISEDEC rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo que saudou ABRAÃO, abençoando-o quando regressava da vitória e, oferecendo ao Senhor um sacrifício santo, uma vítima imaculada , e considerado como prefiguração de Cristo, rei de paz e de justiça e, porque é apresentado sem genealogia, preanuncia o sacerdote eterno.
MAXIMILIANO, Santo
Em Roma no cemitério de Basila, junto à Via salária Antiga, São MAXIMILIANO mártir. (data incerta)
ANASTÁSIO, Santo
Em Salona, na Dalmácia hoje Split na Croácia, Santo ANASTÁSIO pisoeiro, mártir. (data incerta)
VÍTOR, Santo
Em Cesareia na Mauritânia hoje Cherchell na Argélia, São VÍTOR mártir que, condenado á morte, segundo a tradição foi sacrificado num sábado. (séc. III)
ALEXANDRE, Santo
Em Bérgamo na Transpadânia hoje Lombardia - Itália, Santo ALEXANDRE mártir. (séc. III)
ELEUTÉRIO, Santo
Em Auxerre na Gália Lionense hoje França, Santo ELEUTÉRIO bispo (séc. VI)
JOAQUIM WATANABE JIROZAEMON, Beato
Em Yatsushiro - Japão, o beato JOAQUIM WATANABE JIROZAEMON pai de família e mártir. (1606)
TIAGO RETOURET, Beato
Num sórdido barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França o Beato TIAGO RETOURET presbitero da Ordem dos >carmelitas e mártir que durante a Revolução Francesa foi condenado à galera por causa do seu sacerdócio e infectado por chagas putrefactas consumou o seu martírio (1794)
JOANA ISABEL BICHIER DES ÂGES, Santa
Em LaPuye-en-Vélay - Poitiers - França a beata ISABEL BICHIER DES ÂGES virgem que durante a revolução francesa, ajudou Santo ANDRÉ HUBERTO FOURNIER a exercer clandestinamente o seu ministério e, restituída a paz da Igreja, fundou a Congregação das Filhas da Cruz, destinada `à educação dos ,pobres e à assistência aos enfermos. (1838)
MARIA DE JESUS CRUCIFICADO (Maria Baonardy), Beata
Em Belém - Terra Santa, a beata MARIA DE JESUS CRUCIFICADO (Maria Baouardy) virgem da Ordem das Carmelitas Descalças que enriquecida com dons místicos, uniu à vida contemplativa uma singular caridade. (1878)
AMBRÓSIO DE BENAGUACIL (Luís Valls Matamales), Beato
Em Valência - Espanha o beato AMBRÓSIO DE BENAGUACIL (Luís Valls Matamales) presbitero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir (1936)
PEDRO DE BENISA (Alexandre Más Ginestar), Beato
Em Alberca de Dénoa - Alicante - Espanha o braato PEDRO DE BENISA (Alexandre Más Ginestar) presbitero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir (1936)
FÉLIX VIVET TRABAL, Beato
Em Espligues - Barcelona - Espanha o beato FÉLIX VIVET TRABAL religioso da Sociedade e mártir (1936)
FORTUNATO MERINO VEGAS e LUÍZ GUTIERREZ CALVO, Beatos
Em M]a;laga / Espanha os beatos FORTUNATO MERINO VIEGAS e LU]IZ GUTIERREZ CALVO religiosos da Ordem de Santo Agostinho e mártires 1936
MARIA DOS ANJOS GINARD ,MARTI (Ângela Bendita), Beata
Em Nagasaqui no Japão os santos mártires TIAGO KYUHEI GOROBIOYE presbitero da Ordem dos Pregadores e MIGUEL KUROBIOYE que, no tempo do comandante supremo Tokugawa Yemitsu foram condenados à pena capital e morreram por Cristo. (1633)
LOURÊNCIA (Leocádia Harasymiv), Beata
Em Saumur, Angers - França,LOURÊNCIA (Leocádia Harasymiv) virgem que totalmente confiada no auxílio da divina providência acolheu durante vários anos na sua casa órfãs, anciãs, enfermas e mulheres dissolutas e, finalmente fundou com algumas companheiras o Instituto das irmãs de Santa Ana da Providência. (1736)
MARIA BELTRAME QUATTRÓCCHI, Beata
Em Roma a beata MARIA BELTRAME QUATTRÓCCHI mãe de família que passando a vida com seu esposo numa profunda e feliz comunhão de fé e de caridade para com o próximo, dominou a família e a sociedade com a ,luz de Cristo. (1965)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.