CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 3 5
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 6 5)
21 DE SETEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 3 1 9)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
ANDRÉ KIMTAE-GON, PAULO CHONGHA-SANG e 103 companheiros, Santos
Memória dos Santos ANDRÉ KIM TAE-GON, presbitero, PAULO CHONG HA-SANG e 101 companheiros mártires na Coreia. Nesta dia veneram-se na mesma celebração todos os 103 mártires que na Coreia deram testemunho da fé cristã, neste reino introduzida primeiro por iniciativa de alguns leigos fervorosos e depois alimentada e fortalecida pela ,pregação dos missionários e a celebração dos sacramentos. Todos estes atletas de Cristo - entre os quais 3 Bispos, 8 presbiteros e todos os outros leigos: homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças - suportando o suplício, consagraram com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja na Coreia (1839-1866)
EUSTÁQUIO, TEOPISTA, AGAPETO e TEOPISTO, Santos
EUSTÁQUIO ou EUSTÁTIO era general reformado, tido pelo maior homem de guerra do seu tempo. Foi na caça que ele mudou de religião. O veado, que perseguia, voltou-se para ele, com uma cruz levantada entre as hastes. Palavras que dela vieram, converteram-no. Ao mesmo tempo, a sua mulher TEOPISTA recebia a visita de um anjo e também ela abraçava o Cristianismo. Na noite seguinte, seguiram-nos os dois filhos AGAPETO e TEOPISTO e no outro dia receberam todos o baptismo.
Dez dias mais tarde, o veado voltou para avisar EUSTÁQUIO que rezasse muito, porque o demónio ia lançar-se contra ele. Na verdade, dentro de uma semana todos os seus escravos morreram de peste e os rebanhos pereceram vitimados por uma epidemia misteriosa; vieram bandidos incendiar-lhe o castelo, levando todo o dinheiro que nele se encontrava; ele mesmo foi tomado por piratas, assim como a mulher e os filhos, quando estavam a embarcar em fuga para o Egipto. Foram vendidos a um negociante de escravos que deles tirou o maior rendimento; foi assim que EUSTÁQUIO se tornou criado duma quinta. TEOPISTA criada de estalagem; os dois filhos marçanos, enquanto esperavam por entrar no exército.
Passaram assim dez anos. Os Partos invadiram o Império. O imperador Trajano vendo-se em grandes dificuldades mandou procurar o general EUSTÁQUIO. Encontraram-no e ele repeliu o inimigo para longe das fronteiras.
Levar-nos-ia demasiado longe contar como TEOPISTO e AGAPETO tendo reconhecido o pai no chefe do exército em que se batiam, e a ,mãe na criada da estalagem onde tinham ido almoçar. Toda a família se encontrou reunida para assistir às festas da vitória. Deviam estas começar por um sacrifício aos ídolos. Mas recusando todos tal coisa, foram os quatro encerrados num touro de bronze aquecido ao rubro; mas eles nada sofreram porque, até ao momento em que partiram para o céu, foram ouvidos a conversar alegremente, rezar juntos e executar cânticos de acção de graças.
Difícil é explicar como se originaram este culto e esta narrativa.
Santo EUSTÁQUIO é um dos Santos Auxiliadores (8 de Agosto).
FRANCISCO MARIA DE CAMPOROSSO, Beato
O beato FRANCISCO MARIA irmão leigo capuchinho, nasceu na aldeia de Camporosso na diocese de Vintemilha (na fronteira italiana, perto do Mónaco e de Nice), em 1804. Os pais, bons aldeões, deram-lhe no baptismo o nome de JOÃO. Sendo jovem pastor, arranjava-se para ouvir a missa todos os dias; gostava de rezar e de catequizar os da sua idade.
Passou dois anos entre os Menores conventuais e depois fez-se Terceiro capuchinho. Entrou no Noviciado desta Ordem em Génova. onde recebeu o nome de FRANCISCO MARIA. Em Dezembro de 1826 pronunciou os votos de religião.
Pouco depois, foi transferido para o convento da Imaculada, também em Génova, onde ficou até à morte. Durante 7 anos foi empregado nos modestos trabalhos reservados aos conversos. Admiravam nela a serenidade, a alegria, a obediência, o silêncio e a fidelidade à Regra. Depois confiaram-lhe os superiores a função de irmão mendicante. Ao cargo de mendicante juntou-se o de apóstolo, que evangelizava as praças e mesmo as tabernas. O «Padre Santo», como chamavam ao humilde irmão, tornou-se popular nas ruas ingremes da cidade ou nas ruelas que cheiram a peixe, junto do porto. Encontrava muitas misérias neste povo da beira da água, e esforçava-se para o levar para o alto, para Deus; procurava medicar as almas, que por vezes tinha reflexos de ira e de injúria. Recomeçava sempre com humildade, abnegação e bondade. Em 1886, uma dessas epidemias, que sempre ameaçam os grandes portos, caiu sobre Génova. O Padre Santo sofreu-a na sua pessoa; e ofereceu-se a Deus, que aceitou. Morreu a 17 de Setembro. Pouco depois, o flagelo cedia.
Õ religioso foi enterrado no cemitério de Staglieno, onde a piedade genovesa lhe levantou um túmulo em mármore. Foi beatificado por PIO XI em 1929.
JOSÉ MARIA DE YERMO PARRES, Beato
«Cristo foi enviado pelo Pai "a anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar a libertação dos cativos" (Lc, 4-18), "a procurar e salvar o que estava perdido" (Lc. 19-10); de modo semelhante a Igreja ama todos os angustiados pelo sofrimento humano, reconhece mesmo a imagem do seu Fundador, pobre e sofredor, nos pobres e nos que sofrem, esforça-se por lhes aliviar a indigência e neles deseja servir a Cristo» (L. G. 8)
Estas palavras do Concílio Vaticano II aplicam-se bem à vida do beato JOSÉ MARIA DO YERMO PARRES, que veio ao mundo em Lamolonga, no México, a 10 de Novembro de 1851. Filho único de um advogado, perdeu a mãe 50 dias após o nascimento. O pai entregou-o aos cuidados de uma sua irmã, que educou o sobrinho, inculcando-lhe as verdades cristãs.
Sentindo-se chamado à vida consagrada a 10 de Maio de 1867 entrou na Congregação da Missão, na qual fez votos dois anos depois. Todavia, em 1877 abandonou essa congregação e entrou no seminário de León, onde recebeu a ordenação sacerdotal no dia 24 de Agosto de 1879.
(...)
Ver mais sobre JOSÉ MARIA YERMO PARRES no mlivro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO der Braga
DORIMEDONTE, Santo
Em Sínada n a Frígia hoje Cifikasaba, na Turquia, São DORIMEDONTE mártir. (séc. III)
HIPÁCIO, ASIANO e ANDRÉ, Santos
Em Constantinopla, hoje Istambul na Turquia, os santos mártires HIPÁCIO e ASIANO bispos e ANDRÉ presbitero que no tempo do imperador Leão o Isáurico pela defesa das sagradas imagens, depois de cruéis e graves tormentos foram lançados como alimento aos cães. (740)
ADELPRETO, Santo
Em Arco, no Trentino - Itália, o beato ADELPRETO bispo, estrénuo defensor dos pobres e crianças e da liberdade da igreja, que , surpreendido pelas ciladas dos inimigos, foi cruelmente espancado até à morte. (1172)
TOMÁS JOHNSON, Beato
Em Londres, Inglaterra, o beato TOMÁS JOHNSON presbitero da Cartuxa nesta cidade e mártir, qiue no reinado de Henrique VIII encarcerado na prisão de Newport por causa da sua fidelidade à igreja foi o nono dos seus confrades que ali morreu de fome de enfermidaede. (1537)
FRANCISCO DE POSADAS, Beato
Em Córdova - Espanha, o beato FRANCISCO DE POSADA presbitero da Ordem dos Pregadores insigne pela sua penitência, humildade e caridade, que durante 40 anois anunciou a Cristo nesta região. (1713)
JOÃO CARLOS CORNAY, Santo
Na fortaleza de San-Tay, no Tonquim hoje Vietname, São JOÃO CARLOS CORNAY presbitero da Sociedade das Missões estrangeiras de Paris e mártir que por decreto do imperador Minh Mang depois de sofrer cruéis suplícios foi esquartejado e finalmente degolado por causa da fé cristã. (1837)
LOURENÇO HAN I-HYONG e 6 companheiros, Santos
Em Seul - Coreia os santos LOURENÇO HAN I-HYONG catequista e 6 companheiros mártires que morreram por Cristo., enforcados em diversos cárceres. A sua memória celebra-se hoje, jungtamente com a dos outros mártires desta regiãoo e já assinalados atrás, neste mesmo blogue.
TERESA CEJUDO REDONDO, Beata
Em Pozoblanco - Córdova - Espanha a beata TERESA CEJUDO REDONDO mãe de famíloia, cooperadora salesiana e mártir. (1936),
MARIA TERESA DE SÃO JOSÉ (Anna Maria Tauscher van den Bosch), Beata
Em Sittard na Holanda, a beata MARIA TERESA DE SÃO JOSÉ (Anna Maria Tauscher van derr Bosch) virgem , fundadora da Congregação das irmãs carmelitas do Divino Coração de Jesus. (1938)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.