CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 3 8
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 6 8)
24 DE SETEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 3 2 2)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
COSME e DAMIÃO, Santos
Encontramo-nos hoje com estes dois mártires orientais , que morreram decapitados na perseguição de Diocleciano (284-305). Eram irmãos e provavelmente gémeos, de profissão médicos, de alta linhagem e de convicção cristã. Os gregos chama a cada um Anargiros, que quer dizer Sem dinheiro, porque no exercício da profissão eram sumamente desprendidos e caritativos com os pobres e necessitados.
Nas Actas que se conservam do martírio de ambos, entrelaça-se o autêntico com o lendário e oratório. Se nem tudo o que figura nelas é para ser admirado, conservam-se passagens que os mais exigentes críticos consideram reprodução exacta do processo oficial. O juiz que os interrogou em Egeia da Cilícia, na Ásia Menor, é personagem histórica bem conhecida, que se chamava Lísias.
- Trazei-me esses homens da religião perversa dos cristãos.
- Diante do tribunal os tens, responderam os escrivães.
- Dizei-me o vosso nome, a vossa condição, a vossa religião e a vossa pátria.
- Somos duma cidade da Arábia.
- É como vos chamais?
- Eu chamo-me COSME e o nome do meu irmão é DAMIÃO. descendentes de ilustre família, professamos a medicina.
- E a vossa religião?
- A cristã.
- Bem, renunciai ao vosso Deus e sacrificai aos deuses que fabricaram o Universo.
- Os teus deuses são vãos e puras aparências, nem se quer se lhes pode dar nome de homens, mas de demónios.
- Atai-os de pés e mãos, e dai-lhes tormentos até que sacrifiquem.
Enquanto os verdugos despedaçavam as carnes dos dois irmãos com açoites e nervos de boi, os mártires sorriam e diziam ao juiz:
-
Presidente, já podes atormentar-nos com maior diligência, pois certificamos-te que nem sequer sentimos a dor.
A espada pôs fim àquelas preciosas vidas e abriu-lhes as portas do paraíso..
Os cristãos do Oriente professaram-lhes muito profunda e sentida devoção desde o principio. Levantaram-se igrejas e santuários em sua honra, recorria-se a eles em todas as doenças e Deus operava, por intercessão deles, curas e milagres constantes. No século IV vemo-los honrados em Constantinopla com quatro basílicas dedicadas à memória deles. Em Roma, o papa SÍMACO (498-514) erigiu-lhes um oratório no Monte Esquilino e FÉLIX IV (526-536) dedicou-lhes duas basílicas. O templum sacrae Urbis da Via sacra passou a ser, e ainda é, a igreja principal dos dois irmãos médicos. A epígrafe, que recorda a dedicação desta basilica do Foro, conserva-se ainda e é o melhor elogio dos Santos COSME e DAMIÃO, que entraram mesmo no Cânone Romano da Missa, pela grande devoção que lhes professava o povo:
«Aos dois mártires médicos, esperança para o povo de salvação certa. O Foro com a honra sagrada dos Santos».
Com quanta generosidade não recompensa Deus o pouco que fazemos pelo sue nome, dando-Lhe o mais que podemos dar-Lhe, a nossa vida, que recebemos do seu amor e omnipotência !
ELEÁZARO DE SABRAN, Santo e
DELFINA, Beata
Esposos - (1285-1323 e 1282-1360)
«Associarem-se (no casamento) para se ajudarem mutuamente na caridade humana e divina ou para realizarem uma espécie de respeitosa imolação duplamente meritória. nada disto é incompatível com a confiança em graças excepcionais ou em circunstâncias impostas por estados físicos ou morais. Foi assim que se chegou a canonizar vocações sacerdotais e de virtude singular, como Santo ELEÁZARO e Santa DELFINA DE PROVENÇA verdadeiramente cônjuges, mas unidos numa emulação virginal» (M. Blondel).
Estas duas flores do paraíso, puras e altivas, brotaram não no vale do Ródano mas a Este de Avinhão, DELFINA DE SIGNE, da casa de Glandevez, nasceu por 1283. Cerca de 1285, veio ao mundo ELEÁZARO DE SABRAN.
Este viveu em Marselha como aluno da abadia de São Vítor. Admirava nos m+ártires e desejava imitá-los.
(...)
Ver mais sobre ELEÁZARO DE SABRAN e DELFINA DE SIGNE no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
CIPRIANO (Mago) e JUSTINA, Santos
A Vida de São CIPRIANO, chamado o Feiticeiro ou Mago, para o distinguir de São CIPRIANO mártir, bispo de Cartago, é um tecido de lendas que se podem resumir da forma seguinte:
Nasceu em Antioquia e era feiticeiro, muito competente na astrologia e magia, que aprendeu nas suas viagens, sobretudo em Babilónia. Devido ao «trato com mo demónio», praticava toda a espécie de bruxedos e infâmias. Com as suas artes mágicas, pretendeu levar uma virgem cristã, chamada JUSTINA, a casar-se com um pagão apaixonado por ela. Vendo que nada conseguia, recorreu à intervenção do demónio, do qual se defendeu a jovem cristã com o sinal da cruz. Reconhecendo que havia um poder superior ao do demónio, CIPRIANO aprendeu a doutrina cristã, converteu-se, foi baptizado, ordenado de diácono e mais tarde sagrado Bispo. Preso juntamente com JUSTINA, por ordem do imperador Diocleciano, foram ambos submetidos a horríveis tormentos. CIPRIANO viu o seu corpo rasgado com pentes de ferro e deitado numa caldeira de pez a ferver. Saindo dela ileso, foi decapitado com JUSTINA. O martírio destes dois Santos celebra.se a 26 de Setembro.
A Imperatriz Eudóxia compôs um poema em sua honra. O célebre Calderón de La Barca tomou a vida de São CIPRIANO como base do seu drama: «O mágico prodigioso».
(...)
Ver mais sobre CIPRIANO, o Feiticeiro ou o Mago no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
NILO O Jovem, Santo
São NILO o Jovem, nasceu em Rossano - Calábria e morreu no Túsculo - perto de Roma, em 1004 ou 1005. Alto funcionário de origem grega, convertera-se repentinamente por morte da mulher, que muito enganara. Fundou e dirigiu em Grotaferrata (Túsculo) um mosteiro segundo a regra de São BASILIO mosteiro que se conserva e povoa ainda. A um senhor libertino que julgava embaraçá-lo perguntando-lhe se SALOMÃO tinha ido para o céu ou para o inferno, deu esta resposta que levou a converter-se quem falara:
«É uma pergunta muito inteligente que fazeis, mas há outra mais urgente que pede resposta: a de saber para onde ireis vós mesmo, se continuardes a viver como porco de Epicuro, segundo fizestes até agora».
MARIA VITÓRIA TERESA COUDREC, Santa
Nasceu esta Serva de Deus em Mas de Sabliéres - França, a 1 de Fevereiro de 1805. Seus pais eram excelentes cristãos. Fazendo a primeira comunhão aos dez a nos, daí por diante, três vezes por semana, levantava-se muito cedo para acompanhar a mãe à Igreja, que ficava longe. Assistiam à santa Missa e comungavam. Assim a menina foi crescendo nas práticas da piedade, no amor de Deus e no domínio de si mesma.
(...)
Ver mais sobre SANTA MARIA VITÓRIA TERESA COUDREC no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
GASPAR STANGGASSINGER, Beato
Segundo de 16 filhos de uma afortunada família de agricultores, veio à luz do dia em Berchtesgaden - Alemanha a 12 de Janeiro de 1871. desde criança ambicionava ser sacerdote e missionário. Na juventude permaneceu nos mesmos propósitos com tanta firmeza que venceu as resistências do pai. Aos 16 anos fez voto de castidade perpétua. Depois dos estudos clássicos, em Outubro de 1890 entrou no seminário para cursar teologia. Mas a sua verdadeira vocação era a de homem consagrado a Deus na vida religiosa. Por isso ingressou na congregação de Santo AFONSO MARIA DE LIGÓRIO onde professou e recebeu as ordens sacras. JOÃO PAULO II na homilia da beatificação, a 24 de Abril de 1988, refere-nos como decorreram os poucos anos de vida deste religioso:
(...)
Ver esta homília sobre GASPAR STAGGASSINGER no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
GEDEÃO, Santo
Comemoração de São GEDEÃO da tribo de Manassés, que foi juiz em Israel e, recebendo do Senhor o sinal do orvalho no velo de lã, com a fortaleza de Deus destruiu o altar de Baal e libertou o povo de Israel dos seus inimigos.
SENADOR, Santo
Em Albano, no Lácio - Itália, São SENADOR mártir. (séc. III)
EUSÉBIO, Santo
Em Bolonha - Emília-Romanha - Itália., a comemoração de Santo EUSÉBIO bispo ,que com Santo AMBRÓSIO defendeu a fé católica contra os arianos e se empenhou muito em promover entre os jovens o valor da virgindade. (séc. IV)
ESTEVÃO DE ROSSANO, Santo
Em Caeta, no Lácio - Itália, santo ESTEVÃO DE ROSSANO monge, companheiro de São NILO o Jovem. (1001)
LÚCIA DE CALTAGIRONE, Beata
Em Salerno, na Campânia - Itália a Beata LÚCIA DE CALTAGIRONE virgem da Ordem terceira Regular de São Francisco. (1400)
SEBASTIÃO NAM I-GWAN, LUZIA KIM, CATARINA YI, MADALENA CHO, INÁCIO KIM CHE-JUN, CARLOS CHO SHIN-CH'OL, COLOMBA KIM HYOIM, MADALENA PAK PONG-SON, PERPÉTUA HONG KUM-JU, JULIETA KIM, ÁGUEDA CHON KYONG-HYOB e MADALENA HO KYE-IM, Santos
Em Seul na Coreia, a paixão dos santos SEBASTIÃO NAM I-GWAN e 8 companheiros INÁCIO KIM CHE-JUN, CARLOS CHO SHIN-CH'OL, COLOMBA KIM HYOIM, MADALENA PAK PONG-SON, PERPÉTUA HONG KUM-JU, JULIETA KIM, ÁGUEDA CHON KYONG-HYOB e MADALENA HO KYE-IM mártires que, depois de sofrerem cruéis suplícios, foram degolados por causa da sua fé cristã. Comemoram-se também as santas mártires LUZIA KIM, CATARINA YI viúva e sua filha MADALENA CHO virgem que, encarceradas pela sua fé em Cristo, morreram também vítimas de atrozes tormentos em dia incerto deste mês. (1839),
LUÍS TEZZA, Beato
Em Los Reyes - Perú, o beato LUIS TEZZA presbitero da Ordem dos Clérigos Regrantes Ministros dos Enfermos que, para servir a Deus nos enfermos, fundou a Congregação das Filhas de São Camilo que sabiamente reuniu para se dedicarem a múltiplas obras de caridade. (1923)
MARIA DO AMPARO (Teresa Rosat Balasch) e MARIA DO CALVÁRIO (Josefa Romero Clariana), Beatas
Em Valência - Espanha as beatas MARIA DO AMPARO (Teresa Rosat Balasch) e MAROIA DO CALVÁRIO (Josefa Romero Clariana) virgens da Congregação da Doutrina Cristã e mártires que, durante a perseguição religiosa, foram encarceradas e depois assassinadas por causa da sua fidelidade a Cristo esposo. (1936)
RAFAEL PARDO MOLINA e JOSÉ MARIA VIDAL SEGÚ, Beatos
Em Valência - Espanha, os beatos RAFAEL PARDO MOLINA religioso da Ordem dos Pregadores e mártir que morreu durante a perseguição contra a fé cristã. Com ele se comemora também o beato mártir JOSÉ MARIA VIDAL SEGÚ presbitero da mesma Ordem que passou á glória celeste depois de ter dado em Barcelona um inquebrantável testemunho da fé em Crosto. (1936)
CRESCÊNCIA VALLS ESPI, Beata
Em Puerto de Canals - VALÊNCIA - ESPANHA a beata CRESCÊNCIA VALLS ESPI virgem e mártir. (1936)
MARIA DEL OLVIDO NOGUERA ALBELDA, Beata
Em Bemnifairó de Valldigna - Valência - Espanha a beata MARIA DEL OLVIDO NOOGUERA ALBELDA, virgem e mártir. (1936),