CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 3 8
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 6 8)
24 DE SETEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 3 2 2)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
JERÓNIMO, Santo
SOFRÓNIO AURÉLIO JERÓNIMO nasceu em Estrídona, cidade da fronteira da ex-Jugoslávia, (hoje preenchida por vários países Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia) num ano entre 340 e 350. Desde o berço, segundo frase sua, o sue alimento foi leite católico. Depressa, talvez em 354, transferiu-se para Roma., a fim de cursar gramática, retórica e filosofia. Com grande aplicação, frequentou as aulas do gramático Élio Donato e leu com entusiasmo VIRGÍLIO e TERÊNCIO.
Estudando em Roma, pagou tributo ao maléfico ambiente que lá reinava. Ele mesmo nos refere com verdadeira dor os desvarios da sua juventude; mas tenha-se em conta a psicologia dos Santos ao confessarem os seus pecados, deve-se pensar que eles foram menos do que dizem. Tanto mais que JERÓNIMO foi sempre entusiasta dos livros, grande preservativo da juventude, como qualquer ocupação séria e constante.
(...)
(...)
(...)
Ver mais sobre São JERÓNIMO no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
CONRADO D'ULRACH, Beato
Nasceu por 1175 e faleceu em 1227. Abandonando a rica prebenda de cónego que tinha na Alemanha , fez-se monge em Villers - Bélgica em 1199, e veio a ser abade de Claraval em 1214 e superior geral de Cister em 1217. Promovido a cardeal em 1219, desempenhou importantes missões em vários países e foi encarregado de pregar a sexta cruzada na Alemanha (1224). Só lhe faltava ser papa. E tê-lo-ia sido, ao que se diz, por morte de HONORIO III (1227), se não tivesse impedido o Sacro Colégio de votar por ele. Morreu em Roma alguns meses mais tarde, dizendo:
«Porque não fiquei eu monge em Villers, lavando cada semana, com regularidade de animal, a louça na cozinha?»
SOFIA, FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, Santas
Nada se sabe sobre os primeiros anos de Santa SOFIA. casou-se com um dos primeiros senadores de Milão. Passados alguns anos, ficou viúva com três filhas, das quais a mais velha tinha apenas doze anos. Distribuiu os seus bens pelos pobres e partiu para Roma, a fim de prestar aos mártires daquela capital os serviços que pudesse. Levou consigo as três filhas. FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE Ia com elas visitar os cristãos prisioneiros, levando-lhes o Sagrado Viático. depois de martirizados, sepultava-os. Suas filhas, instruídas por exemplo tão nobre, tornaram-se dentro em breve verdadeiras apóstolas e, por mais que uma vez, com suas palavras inflamadas, reanimaram irmãos desfalecidos.
Tanto heroísmo mereceu-lhes serem chamadas ao tribunal de Décio (249-251), que as interrogou, mandando-as em seguida para o cárcere, visto permanecerem fiéis a Jesus. Passado algum tempo foram novamente interrogadas e ameaçadas.
Santa FÉ respondeu: «O meu desejo é sofrer e morrer por confessar a Cristo». Fizeram-lhe a vontade, açoutando-a e degolando-a. Santa ESPERANÇA, depois de muitas torturas, foi degolada no mesmo lugar que sua irmã. Santa CARIDADE depois de lhe deslocarem todos os membros, foi condenada ao mesmo suplício, sendo acompanhada por sua mãe, Santa SOFIA que a exortava a permanecer constante na fé.
Esta mãe heróica preparava-se também para ser imolada, a fim de se juntar a suas filhas no céu. Mas Décio, levado por suma crueldade, preferiu deixar-lhe a vida, pois sabia que lhe era mais custosa que a morte. Ordenou que levassem a SOFIA os cadáveres mutilados de suas filhas. A generosa mãe sepultou-os ao lado dos outros mártires, não se afastando mais desta sepultura e pedindo constantemente a Deus que lhe concedesse a graça de se ir juntar àquelas que tinha perdido por amor d'Ele. Por último, depois de um martírio de dois meses, entregou sua alma ao Criador sobre o túmulo de suas filhas.
FREDERICO ALBERT, Beato
Fundafdor das Vicentinas de Maria Imaculada, nasceu em Turim - Itália a 16 de Outubro de 1820 e morreu em Lanzo Torinese, a 30 de Setembro de 1876. Foi beatificado no dia 30 de Outubro de 1984.
(...)
Ver mais sobre FREDERICO ALBERT no livro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO der Braga
ANTONINO, Santo
Em Placenza hoje Emília-Romanha - Itália Santo ANTONINO mártir. (303)
URSO e VÍTOR, Santos
Em Soleure no território dos helvécios hoje Suiça, os santos URSO e VITOR mártires que segundo a tradição pertenceram à legião Tebana. (320)
GREGÓRIO o Iluminador, Santo
Na Arménia, São GREGÓRIO ILUMINADOR bispo qie, depois de ter realizado grandes trabalhos se retirou para uma caverna junto á confluência dos dois ramos do rio Eufrates e aí descansou em paz. É considerado o apóstolo dos Armenos. (326)
EUSÉBIA, Santa
Em Marselha -Provença - França Santa EUSÉBIA virgem que desde a juventude até à velhice foi sempre serva de Deus. (497)
HONÓRIO, Santo
Em Cantuária - Inglaterra Santo HONÓRIO bispo que era monge romano quando o papa GREGÓRIO MAGNO o enviou como companheiro de Santo AGOSTINHO para evangelizar a Inglaterra a quem sucedeu nesta sede episcopal. (653)
SIMÃO, Santo
Em Roma São SIMÃO monge , anteriormente conde de Crepy - em França que renunciando à pátria, ao matrimónio e a tudo, escolheu a vida monástica e depois a vida eremítica nos montes do Jura; chamado muitas vezes a intervir como legado de paz para promover a conciliação entre os príncipes, morreu em Roma e foi sepultado na basilica de São Pedro. (1082)
AMADO, Santo
Em Nuco na Herpínia hoje Campânia - Itália Santo AMADO bispo. (1093)
ISMIDÃO, Santo
Em Die., França, santo ISMIDÃO bispo que movido pelo seu grande amor aos Lugares Santos fez por duas vezes a piedosa peregrinação a Jerusalém. (1115)
FELÍCIA MEDA, Beata
Em Pêsaro no Piceno hoje nas Marcas - Itália, a beata FELÍCIA MEDA abadessa da Ordem das Clarissas (1444)
FRANCISCO DE BORJA, Santo
Em Roma, FRANCISCO DE BORJA presbitero que depois da morte da esposa, de quem teve oito filhos, entrou na Companhia de Jesus e, abdicando das honras do mundo e das dignidades eclesiásticas foi eleito superior geral da Ordem, sendo memoriável pela sua austeridade de vida e espirito de oração. (1572)
JOÃO NICOLAU CORDIER, Beato
Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort - França, o beato JOÃO NICOLAU CORDIER presbitero e mártir que depois da extinção da Companhia de Jesus continuou a exercer o ministério sacerdotal e durante a Revolução Francesa foi ali encerrado acabando por morrer de fome e de inanição. (1794)
TERESA DO MENINO JESUS, Santa
Em Lisieux - França, o dia natal de Santa TERESA DO MENINO JESUS cuja memória se celebra amanhã 1 de Outubro. (1897)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.