CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 3 8
SÉRIE DE 2020 - (Nº 2 6 8)
24 DE SETEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 3 2 2)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
Sabe-se como, em 621, os Visigodos se tornaram finalmente senhores de toda a Espanha. Em 711, porém, vieram os Árabes que os repeliram para as montanhas das Astúrias e conquistaram quase toda a Península. Foram precisos nada menos de seis séculos para os expulsar. Durante este longo período de guerras, foram levados cativos para a África numerosos cristãos. Os que abraçavam o islamismo eram tratados como homens livres; os outros eram vendidos como escravos aos sarracenos, se não fossem remidos. Neste caso, era necessário pagar o resgate para obter a sua libertação, e muitas famílias não tinham posses para isso.
Foi com o fim de libertar estes desgraçados, expostos ao perigo da apostasia, que São PEDRO NOLASCO fundou, em 1218, a Ordem das Mercês ou da Redenção dos cativos. A própria Virgem, numa aparição, o incitou a isso. PEDRO contou a visão a São RAIMUNDO DE PENHAFORTE, seu confessor, e ao rei JAIME I DE Aragão, o Conquistador, que o ajudaram a pôr em prática o projecto. Aos três votos habituais da religião, os Mercedários acrescentavam o de se entregarem como reféns, no caso de não disporem de outros meios para se desempenharem da sua missão. Graças ao heroísmo deles e à generosidade dos cristãos, a obra foi fecunda em resultados. Dizia o Breviário Romano que «foi com o fim de se agradecer a Deus e à Santíssima Virgem os benefícios de tal Instituição que se estabeleceu a festa de NOSSA SENHORA DAS MERCÊS.».
O nome da pessoa, MERCEDES ou MERCÊS, vem deste título especial da Virgem Maria.
CRESCÊNCIO, Santo
São CRESCÊNCIO, ao que se diz, era ainda menino quando foi morto à espada na perseguição de Diocleciano (284-305). Era filho de santo EUTÍMIO e foi sepultado na Via Salária por ordem do juiz Turpílio.
Conta-se que, tendo nascido em Perúgia, foi transportado para Roma e decapitado. O que é certo é que um mártir chamado CRESCENCIANO, estava enterrado no cemitério de Priscila, realmente na Via Salária. O seu túmulo era conhecido e venerado, mas o culto não devia estar florescente e não é conhecido o ano da morte de CRESCÊNCIO.
Mas ao menos parte do que dissemos há-.de referir-se ao mártir que era venerado em Braga a 24 de Setembro e do qual nos foi gentilmente fornecida a seguinte informação:
Dom LUÍS DE SOUSA, embaixador de Dom PEDRO II em Roma, ao ser nomeado Arcebispo de Braga, trouxe para a sua cidade arquiepiscopal as relíquias de São CRESCÊNCIO. Metidas numa arca de prata e de vidro, foram encerradas num móvel de madeira, que se venera num altar em frente da sacristia da Sé. Mais tarde, provavelmente durante as invasões francesas, o precioso relicário foi escondido, vindo a ser encontrado numa dependência da Sé, por volta do ano de 1960. Encontra se agora no tesouro da mesma Sé. E a arca de madeira conserva-se na sacristia.
ANDÓQUIO, TIRSO e FÉLIX, Santos
Assim se exprime o Martirológio Romano:
A 24 de Setembro o trânsito dos santos ANDÓQUIO, TIRSO, diácono e FÉLIX em Autun; aos quais São POLICARPO bispo de Esmirna, enviou do oriente a pregar o Evangelho á França, onde depois de os haverem açoitado cruelmente, os tiveram um dia inteiro dependurados pelas mãos atadas às espáduas, depois os arrojaram ao fogo, donde saíram sem lesão Finalmente, machucando-lhes a garganta, foram gloriosamente coroados no ano de 179.
COLOMBA JOANA GABRIEL OU (Joana Matilde Gabriel) Beata
Nasceu em Stanislawów, na Polónia, a 3 de Maio de 1858. Foi baptizada no mesmo dia e recebeu os nomes de JOANA e MATILDE. Em 1866 mudou-se com os pais e o irmão ESTANISLAU para Lwów, onde fez os estudos e conheceu as religiosas Beneditinas, que lhe incutiram o amor a Cristo e ao próximo.
(...)
Ver mais sobre COLOMBA JOANA GABRIEL no olivro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
ANATÓLIO, Santo
Em Milão na Transpadana hoje Lombardia - Itália, santo ANATÓLIO que é considerado o primeiro bispo desta cidade. (séc. II)
RÚSTICO, Santo
Em Arvena, na Aquitânia hoje Clermont-Ferrand - França, São RÚSTICO bispo que sendo presbitero nesta cidade, assumiu com grande alegria do povo, a honra do episcopado. (séc. V)
LOPO, Santo
Em Liaão, Gália hoje França, São LOPO bispo que antes tinha vivido como anacoreta. (528)
ISARNO, Santo
Em Marselha - Provença hoje França, Santo ISARNO abade, homem austero para consigo mesmo, mqas benevolente e pacifico para com os outros, que renovou a vida regular no mosteiro de São VITOR. (1043)
GERARDO SAGREDO, Santo
Na Panónia, Hungria, São GERARDO SAGREDO Bispo de Csanad e mártir que foi preceptor de Santo EMERICO, príncipe adolescente, filho do rei Santo ESTEVÃO e morreu apedrejado junto ao rio Danúbio numa sedição de húngaros pagãos. (1046)
DALMÁCIO MONER, Beato
Em Gerona, Catalunha, Espanha, o Beato DALMÁCIO MONER presbitero da Ordem dos Pregadores, insigne pelo sue amor à solidão e ao silêncio. (1341)
GUILHERME SPENSER e ROBERTO HARDESTY Beatos
Em York, Inglaterra os beatos mártires GUILHERME SPENSER presbitero e ROBERTO HARDESTY condenados à pena capital e enforcados no reinado de isabel I, o primeiro por ser sacerdote e o segundo por lhe ter dado hospitalidade. (1589)
ANTÓNIO GONZALEZ, Santo
Em Nagasaqui no Japão, Santo ANTÓNIO GONZALEZ presbitero da Ordem dos Pregadores que enviado para o Japão com outros cinco companheiros e encarcerado pouco tempo depois, foi submetido duas vezes ao suplício da água, até que, consumido pela febre, precedeu nos seus companheiros na morte, no tempo do chefe supremo Tokugawa Yemitsu. (1637)
PACÍFICO, Santo
Em San Severino nas Marcas - Itália, São PACIFICO presbitero da Ordem dos Frades menores insigne pelas suas penitências, amor à solidão e oração ante o Santíssimo Sacramento. (1721)
ANTÓNIO MARTINHO SLOMSEK, Beato
Em Maribor, na Eslovénia, o Beato ANTÓNIO MARTINHO SLOMSEK bispo que se dedicou com todas as suas energias ao cuidado da vida cristã das famílias, à formação do clero e à defesa da unidade da Igreja. (1862)
JOSÉ RAIMUNDO PASCOAL FERRER BOTELLA, Beato
Em Ablat de La Ribera, Valência - Espanha, o beato JOSÉ RAIMUNDO PASCOAL FERRER BOTELLA presbitero e mártir que padeceu o martírio durante a perseguição contra a fé cristã. (1936)
JOSÉ MARIA FERRÁNDIZ HERNÁNDEZ, Beato
Em Rotglá e Corbera - Valência - Espanha, o beato JOSÉ MARIA FERRANDIS HERNÁNDEZ presbítero e mártir na mesma perseguição. (1936)
ENCARNAÇÃO GIL VALLS, Beata
Em Olleria - Valência, a beata ENCARNAÇÃO GIL VALLS virgem e mártir. (1936)
JOSÉ RAIMUNDO FERRAGUT GIRBÉS, Beato
Em Alcira - Valência - Espanha o beato JOSÉ RAIMUNDO FERRAGUT GIRBÉS pai de família e mártir (1936)
AFONSO DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA (Afonso Arimány Ferrer), Beato
Em Barcelona - Espanha, o beato AFONSO DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA (Afonso Arimány Ferrer) presbitero da Ordem dos carmelitas Descalços e mártir. (1936)
MANUEL GÓMEZ CONTIOSO, ESTEVÃO GARCIA GARCIA e RAFAEL RODRIGUES MESA, Beatos
Em Málaga - Espanha os beatos MANUEL GÓMEZ CONTIOSO, ESTEVÃO GARCIA GARCIA e RAFAEL RODRIGUEZ MESA, mártires. (1936)
MELCHIOR DO ESPÍRITO SANTO (Melchior Rodriguez), LUÍS DE SÃO MIGUEL DOS SANTOS (Luís de Erdoiza Y Zamalloa), TIAGO DE JESUS (Tiago Arriaga y Arrien), JOÃO DE NOSSA SENHORA DO CASTELAR (João Francisco Joya y Corralero), Beatos
Em Cuenca, Espanha, os beatos MELCHIOR DO ESPÍRITO SANTO (Melchior Rodriguez), LUÍS DE SÃO MIGUEL DOS SANTOS (Luís de Erdoiza Y Zamalloa), TIAGO DE JESUS (Tiago Arriaga y Arrien), JOÃO DE NOSSA SENHORA DO CASTELAR (João Francisco Joya y Corralero) mártires (1936)
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
"""""""""""""""
Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.