terça-feira, 25 de agosto de 2009

O BAPTISMO

¿Como era o baptismo desde o princípio da Igreja?
Fonte: Educar es amar
Autor: Dr. Jorge Rodríguez


¿COMO ERA O BAPTISMO DESDE O PRINCÍPIO DA IGREJA?


A Igreja Católica ensina que no Baptismo são perdoados todos nossos pecados cometidos até então. No Baptismo renascemos para uma nova vida, ungidos pelo Espírito Santo. Os irmãos separados dizem que o Baptismo é só um símbolo, mas negam o perdão dos pecados. Por outro lado, negam o baptismo das crianças, esquecendo as passagens bíblicas que nos referem que os primeiros cristãos eram baptizados com a totalidade de suas famílias. Inclusive mais adiante encontramos um texto em que se diz a um recém convertido: ‘Tem fé e te salvarás TU e TUA FAMILIA’. Tampouco é necessário o baptismo de imersão como propugnam os protestantes. Vemos que Paulo foi baptizado imediatamente após receber a cura de mãos de Ananías: não teve tempo de ir a uma piscina ou um rio para ser submergido na água. O que actua no Baptismo, não é a imersão ou a quantidade de água, mas sim o poder de Deus. Por isso é que também as crianças devem ser baptizadas desde pequenos e não negar-lhes essa graça. Aos irmãos separados caberia perguntar-lhes: ¿Quando uma criança da sua congregação está doente, oram ou não por ela?. Seguramente que a resposta é sim, como se deve supor. Se aplicamos  o critério, que dizem eles não se deve baptizar as crianças porque ainda não entendem, poderíamos dizer-lhes: ¿Então porque rezam por seus filhos, se tampouco entendem?. A resposta é óbvia: não entendem, mas isso não importa, posto que quem actua é Deus, sua graça, seu poder. Coisa igual ocorre no Baptismo: ainda que a criança não entenda seu sentido ainda, Deus é quem actua sobre ele, concedendo-lhe o Espírito Santo. Além disso; não esqueçamos as palavras do mesmo Jesus: ‘Deixem que as crianças venham a mim e não o impeçam’.


Mt 19.14-15 Jesus lhes disse: ‘Deixem a essas crianças e não as impeçam que venham a mim …’ Jesús lhes impôs as mãos e continuou seu caminho.


Lc 18.16 Jesus pediu que as trouxessem, dizendo: ‘Deixem que as crianças venham a mim e não o impeçam’.
Também recordemos que o mesmo Jesus, assim como todos as crianças judias de sua época, eram submetidos à circuncisão aos 8 dias de nascido. Seguramente, nenhum deles entendia o sentido; mas, igual eram circuncidados, porque era a vontade de Deus. Se Paulo diz que o baptismo é a circuncisão não cirúrgica, então, ¿Porquê nossos irmãos protestantes querem privar desta “circuncisão” (baptismo) às crianças?. Sua postura não tem nenhuma sustentação. Vejamos a continuação alguns textos bíblicos sobre o Baptismo:


Mt 3.11 Eu os baptizo com água… Mas depois de mim vem um com muito mais poder … ele os baptizará no Espírito Santo e no fogo.


Jn 3.5 ‘Em verdade te digo: O que não renasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus’.


Hch 9.18 No instante lhe caíram dos olhos uma espécie de escamas e começou a ver. Se levantou e foi baptizado.


Hch 16.15 Recebeu o baptismo junto com os de sua família.


Hch 16.31,33 Lhe responderam: ‘Tem fé no Senhor Jesus e te salvarás tu e tua família’ … Se baptizou com toda sua família àquela hora da noite.


Hch 22.16 E agora que esperas? Levanta-te, recebe o baptismo e lava teus pecados invocando seu Nome.


Rom 6.3,4 Ao ser baptizados em Cristo Jesus, temos sido submergidos em sua morte… Assim também nós começamos uma nova vida.

1 Cor 1.16 Perdão, também baptizei a família de Estéfanas.


Col 2.12,13 É o baptismo, no qual foram sepultados com Cristo. E nele foram logo ressuscitados … Vós estáveis mortos por seus pecados e sua mesma pessoa não estava circuncidada, mas Deus os fez reviver junto a Cristo: Nos perdoou todas nossas faltas.


Tit 3.5-6 No baptismo voltamos a nascer e fomos renovados pelo Espírito Santo que Deus derramou sobre nós por Cristo Jesús.



ORAÇÃO DA FÉ

 


Eu creio, Senhor; em Ti
que és a Verdade Suprema.
Creio em tudo o que me tens revelado.
Creio em todas as verdades
que crê e espera minha Santa Mãe
a Igreja Católica e Apostólica.
Fé na que nasci por tua graça,
fé na que quero viver e lutar
fé na que quero morrer.


Artículo cortesia de www.EducarEsAmar.mx.gs

http://es.catholic.net

Recolha, transcrição e tradução de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...