Em 31 de Outubro de 1859, há cento e cinquenta anos atrás, foi fundada em Portugal a 1ª Conferência Vicentina em Lisboa, sob o nome de S. Luís.
Como tal no decorrer deste ano têm-se efectuado em diversas cidades do país várias comemorações sobre esta data.
Por isso no passado sábado, dia 3 na Casa Diocesana de Vilar os Conselhos Centrais (Feminino e Masculino) do Porto teve lugar mais uma celebração desta data que teve o seu início pouco depois das 15 horas, onde estiveram presentes centenas de Vicentinos representando praticamente todas as Conferências existentes no Norte de Portugal e algumas de outros locais.
A apresentação foi feita por Manuel Carvas Guedes do Conselho Central Masculino, director da Escalada - boletim do Conselho e Presidente da casa Ozanam. Na Mesa estiveram várias individualidades, desde o senhor Bispo do Porto D. Manuel Clemente, Padre Carlos da Casa do Gaiato, Dr. Américo Mendes, da Universidade Católica, D. Arminda Marques, Presidente do Conselho Central Feminino, Raquel Silva do Conselho de Jovens Vicentinos, uma representante das Filhas da Caridade e o representante da Caritas - (não constam aqui seus nomes, por lapso meu, pois não os anotei devidamente).
Depois da palestra do Dr. Américo Mendes, que se debruçou sobre a encíclica "Caridade na Verdade" e com 2 perguntas feitas por pessoas da Assembleia a que ele próprio respondeu e houve um espaço musical com música e canto adequado para a ocasião, entre eles a Avé Maria de Schubert, que foi seguido de um intervalo de preparação para a Celebração Eucarística que foi concelebrada pelo Senhor Bispo do Porto acompanhado de seis padres e dois diáconos ali presentes.
A homília como não podia deixar de ser foi feita por D. Manuel Clemente e no fim da celebração foi feita a oferta simbólica de feixes de lenha pelos diversos Conselhos ali representados (um tronco por cada Conferência) em memória da primeira oferta que Frederico Ozanam que fez, a famílias que necessitavam de lenha para se aquecer e para fazer comida quente.
Em seguida foi apresentado um filme sobre a SSVP em Portugal com o texto idêntico ao que está publicado na "Escalada"- Edição Especial 150 anos em Portugal que acaba de ser distribuída no corrente mês de Outubro. Houve depois o encerramento da sessão solene onde vários oradores deram o seu testemunho sobre a efeméride que terminou cerca das 19 horas e 30 minutos.
Houve ainda um jantar de confraternização que decorreu até perto das 21 horas e no qual se saboreou um bolo de aniversário que foi partido pelos Presidentes dos Conselhos centrais Masculino e Feminino, Manuel Carvas Guedes e Arminda Marques, respectivamente.
Seguem-se algumas fotos do acontecimento.
150 anos da SSVP - 3-10-2009
Publicação neste blog em 05-10-2009
Este relato ou "reportagem" se assim, se lhe pode chamar, é da inteira responsabilidade (erros ou omissões...) de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.